Cibe assume concessão de água e esgoto da Região dos Lagos

A concessionária Prolagos, que atende os municípios de Cabo Frio, Búzios, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande e pelo abastecimento de água de Arraial do Cabo, tem agora um novo grupo de acionistas, formado por duas empresas 100% nacionais. Com experiência em saneamento nas cidades de Itu (SP) e Campo Grande (MS), o CIBE (Consórcio Infra-estrutura Bertin-Equipav) assumiu a administração da Prolagos, trazendo uma nova proposta de gestão e de relacionamento com a comunidade.

Desde agosto de 2007, o grupo CIBE vem trabalhando dentro da Prolagos, em gestão compartilhada com os antigos acionistas, para garantir melhorias no atendimento, nos serviços e no abastecimento de água para a população. Em cinco meses foram mobilizados mais de

R$ 12 milhões em obras de revitalização, ampliação e construção de adutoras, além de investimentos em equipamentos e sistemas de automação.

Para o ano de 2008, estão previstos R$ 18,5 milhões em investimentos em saneamento na Região dos Lagos, conta Felipe Ferraz, novo diretor executivo da Prolagos.

Criado em 2006 para se dedicar a negócios nas áreas de infra-estrutura, rodovias, saneamento e energia, o grupo CIBE – Consórcio Infra-Estrutura Bertin-Equipav – tem como acionistas os grupos Bertin e Equipav e ocupa atualmente o primeiro lugar em extensão de rodovias concedidas no país, com mais de 1.700 Km de estradas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás. Na área de saneamento, a CIBE é responsável hoje pelas concessionárias Prolagos, Águas Guariroba (MS) e Águas de Itu (SP).

Nova norma prevê redução da poluição causada por laptops e celulares

Genebra, 30 de janeiro /PRNewswire/

Uma nova Norma Internacional da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) ajudará os projetistas de equipamentos audiovisuais e de informática, como laptops, telefones celulares e TVs, a tomar melhores decisões sobre a eficiência energética e a redução do impacto ambiental no início do processo do projeto e desenvolvimento.

A norma IEC 62075 fará com que os projetistas considerem o ciclo de vida completo de um produto, dos materiais e energia utilizados na sua fabricação à sua eficiência quando ligados ou deixados no modo inativo, até a eliminação segura do produto no fim da sua vida.

Os projetistas são aconselhados a considerar a eficiência energética do produto, o uso de vários materiais, como diferentes tipos de plásticos, além da embalagem do produto. Para aumentar a eficiência energética, a norma ajudará a explicar os diferentes modos de operação e as importantes vantagens/desvantagens a serem consideradas.

A norma orienta sobre as regulamentações ambientais que estão

entrando em vigor e fornece links para numerosas agências ambientais governamentais em todo o mundo.

Comentando sobre a nova norma, o Secretário-geral e CEO da IEC, Ronnie Amit, disse: “A Norma da IEC ajudará os projetistas a levar em consideração todos os aspectos do ciclo de vida de um produto, do nascimento à morte. Se conseguirmos que os projetistas pensem

holisticamente no início de ciclo de vida do produto, isso será uma vitória para o consumidor, governos e indústria em igual medida”.

A IEC é uma organização não governamental e sem fins lucrativos,

constituída por 145 países que elabora normas internacionais para todas as tecnologias eletrônicas, elétricas e afins. As Normas da IEC cobrem uma grande variedade de tecnologias, incluindo a geração de energia, eletrodomésticos e equipamentos para escritórios, energia

solar e marinha e nanotecnologias.

Leave a Reply

Your email address will not be published.