Site orienta sobre produção de CO²

Conhecer a sua contribuição para o Clima é a proposta do Site da MObGas: http://mobgas.jrc.ec.europa.eu. Temas como as emissões de gases de efeito-estufa e as alterações climáticas podem parecer muito remotos, mas existem diferentes formas de ajudar a melhor compreender a contribuição de cada um para tais problemas. É exatamente neste contexto que um novo programa para celulares europeus – mobGAS© – entra em jogo.

O mobGAS© será a primeira aplicação para celular sobre alterações climáticas com ampla distribuição a nível Europeu. O mobGAS© tem como objetivo ajudar a estabelecer a ligação entre as várias atividades diárias e as emissões de gases com efeito-estufa (GEE) e quando possível sugerir mudanças para melhorar os desempenhos individuais.

Funciona como um tipo de diário do comportamento dos utilizadores através das emissões de GEE. O programa inclui diversos ícones que representam actividades ou electrodomésticos que são geralmente utilizados diariamente (mais de 60). Estas atividades ou eletrodomésticos podem ser configurados ao longo do dia refletindo as escolhas diárias dos utilizadores. Estas serão finalmente convertidas em emissões individuais de GEE as quais poderão ser comparadas com a média semanal do utilizador ou com a média nacional e/ou mundial. O programa inclui também uma animação que reflete a contribuição do utilizador para as metas de Quioto. Não se trata apenas de um processo de autorreflexão; são também fornecidas sugestões em como melhorar o comportamento.

Com este tipo de indicações espera-se que os utilizadores reflitam sobre o seu comportamento e sobre possíveis alterações, e em última análise exijam melhorias não só tecnológicas mas também no â,mbito de políticas relacionadas com o clima. Sendo um programa para celulares, permite ao utilizador ter um acesso fácil e rápido à aplicação e aos respectivos conteúdos a qualquer momento do dia. A importância das ações individuais para combater as alterações climáticas já foi reconhecida pela campanha da Comissão Europeia, “Você controla a mudança do clima” lançada em junho de 2006 pelo Presidente José Manuel Barroso e o Comissário do ambiente Stavros Dimas.

Veja como é fácil reduzir a produção de CO²

Um ônibus transporta o mesmo número de pessoas que 10 carros cheios, mas ocupa até 1/3 do espaço na estrada e emite metade do CO² por km/passageiro.

Mesmo não estando ligado ao telefone, o carregador continua a consumir energia. Desligue o carregador do celular quando não estiver utilizando-o!

Se reduzir a temperatura em apenas 1 °C, pode poupar até 5-10% de eletricidade e evitar até 300 kg de emissões de CO² por família/ano. Desligue o aquecimento.

Se o ar condicionado for regulado para 25 °C ou mais, pode poupar entre 10 e 20% nos custos de energia.

Se todos os europeus fervessem apenas a água necessária, a energia poupada poderia iluminar 1/3 das ruas da Europa. Ferva apenas a água suficiente para a sua bebida quente.

Se melhorar o funcionamento do sua geladeira instalando-a num local ventilado, poderá evitar até 150 kg de emissões de CO²/ano. Mude o lugar da geladeira e do freezer. Se instalados junto ao fogão ou aquecedor de água, terão de trabalhar mais para manter a temperatura baixa, consumindo mais energia. Por exemplo, se os instalar num local quente onde a temperatura ambiente ronda 30-35 ºC, o consumo de energia quase duplica, dando origem a mais 160 kg de emissões de CO²/ano no caso das gedladeiras e de 320 kg no caso dos freezers (DG Ambiente – CE, 2007).

O transporte aéreo de mercadorias entre diferentes locais do mundo produz cerca de 1700 vezes mais emissões de CO² do que o transporte rodoviário superior a 50 km. Consuma alimentos da época e produzidos localmente.

A produção de carne é uma intensa fonte de CO² e de metano, além de consumir muita água. Coma mais vegetais!

A instalação de redutores de fluxo no chuveiro e nas torneiras pode evitar cerca de 230 kg de CO² por pessoa/ano e reduzir as despesas de aquecimento em 10-16%. Os chuveiros representam cerca de 65% do consumo de água quente de uma casa. Tome banhos mais rápidos para reduzir o consumo! Um banho de chuveiro consome até 4 vezes menos energia do que um banho de imersão.

Abrir o portão da garagem diariamente é o mesmo que ver 1 hora de TV. Uma viagem de 15 segundos de elevador pode equivaler a ligar uma lâmpada incandescente durante 1 hora. Use as escadas em vez do elevador. É bom para o ambiente e para a saúde.

Reciclagem Guarulhos

O Internacional Shopping Guarulhos promove, de 17 a 31 de janeiro, a ação “Trilha da Reciclagem”, em parceria com a Tetra Pak e com patrocínio da PepsiCo. A Trilha tem como proposta conscientizar crianças de 4 a 12 anos sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente, de uma forma leve e divertida. Os pequenos percorrerão um trajeto dividido em quatro alas: Ala da Reciclagem, Ala dos Reciclados, Teste do Conhecimento e Ala Cidade Feliz.

A primeira Ala, da Reciclagem, é marcada pelo contraste entre a natureza preservada, onde existe coleta seletiva, e a agredida pela poluição. O cenário apresenta o planeta Terra levantando placas com mensagens como “recicle” e “reutilize” e a indicação de quais materiais devem ser descartados em cada lixeira. As lixeiras e os painéis seguem as mesmas cores, para facilitar o reconhecimento das informações. Nesta ala, as crianças assistem a um vídeo explicativo sobre o processo de reciclagem.

Em seguida, os pequenos conhecem a Ala dos Reciclados, na qual estarão expostos produtos que utilizaram como matéria-prima as embalagens longa vida recicladas. O cenário passa a exibir árvores e animais, felizes, pelo contato com o meio ambiente preservado.

As crianças conferem o que aprenderam no Teste do Conhecimento. Vários produtos passam por uma esteira e os participantes da brincadeira indicam se o produto é ou não reciclável apertando um botão. Depois, um vídeo mostra qual é o destino correto para cada tipo de lixo. Quem acertar, ganha uma caneta produzida com material reciclado; quem errar, pode tentar outra vez.

A Ala Cidade Feliz é a etapa final da Trilha. A ambientação mostra um cenário urbano onde o meio ambiente é preservado, a coleta seletiva se tornou um hábito e as pessoas descartam o lixo no lugar correto.

Leave a Reply

Your email address will not be published.