Lançada segunda edição do Prêmio ANA

A Agência Nacional de Águas (ANA) está lançando o II Prêmio ANA. Esta edição conta com um único tema: “Conservação e Uso Racional da Água”, abrindo espaço para iniciativas do Governo, empresas, organizações não-governamentais, organismos de bacia, imprensa e academia.

Realizado a cada dois anos, o concurso tem como intuito reconhecer o mérito de ações que contribuam para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos brasileiros, promovendo o combate à poluição e ao desperdício e contribuindo para garantir água de qualidade e em quantidade para as atuais e futuras gerações.

As inscrições são gratuitas e estão abertas e o prazo final é o dia 31 de maio de 2008.

Os vencedores, dentre os três finalistas de cada categoria, serão premiados com um troféu. Os outros finalistas receberão um certificado. A cerimônia de premiação está prevista para dezembro de 2008, em horário e local a serem definidos.

O II Prêmio ANA contempla seis categorias:

1) Governo: órgãos e entidades governamentais federais, estaduais e municipais, nas esferas executiva, legislativa e judiciária, assim como o Ministério Público e os Tribunais de Contas;

2) Empresas: empresas públicas e privadas, bem como sociedades de economia mista;

3) ONGs: organizações não-governamentais sem fins lucrativos (também chamadas de organizações da sociedade civil) com atuação na área de recursos hídricos e meio ambiente, associações de classe, sindicatos;

4) Organismos de bacia: comitês de bacia hidrográfica, comissões de açudes e barragens, consórcios intermunicipais com ações na área de recursos hídricos, associações de usuários e agências de bacia;

5) Imprensa: trabalhos de jornalistas de veículos de comunicação dos seguintes tipos: jornais, revistas, rádios, TV e sítios jornalísticos. Poderão ser apresentadas matérias especiais ou séries de reportagens veiculadas nos últimos três anos a contar da data da publicação do edital do Prêmio;

6) Academia: estudantes, instituições e profissionais ligados ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Serão avaliados os seguintes critérios: efetividade; impactos social, cultural e ambiental; potencial de difusão/replicabilidade; adesão e participação social e originalidade.

Mais informações podem ser obtidas no hotsite:

www.ana.gov.br/premio pelo telefone (61) 2109-5412 ou pelo e-mail: premioana@ana.gov.br.

Brasileiro assune presidência do PHI

Pela segunda vez desde a sua criação, em 1975, o Conselho do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da Unesco terá à sua frente um brasileiro: o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Benedito Braga.

Segundo ele, o tema da água e da gestão de recursos hídricos transcende o aspecto puramente científico: “A água é uma preocupação dos governantes e, por isso, tem natureza política”. “O PHI deve colocar a ciência à disposição da definição de políticas públicas que redundem em gestão eficiente e eficaz da água para melhorar a vida da população”, explica.

O presidente do programa da Unesco é responsável por coordenar as reuniões do Conselho Intergovernamental e do Bureau do Programa Hidrológico Internacional.

Criado logo após a Década Hidrológica Internacional da Unesco (1965-74), o PHI é um programa de cooperação científica voltado à pesquisa, à educação e à capacitação. A agenda do Programa para o período de 2008-2013 tem o seguinte tema: “Dependência dos recursos hídricos – sistemas sujeitos a pressões externas e respostas sociais”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.