
O papel dos meios de comunicação na disseminação dos conceitos corretos sobre gestão da água e a importância da participação das comunidades na conservação dos recursos hídricos serão um dos focos do Seminário sobre Gestão Integrada de Recursos Hídricos para Jornalistas e Assessores que a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Parceria Brasileira pela Água (GWP Brasil) promovem no próximo dia 06, em Brasília.
O tema central será Água, Comunicação e Sociedade e a solenidade de abertura será presidida pelo presidente da ANA, José Machado que fará a primeira palestra, intitulada Água e Desenvolvimento Sustentável. Ao destacar o papel dos meios de comunicação ele lembra que “colocar o tema da gestão integrada de recursos hídricos no topo da agenda nacional é, sem dúvida, o maior nó crítico a ser enfrentado no âmbito da Política Nacional de Recursos Hídricos”. E ressalta que a ausência de uma gestão robusta de recursos hídricos, com participação de todos os segmentos da sociedade, acarretará não só a insustentabilidade ambiental hídrica do crescimento econômico, piorando a qualidade de vida dos brasileiros, mas seguramente comprometerá também a própria longevidade do ciclo econômico, face ao agravamento previsível dos conflitos pelo uso da água em algumas atividades e regiões do país.
A programação inclui ainda os seguintes palestrantes:
Mesa-redonda 1:
A gestão das águas no Brasil – desafios e oportunidades – coordenador: Oscar Machado. Participantes: Adalberto Marcondes ( Agência Envolverde), Malu Ribeiro (SOS Mata Atlântica), José Pedro Martins (Jornalista).
Mesa-redonda 2
Imprensa e Recursos Hídricos – como pautar o noticiário. Coordenadora: Secom/PR. Participantes: Liana John (Revista Terra da Gente), Hiran Firmino (Editor do JB Ecológico), Leonardo Menezes (Canal Futura).
Mesa-redonda 3
Imprensa regional e recursos hídricos – coordenador Laércio Portela ( Secom/PR). Participantes: Marcelo Batista (Comitê PCJ) Marilia Assunção ( Jornal o Popular – Goiás) Cecy Oliveira ( Revista Aguaonline).
Mesa-redonda 4
Cases – Comunicação e Política de Recursos Hídricos – coordenador: Gisela Faratini (GWP-ANA) Participantes: Adriana Castro (ANA), Priscila Pereira (Ascom/SRHU), Nelton Friedrich – (Itaipu), Gilmar Altamirano (Universidade da Água).
Vagas em universidades
Até o próximo dia 13 de dezembro estarão abertas as inscrições para o Concurso Público para Professor Assistente na Universidade Federal do Paraná – UFPR. As vagas disponíveis são: duas para o Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal (uma para Engenharia Industrial Madeireira: Termodinâmica, Transferência de Calor e Massa, Máquinas Termo Fluídas e Elementos Orgânicos de Máquinas; e uma para Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais: Gestão do Abastecimento Florestal) e uma vaga para o Departamento de Ciências Florestais (Silvicultura). Mais informações podem ser obtidas no site: www.prhae.ufpr.br.
UFSCar
A Secretaria Geral de Recursos Humanos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu edital para a seleção de um professor adjunto na área de genética, subárea de melhoramento florestal, para atuar no campus de Sorocaba, no interior de São Paulo.
Os interessados ao concurso público devem fazer inscrição até 10 de dezembro e a remuneração será de R$ 5.549,41. O candidato selecionado atuará em áreas como genética geral, melhoramento florestal, bioestatística, experimentação e disciplinas correlatas.
Os candidatos devem ter título de doutor em genética, melhoramento vegetal ou ciências florestais, graduação em engenharia florestal ou áreas afins e ser brasileiro nato ou naturalizado. Se estrangeiro, é necessário ser portador de visto permanente.
O regime de trabalho será de dedicação exclusiva, com obrigação de cumprimento de 40 horas semanais, em dois turnos de trabalho, diurno ou noturno. Mais informações: www2.ufscar.br.
Leave a Reply