
Entrou em vigor no dia 1º de dezembro a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Essa carteira, que valerá até 30 de novembro de 2008, reúne ativos de 32 empresas de 13 setores diferentes, totalizando R$ 927 bilhões em valor de mercado. O anúncio foi feito dia 27 pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), responsável pelo índice.
As empresas que fazem parte do portfólio do ISE apresentam alto grau de comprometimento com sustentabilidade e responsabilidade social. Para formar a carteira da terceira edição do ISE, a Bovespa encaminhou um questionário para as 137 companhias emissoras das 150 ações mais líquidas da Bolsa. Sessenta e duas empresas responderam e dentre elas, 32 foram selecionadas. O questionário foi desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
O ISE avalia elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros. São empregados quatro critérios: políticas (indicadores de comprometimento); gestão (planos, programas, metas e monitoramento); desempenho (indicadores de performance), e cumprimento legal (cumprimento de normas nas áreas ambiental, trabalhista, de concorrência e em relação ao consumidor).
Características do ISE
Ser replicável.
Estimular boas práticas por parte das demais empresas.
Conselho escolhe as empresas com melhor classificação considerando:
Relacionamento com empregados e fornecedores;
Relacionamento com a comunidade;
Governança corporativa;
Impacto ambiental de sua atividade.
A revisão da carteira é anual.
Exemplo de pontos analisados:
A Companhia possui uma política corporativa ambiental?
A Companhia possui planos e programas estruturados para o gerenciamento de seu desempenho ambiental?
Há registro de inquérito ambiental (civil ou criminal), nos últimos três anos, que tenha a companhia ou seus dirigentes como investigados?
A instituição adota critérios de desempenho ambiental e cumprimento da legislação ambiental na seleção ou desenvolvimento de fornecedores de bens e serviços?
A instituição avalia oportunidades sócioambientais como fonte para o desenvolvimento de novos produtos?
Ecomudança é fundo do Itaú focado no ambiental.
Foi lançado em setembro o Fundo Itaú Renda Fixa Ecomundança, um fundo de voltado a investidores interessados e preocupados em contribuir com a redução do aquecimento global.
O Ecomudança repassará 30% de sua taxa de administração a projetos que tenham como objetivo reduzir os efeitos das mudanças climáticas. O Fundo tem como diferencial permitir ao investidor estimar a quantidade de dióxido de carbono (CO²) que produz em função de seus hábitos de consumo. O sistema também calcula o montante a ser investido no Fundo de acordo com a suas emissões, a fim de neutralizá-las.

Célula de hidrogênio
A ExxonMobil selou um acordo com a Universidade Ben Gurion (UBG), de Beersheba (Israel), com a QuestAir Technologies do Canadá e com a Plug Power norte-americana, para superar o grande obstáculo ao uso da tecnologia de célula de hidrogênio como alternativa energética não-poluente: a logística de transporte e armazenagem. A parceria visa encontrar, em curto prazo, alternativas para reduzir o espaço necessário à obtenção de vapor de hidrogênio, de forma que o processo aconteça dentro do próprio veículo.
Leave a Reply