Cecy Oliveira – editora da Revista Aguaonline
Direto de Cartagena de las Índias (Colômbia).
Às vezes a natureza prega peças aos governantes como se quisesse se vingar dos maus tratos recebidos por séculos. Parece que acontgeceu isto aos governantes da Colômbia ou mais precisamente com os da encoantadora cidade de Cartagena de las Índias. Cidade reconhecida como patrimônio histórico da humanidade.
Justamente quando reunia a nata do tursimo internacional para o seu congresso mundial Cartagena teve chuvas fortes e mostrou a precariedade de sua infra-estrutura de saneamento. Ao chegarem ao aeroporto os visitantes foram brindados com ruas totalmente tomadas por uma água fétida denunciando que a não basta a beleza natural. É preciso que a presença do homem valorize estes atributos.
Certamente que as autoridades turísticas mundiais já perceberam que a infra-estrutura de saneamento é fundamental para que um destino se firme internacionalmente. Tanto é que no Congresso foi ressaltado o aspecto ambiental como um componente-chave, como comentou a diretora executiva do Conselho de Turismo de Zambia, Josephine Sampa Mehl, ouvida pela Aguaonline..
Embora contando com belezas naturais e históricas a cidade precisa melhorar muito sua infra-estrutura sanitária. No trajeto para um dos principais atrativos, o Morro da Popa, é deprimente ver a quantidade de casebres equilibrando-se precariamente nas escarpas e vertendo seus esgotos em plena via por onde sobem as Chivas – veículos antiquissimos, abertos, como os dindinhos das praias do sul do Brasil – carregados de turistas.
As dezenas de vendedores ambulantes – uma praga que infesta a maioria das cidades turísticas latino-americanas – bem que poderiam se converter em guardiães ambientais e começarem por eles uma revolução para credenciar Cartagen de las Índias como umadestino internacional.
Limpeza X cortesia
Além da cortesia e hospitalidade, de saber receber bem o turista sem exploração, com cumprimento de horários e boa informação, os destinos turísticos têm que dar mais atenção ao aspectos ambiental.
Nenhum vistante gosta de chegar a um local para passear e descansar e ter que se irritar com maus serivços, sujeira e falta de cortesia.
É como se nós convidássemos alguém a vir a nossa casa e essa pessoa encontrasse a louça suja na pia, o lixo no meio da sala e os banheiros imundos.
Praias que mostram o esgoto correndo em direção ao mar certamente não são o sonho de consumo de ninguém. Não importa que fique em frente a um hotel cinco estrelas.
Leave a Reply