ABAS inova ao ampliar evento para a comunidade

Kimberly e Yasmine: ligadas na mobilização pela cascata.

Em uma iniciativa inédita a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) inovou em um evento normalmente técnico, ao planejar ações voltadas para a comunidade, No XV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, realizado na cidade de Gramado (RS), de 28 a 31 de outubro, foram promovidas duas sessões abertas à comunidade da região. Na primeira reunião participaram usuários de poços e empresários que utilizam a água subterrânea. A segunda palestra foi voltada aos professores e alunos de uma escola de Gramado.

Segundo os organizadores dessa proposta, entre eles o presidente da Comissão técnico-científica, Mario Wregue, a idéia é aproveitar eventos como este para ampliar as informações sobre mananciais subterrâneos, os cuidados na perfuração e uso de poços, as normas legais e a necessidade de uma gestão que contemple o uso racional e a preservação ambiental.

Conforme Claudio Pereira de Oliveira, secretário-executivo da ABAS, e palestrante que participou desta experiência, o conteúdo foi adaptado para uma linguagem facilitada de modo a desmitificar a questão da água subterrânea. “Em nossos eventos normalmente estamos voltados somente para a parte técnica e nos descuidamos de interagir com a comunidade”, disse em entrevista exclusiva à Aguaonline. Ele explicou que esta é uma forma de repartir o conhecimento e fazer com que as pessoas comuns se interessem pelas questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos.

A proposta teve muito boa receptividade e uma platéia atenta demonstrando que o tema da conservação e gestão não estão mais restritos a apresentações de power point, posters e debates técnicos. As pessoas querem saber como as coisas funcionam, de onde vem a água, porque processos passa e que perigos podem ameaçar sua boa qualidade. Abrir a torneira é hoje um ato menos mecânico e mais reflexivo.

Crianças em ação

Para a diretora, Julita Andreis, e os alunos da 7a. série da Escola Cenecista de Gramado a oportunidade de ouvir uma palestra sobre água subterrânea caiu como uma luva para ampliar os conhecimentos sobre o ciclo da água. A Escola está amplamente engajada em uma campanha para recuperação da qualidade ambiental do Arroio Piratini que forma a Cascata dos Narcisos, uma das atrações turísticas de Gramado.

A escolha do tema foi feita pelos próprios alunos que agora estão mobilizando a comunidade para a recuperação do local que será futuramente transformado em um parque. As alunas Kimberly (12 anos) e Yasmine (13 anos) explicam que uma das propostas é motivar as pessoas a fazerem a conexão de suas casas às redes coletoras de esgoto, uma das formas de recuperar a qualidade das águas do Arroio. Cada casa que completar a conexão receberá uma plaquinha dizendo: Eu estou ligado. E você? Também estão sendo confeccionados adesivos que serão oferecidos aos Amigos da Cascata dos Narcisos. Depois de realizar mutirões de limpeza com retirada de lixo os alunos vão trabalhar na identificação da fauna e flora do local.

A diretora conta que já tem o apoio da Prefeitura e da Unidade de Saneamento da Corsan local além de pais e moradores de Gramado, um dos principais pólos de atração turística do Rio Grande do Sul.

Livro conta história da ABES-RS

A seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) lança no próximo dia 05 de novembro, às 19h30min., na Feira do Livro de Porto Alegre a publicação – Em Defesa da Vida – os 40 anos da ABES-RS.

No lançamento haverá uma mesa-redonda com a participação de Samuel Barreto, coordenador do Programa Água para a Vida, da WWF-Brasil, José Aurélio Boranga, presidente nacional da ABES e Carlos Alberto Rosito, presidente eleito da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis). A mesa-redonda acontecerá na Sala dos Jacarandás, do Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre (RS).

Leave a Reply

Your email address will not be published.