
A possibilidade de uma mudança global na matriz energética com a expansão dos biocombustíveis está na base da proposta a que aderiram quatro universidades do Sul e Sudeste ao iniciar a implantação do curso de Engenharia Bioenergética.
O objetivo é oferecer a formação acadêmica necessária para profissionais aptos a executar tarefas ligadas a biocombustíveis (etanol, biodíesel, biogás e biomassa) e bioenergias (eólica, solar, do mar, geotérmica, células de hidrogênio e hidráulica) explica o professor Gustavo Isaia idealizador do Curso de Engenharia Bioenergética (CEB), que está em fase de implantação em quatro universidades brasileiras: a UNESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina – a UNIARA – Universidade de Araraquara – UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais e FUMEC – Fundação Mineira de Educação e Cultura.
Inédito no Brasil, o curso tem como diferencial a união de disciplinas de diversos cursos de graduação, como Agronomia, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. “Quando estudei a cadeia produtiva dos combustíveis bioenérgicos fiquei impressionado como as várias engenharias envolvidas no processo desconheciam as funções uma das outras o que implica em perdas. A partir daí passei me dedicar a “construção” de um curso que englobe os conhecimentos fundamentais para entender a produção dos biocombustíveis e que permita formar profissionais mais completos para um setor estratégico da economia.”
A proposta é desenvolver o conhecimento da cadeia profissional de Engenharia de forma integrada, otimizando o processo de estudo e implantação de combustíveis alternativos. E com uma visão abrangente de diferentes áreas, focará na conscientização por ações sustentáveis.
Com duração de 10 semestres, o curso propõe uma formação técnica, que se divide em três módulos: básico, profissionalizante e de conclusão. E para também deve analisar questões políticas, tecnológicas, econômicas e sociais. O Curso de Engenharia Bioenergética prevê ainda a formação de profissionais capazes de se relacionar com equipes com diferentes perfis.
Um workshop para a América Latina
O Workshop ‘Bioenergia Ativa, uma ponte entre a América Latina e a Europa’ tem como objetivo promover novas oportunidades de negócio no mercado da bioenergia.
O encontro empresarial porá em contato empresas da Argentina, Brasil, Chile, Equador, Guatemala, Honduras e México com companhias e marcas européias, com a finalidade de abrir novas vias de negócio no setor.
Para os empresários latinos o workshop e a Feira são a oportunidade para vender matérias-primas e para promover projetos de biogás, além de contatar com fornecedores de biodiesel, conhecer novas tecnologias européias, que no continente americano ainda não se aplicam, para a extração de óleo. Existe também a expectativa de que possam iniciar uma procura de novos sócios para a criação de um fundo de investimento com a finalidade de adquirir campos de cultivo em diferentes territórios do continente; conseguir a representação nos seus países de alguma marca européia e conhecer novos sistemas de combustão de desperdícios florestais.
Europa tem campanha e feira sobre energias alternativas
Sob o guarda-chuva da Campanha Européia da Energia Sustentável, várias instituições da Comunidade Européia vão promover a II Semana da Energia Sustentável (EUSEW) que terá lugar em Bruxelas, de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2008.
A EUSEW é o evento-referência para a energia sustentável na Europa. As atividades programadas cobrem os principais tópicos da área multi-setorial das chamadas energias sustentáveis naturais e ressaltam de um trabalho amplo e articulado de países e instituições em torno da busca de fontes de energia renováveis e eficiência energética, de uma política européia a ações locais, do planejamento à distribuição, das tecnologias aos mercados; da legislação à formação acadêmica, da área dos transportes à construção.
Atividades organizadas, que se vão celebrar de forma paralela à feira, são:
• II Congresso Internacional de Bioenergia
• Demonstrações de maquinaria
• Demonstrações florestais de aproveitamento de biomassa
• Workshop Bioenergia Ativa com a América Latina
• II Prêmio de inovação tecnológica
O objetivo da Expobioenergia, que reunirá uma ampla representação da tecnologia e serviços para a valorização energética da biomassa, é contribuir para a dinamização do mercado bioenergético.
Mais informações sobre a Expo:
www.expobioenergia.com.
Leave a Reply