A água como insumo básico da agricultura e como fonte de geração de energia são dois dos temas que estarão em debate no VI Diálogo Interamericano de Recursos Hídricos que se realizará de 12 a 17 de agosto, na Cidade da Guatemala (Guatemala), promoção da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH) com o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Centro de Estudos Ambientais da Flórida (CES), entre outros.
O evento, que será dos principais fóruns continentais sobre recursos hídricos, acontece em um momento em que se ampliam os debates sobre a crise de água no mundo. É bom lembrar que atualmente 31% da área de cereais do mundo são irrigadas e produzem 42% de toda a produção mundial de grãos.
Um recente informe elaborado pelo governo dos Estados Unidos (EUA) destaca 10 pontos do planeta onde a luta pelo controle das fontes de água doce pode originar conflitos locais em curto prazo. As zonas vizinhas à Cidade do México enfrentam sérios problemas devido à falta de fontes de abastecimento, principalmente porque os lagos que cobriam 4.000 km² nessa região secaram ou estão contaminados. Esta escassez de fontes leva a população a buscar água em lugares cada vez mais distantes, fazendo com que os custos do serviço de abastecimento sejam altíssimos.
Reuniões especiais
O D6 servirá também como o espaço de convergência para as reuniões especiais que as redes, organizações e comitês de projetos relacionados com o tema da água se encontrem. Exemplos de reuniões são o Diretório e Pontos Focais da RIRH, pontos focais do Programa Hidrológico Internacional-LAC da Unesco, Organização Meteorológica Mundial e outras organizações. É necessário que os interessados agendem o quanto antes seu compromisso para realizar seus respectivos fóruns, sendo a data-limite de 30 de abril de 2007, devido a restrições de espaço do local do evento e da logística necessária para coordenar com os demais componentes do D6.
WaterReach
A Iniciativa WaterReach objetiva ser um processo para articular seminários e intercambiar conhecimentos consistentes de “como fazer a comunicação” em vários países das Américas, para disseminar o conhecimento na gestão da água entre especialistas, jornalistas, comunicadores sociais e toda a sociedade em seu mais amplo espectro.
A idéia é desenvolver um grupo de massa crítica que se interrelacione e/ou se associe para alcançar maiores audiências, usando os meios de comunicação existentes para introduzir o conceito de gestão integrada do recurso hídrico como um elemento presente no dia-a-dia das comunidades.
Este projeto é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental (Ibeasa), com apoio da Rede de Comunicação Ambiental para a América Latina e Caribe (RedCalc).
Durante o D6 um grupo de jornalistas capacitados em temas de gestão das águas vai cobrir o evento e participar de painéis de debates sobre o tema da Comunicação.
Encontros agendados
Sob a coordenação da OEA, os Pontos Focais da Rede Interamericana de Recursos Hídricos se reunirão entre os dias 12 e 13 de agosto. Da mesma forma, o ministro do Meio Ambiente da Guatemala apresentou uma proposta para organizar um “Fórum de Políticas Públicas na Gestão Integrada de Recursos Hídricos”, que busca estabelecer uma estratégia para que o tema da gestão da água seja incluída nos orçamentos nacionais, e dessa forma “sensibilizar” setores de finanças e planejamento nos países para adjudicar recursos para ações específicas direcionadas o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, começando com o tema da água.
Está programada também uma reunião dos Comitês Nacionais do Programa Hidrológico Internacional para América Latina e Caribe, coordenada pela Unesco-PHI, durante o D6, consolidando uma tradição e compromisso desde o Diálogo3.
Dentro da Junta Interamericana de Agricultura (JIA) se realizará uma sessão sobre Água e Agricultura buscando uma visão hemisférica do setor agrícola. Esta visão será finalmente complementada no fórum de Agricultura organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), nos dois primeiros dias prévios ao Diálogo.
A CRRH e os escoteiros e bandeirantes da América Central realizarão um “jamboree” que reunirá 120 jovens do escotismo, que discutirão o papel da juventude na gestão da água. Os resultados de suas discussões serão levados às sessões de diálogo e serão considerados pelo Grupo de Síntese na elaboração das recomendações que emanarão do D6.
Temas
Os principais temas em debate no Diálogo6 são:
* Agricultura e segurança alimentar
* Assuntos de gênero e intergeneros e a água
* Conservação e restauração de ecossistemas aquáticos
* Bacias hidrográficas e aqüíferos transfronteriços
* Energia e processos produtivos
* Geração e intercâmbio de conhecimentos e lições aprendidas
* Governança e recursos hídricos
* Investimentos em projetos multipropósito
* A população e a água: Comunicação, conscientização e cultura da água.
* Meio ambiente e desenvolvimento
* Planos e estratégias nacionais para a gestão dos recursos hídricos
* Riscos e fenômenos extremos
* Saneamento, saúde humana e ambiental no desenvolvimento.
* Segurança hídrica.
* Sistemas de informação para a gestão da água
* Gestão da água em pequenos estados insulares
* Tecnologias apropriadas
* Valorização econômica e social da água
Leave a Reply