Os rios e lagos austríacos estão mostrando resultados de boa saúde e vitalidade à Comissão Européia. Em seu último boletim sobre qualidade da água a Comissão disse que 99,3% dos corpos d’água daquele país preenchem integralmente os critérios de balneabilidade, um aumento substancial em relação aos índices do ano passado.
Apenas duas zonas balneárias de um total de 268 testadas ainda são vistas como insatisfatórias. O monitoramento da qualidade da água nos mares, zonas costeiras, rios e lagos para proteção das zonas de recreação começou em 1970. No continente europeu 89% dos rios e lagos têm bons índices de balneabilidade enquanto 96% são considerados próprios para nadar. Como a Áustria não tem saída para o mar todos os seus balneários são de água doce.
A vizinha Alemanha alcançou índices de 98%. Outros países com 93% ou mais são a França, a Itália, a Grécia, a Espanha, a Suécia e a Dinamarca. Ainda há problemas nos demais países do Leste europeu mas a Comissão revelou que os números melhoraram sensivelmente em relação aos do ano passado.
Leave a Reply