Livro ensina como analisar riscos ambientais

Seja por culpa do aquecimento global ou como consequência da ação deletéria do homem sobre o meio ambiente o fato é que os riscos estão em toda a parte causando vítimas e perdas. Desde tsunamis ou terremostos até derramamentos de óleo os riscos ganharam um estudo aprofundado no livro Os Riscos – o homem como agressor e vítima do meio ambiente, escrito pela gécgrafa francesa Yvette Veyret e que está sendo comercializado no Brasil pela editora Contexto – www.editoracontexto.com.br, ao preço de R$ 49,00.

A autora é uma das maiores autoridades mundiais sobre riscos e dá aulas na Universidade de Paris. Defende que o risco não é um acontecimento catastrófico em si mas a percepção de uma potencialidade de crise o que exige gestão de modo a prevenir e minimizar suas consequëncias.

Com quatro capítulos a análise é bem abranagente iniciando com definições e vulnerabilidade e passando à representação, gestão e expressão e tipos de risco, no capítulo1.

O Capítulo 2 aprofunda a questão do risco nos países em desenvolvido, com temas como avaliação, prevenção e gestão de riscos naturais nas cidades da América Latina, o risco alimentar e o papel das instituiçoes internacionais ( o caso Bangladesh).

No capítulo 3 o tema é o risco nos países desenvolvidos com foco na Europa, França, Japão e Estados Unidos. Os riscos econômicos e sociais são estudados no capítulo 4, entrando inclusive as questões ligadas à violência, um estigma que afeta tanto os países ricos como os pobres. Como observa a autora, ao final “É da participação dos habitantes na construção da norma para se proteger do risco e evitar a catástrofe que depende sua eficácia real. Em suma, é a negociação que tornba possível o consenso em torna da norma e que permite entrar em um processo de aceitabilidade.

Orientação a investidores

Com o objetivo de auxiliar empreendedores interessados em apresentar planos de negócios para o Programa New Ventures Brasil, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) realizará uma série de quatro Workshops de Planos de Negócio para Empreendimentos Sustentáveis, nas cidades de Belém, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os eventos são gratuitos com prioridade a empreendedores cujos negócios estejam relacionados às seguintes áreas: agricultura sustentável e produtos orgânicos, produtos florestais certificados, piscicultura sustentável, ecoturismo, energias renováveis, produção limpa e outros temas relacionados ao uso racional de recursos naturais, eficiência energética e reciclagem.

Workshop 1: Belém (PA) – : 21/06 (9h às 17h30min.) – Local: Sede do Banco da Amazônia. Prazo final para inscrições: 18/06, às 18h.

Workshop 2: Manaus (AM) – 25/06 – das 9h às 17h30min. – Local: Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Prazo final para inscrições: 20/06, às 18h.

Workshop 3: Rio de Janeiro (RJ) –

04/07 – das 9h às 17h30. Local: Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO)

– Prazo final para inscrições: 29/06, às 18h.

Workshop 4: São Paulo (SP) – a: 06/07 – das 9h às 17h30min – Local: FGV-EAESP – Prazo final para inscrições: 02/07, às 18h.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: info@new-ventures.org.br.

Sobre o New Ventures

Atuando na América Latina desde 1999, o Programa New Ventures apóia o empreendedorismo e aproxima investidores e empreendedores que buscam incorporar sustentabilidade aos seus modelos de negócio. O Programa, uma iniciativa do World Resources Institute (WRI), está presente no Brasil, México, China, Índia e Indonésia.

Leave a Reply

Your email address will not be published.