
Começa nesta semana um projeto cultural para os caminhoneiros que percorrem o Paraná: Rios por Onde Passo. Cerca de 100 mil caminhoneiros viajam pela extensa malha rodoviária do estado e atravessam diferentes ambientes naturais. O projeto concentra esforços no sentido de valorizar e divulgar o conhecimento que os caminhoneiros têm do território que percorrem e, ao mesmo tempo, alertar para a importância de conservação desses ambientes.
A divulgação desse olhar sobre a paisagem pode revelar para a toda a sociedade o conhecimento acumulado nos milhares de quilômetros rodados pelo Estado, ao longo de muitos anos. O projeto Rios por Onde Passo pretende mostrar esses olhares por meio de fotos, desenhos, pinturas, poesias, causos escritos ou gravados, músicas ou qualquer outra forma de registro da natureza dos lugares onde os caminhoneiros passam.
A proposta é construir uma exposição itinerante sobre os ecossistemas do Paraná, a partir da percepção dos caminhoneiros. A exposição será montada com base em uma pesquisa qualitativa realizada com esse público, para identificar o conhecimento geral sobre as características dos ambientes, com foco nos rios, complementada com o registro fotográfico dos principais rios e seus ambientes e informações técnico-científicas sobre aspectos relevantes da flora e da fauna local e dos serviços prestados pela natureza em cada região.
O mesmo material resultante da contribuição dos caminhoneiros e das informações sobre esses temas será utilizado para publicação de um livro para distribuição aos visitantes da exposição.
Os caminhoneiros poderão enviar informações pelo correio ou por meio eletrônico até o dia 15 de julho de 2007.
O projeto é uma iniciativa do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, financiado pela Volvo do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. O Mater Natura desenvolveu, entre 2002 e 2004, projeto semelhante na APA (Área de Proteção Ambiental) do Iraí, na Região Metropolitana de Curitiba, com o objetivo de alertar os caminhoneiros para a necessidade de proteção dos rios utilizados para o abastecimento público.
O Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com sede em Curitiba / PR. Desde a sua fundação, em 1983, atua na formulação e implementação de projetos e políticas públicas para o meio ambiente.
Projeto Rios por onde passo – Rua Lamenha Lins, 1080
Rebouças – CEP 80250-020 – Curitiba – Paraná – Brasil – Fone/Fax: (41) 3013-7185. E-mail: caminhoneiro@maternatura.org.br.
Iniciativa Water Reach prepara jornalistas

Está chegando ao fim a primeira etapa do projeto Iniciativa Water Reach que promove a capacitação de jornalistas e especialistas da área de recursos hídricos, através de um curso online.
Nesta primeira edição, que tem o apoio da Revista Aguaonline, os 45 participantes receberam – durante quatro semana – textos sobre Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH) e elaboraram materiais informativos sobre os temas abordados. Além disso trabalharam outros recursos como jogos interativos e enquetes onde devem testar seus conhecimentos sobre os assuntos estudados.
Alguns especialistas em Recursos Hídricos também participam como forma de melhorar a sua habilidade em se comunicar com a mídia. Uma equipe formada pela jornalista Cecy Oliveira, editora da Aguaonline, e pelos especialistas em Recursos Hídricos Maria do Carmo Zinato, Roberto Coimbra e Alberto Palombo analisou os trabalhos de cada semana e orientou os participantes quanto ao uso mais adequado de termos técnicos e abordagens de temas relacionados com a GIRH.
O objetivo desta primeira edição – cuja segunda etapa começa na próxima semana – é auxiliar os jornalistas a melhorar as cobertura sobre temas relacionado com a água e também incentivar os meios de comunicação a participar do VI Diálogo Interamericano sobre Recursos Hídricos que se realizará na Guatemala, de 12 a 17 de agosto.
Regulamento para inscrição
1. Poderão participar do projeto registros de ambientes naturais do Paraná em imagem e texto, na forma de: fotos; reprodução de desenhos, pinturas ou gravuras; crônicas; poesias; música, frases e causos escritos ou gravados.
2. Somente serão aceitos registros de paisagens naturais nativas, como as florestas, bosques, campos, pinheirais com parques, montanhas, rios e cachoeiras. Não serão aceitas imagens de plantações de qualquer espécie, nem de reflorestamento de pinus ou eucaliptos e nem de represas.
3. Os registros podem se referir ao presente ou ao passado, a paisagens que ainda existem ou que já desapareceram.
4. O local e a data de cada registro deverão estar identificados, acompanhados da ficha de inscrição.
5. As contribuições selecionadas pela equipe do projeto farão parte da exposição e do livro.
6. As contribuições selecionadas não serão remuneradas, mas serão divulgados por meio da exposição itinerante e publicação de livro.
7. Os autores dos materiais selecionados dão ao Mater Natura, autorização de uso do material, sem que isso implique qualquer tipo de remuneração.
8. Os autores das contribuições selecionadas serão informados por meio de correspondência enviada para o endereço colocado na ficha de inscrição.
9. Os registros enviados não serão devolvidos.
10. Serão aceitas contribuições enviadas pelo correio ou por meio eletrônico até o dia 15 de julho de 2007.
11. O simples envio dos materiais representa a concordância com este regulamento, bem como a autorização para a sua publicação, distribuição, reprodução, uso e divulgação do Projeto Rios por onde Passo, com o objetivo de difundir o conceito de educação/conscientização ambiental, sem que isso implique em qualquer tipo de remuneração para o(s) autor(es) do trabalho.
12. Da mesma forma, os autores dos materiais selecionados concordam em ceder, gratuitamente, seus direitos de imagem para materiais de divulgação, cujos objetivos explicitamente sejam os de promover a conscientização ambiental.
Leave a Reply