Câmara de Deputados busca apoio para mapear bacias hidrográficas

Foto: NASA

A Divisão de Ciências das Águas da Unesco, órgão da ONU, pode firmar parceria com o Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara de Deputados para desenvolver estudos relacionados ao meio ambiente. Durante visita ao escritório da Unesco em Paris, o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Narcio Rodrigues (PSDB-MG) entregou ao diretor o órgão, Adrás Szöllösi-Nagy, minuta de proposta formulada pelo Parlamento brasileiro.

Szöllösi-Nagy, considerado uma das maiores autoridades mundiais em hidrologia, recebeu o documento assinado pelo presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, propondo a participação da Unesco na implementação de duas ações básicas: o mapeamento completo das bacias hidrográficas do País e a definição de uma estratégia para implantação de um programa de educação ambiental no Brasil. Narcio Rodrigues saiu do encontro com o diretor da Divisão de Águas satisfeito com a acolhida do projeto e confiante na perspectiva do acordo proposto ser firmado brevemente.

O deputado se encontrou com o diplomata Luis Felipe Macedo Soares, embaixador do Brasil na Unesco, e com o vice-diretor daquele órgão das Nações Unidas, Marcio Barbosa. Narcio Rodrigues também esteve com representantes do Conselho Mundial de Águas e com o vice-presidente da GreenCross Internacional, Bertrand Charrier, buscando apoio para os projetos que visam a preservação do patrimônio hidrológico brasileiro.

Fonte: Agência Câmara.

Bacia do Tocantins debate desenvolvimento sustentável

Autoridades do governo federal e dos estados de Goiás, Tocantins e do Distrito Federal, usuários de recursos hídricos, técnicos, educadores ambientais e representantes de comunidades tradicionais e de ONGs vão debater nos dias 17 e 18 de maio, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, o desenvolvimento sustentável da principal bacia hidrográfica da região do Planalto Central, a Bacia do Alto Tocantins.

A Bacia Hidrográfica do Alto Tocantins abrange uma das maiores biodiversidades do País, espalhada por 87 municípios de Goiás e do Tocantins e o norte do Distrito Federal. A região abriga o corredor ecológico Paranã-Pirineus, os parques nacional da Chapada dos Veadeiros, estadual de Terra Ronca e do municipal Itiquira, a APA do Pouso Alto e da Lagoa Formosa, além de diversas RPPNs e outras Unidades de Conservação, todas inseridas na reserva da Biosfera do Cerrado.

Os múltiplos usos da água serão discutidos entre os vários setores usuários, o que inclui a discussão sobre os 20 projetos de usinas hidrelétricas já previstos para a bacia. A região é conhecida nacionalmente como a das terras dos quilombolas, como o Kalunga e dos índios Ava-Canoeiro, a região da Chapada dos Veadeiros e o reservatório da UHE de Serra da Mesa, maior em volume de água do Brasil.

O seminário abordará as ações dos planos Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), de Aceleração do Crescimento (PAC), Estratégico do Tocantins-Araguaia, de Revitalização do Tocantins-Araguaia, de Turismo da Região da Biosfera e Serra da Mesa, Ferrovia Norte Sul, GEF Cerrado, além da Avaliação Ambiental Integrada do Tocantins. Também serão debatidos o Comitê da Bacia do Alto Tocantins, e o Plano de Recursos Hídricos da Bacia.

Fonte: Agência Câmara.

Mensagem sobre água em embalagens

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA)do Senado aprovou, nesta terça-feira (15) projeto (PLS 176/05) do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que determina a veiculação de mensagens de advertência sobre a escassez de água em equipamentos e em embalagens de produtos de limpeza.

Com parecer favorável do relator, senador Leomar Quintanilha (PCdoB-TO), a proposta determina que os equipamentos de limpeza que utilizem água deverão conter, sempre que possível, mensagens de advertência sobre os riscos de escassez de água doce e de incentivo ao consumo moderado, inclusive em suas embalagens e propagandas.

O projeto diz que as advertências e mensagens deverão ser exibidas em dimensão e localização que permitam fácil identificação e leitura. Os anúncios dos produtos de limpeza também deverão divulgar as mensagens.

O Brasil concentra cerca de 12% de todas as reservas mundiais de água doce, sendo o primeiro país em disponibilidade hídrica de rios, mas o uso inadequado compromete esse recurso em várias regiões, afirmou Marcelo Crivella.

Durante a discussão do projeto, o senador Edison Lobão (DEM-MA) disse ter esperança de que a advertência em relação à necessidade de se economizar água tenha o mesmo resultado da campanha para economia de energia feita pelo governo para evitar o chamado “apagão”.

Fonte: Agência Senado

Leave a Reply

Your email address will not be published.