
A novaS/B acaba de anunciar o vencedor do Prêmio Leão Verde 2007. Com o anúncio “We want you”, o redator Thiago Rodrigo Bocatto e o diretor de arte Fernando Henrique Patucci venceram a premiação.
O Prêmio Leão Verde, cujo briefing era ‘convencer o presidente dos Estados Unidos a assinar o Protocolo de Quioto e a liderar uma luta contra o aquecimento global’, recebeu em um mês 410 anúncios. A repercussão surpreendeu a agência novaS/B, idealizadora do projeto. O site
www.leaoverde2007.com.br contabilizou 36.936 acessos e 8.243 unique visitors.
A proposta da agência foi, e continua sendo, discutir e debater o aquecimento da Terra, um assunto que tomou conta da mídia e ocupa lugar de destaque na agenda dos principais líderes mundiais. Por isso, a agência decidiu promover o prêmio e convidar publicitários de todo o Brasil a criar anúncios para mobilizar o governo norte-americano a aderir ao acordo internacional, que tem como meta reduzir a emissão de CO² na atmosfera, principal responsável pelo aquecimento global.
O concurso foi dividido em duas etapas. Na primeira fase, a premiação recebeu os 410 e o board da novaS/B selecionou os 20 melhores trabalhos. Nesta sexta-feira (11), a agência recebeu os jurados convidados (Mario Mantovani, da SOS Mata Atlântica; Fernão Mesquita, do Grupo O Estado de S.Paulo; Nizan Guanaes, da Africa; Ricardo Chester, da JWT, Alex Perscinoto, da SPG&A, Eduardo Petit, da MaxAmbiental) para definirem o vencedor.
Patucci e Bocatto ganham uma viagem para o Festival Internacional de Publicidade de Cannes, hospedagem e inscrição como delegado para acompanhar as palestras e eventos realizados na França, entre os dias 17 e 23 de junho, além de receber um troféu, um Leão Verde, que foi criado com material reciclado pelo renomado designer Sang Won Sung.
O movimento
O engajamento socioambiental faz parte da expertise da agência, a Comunicação de Interesse Público. Recentemente, a novaS/B neutralizou todas as emissões de gás carbônico de suas atividades e se tornou a primeira agência de publicidade Carbono Zero da América Latina. A MaxAmbiental, um dos clientes do seu portfólio, calculou o volume de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) emitido pela novaS/B, que conta com um quadro de 90 profissionais.
Para compensar as 7,2 toneladas de CO² emitidas ao longo de 2006, a agência plantou 385 árvores em Resende, interior do Rio de Janeiro, em reserva do projeto Floresta do Futuro, da ONG SOS Mata Atlântica. O plantio será auditado pela PriceWaterhouse ao longo dos próximos cinco anos, o que garante a idoneidade do projeto.
Para divulgar o Carbono Zero da novaS/B, a agência instalou um painel gigante de 320 metros quadrados na frente de sua sede, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva. A partir de agora, a novaS/B pode e vai usar o selo “Em Dia com O Planeta” em toda a sua comunicação, tornando pública sua atitude de não agressão ao meio ambiente e de compromisso com o futuro sustentável do planeta.
Campanha eletrônica
A Rede das Águas, projeto desenvolvido pela Fundação SOS Mata Atlântica, acaba de lançar campanhas de mobilização de internautas em defesa dos rios Ribeira de Iguape e Madeira.
As campanhas permitem que sejam enviados, por meio do portal da Rede, abaixo-assinados eletrônicos e cartas interativas às autoridades ambientais, como resultado da campanha contra a construção das Hidrelétricas.
Além de ajudarem a manter os dois rios livres de barragens, os internautas ainda poderão relembrar, via vídeo do You Tube, a uma afirmação do presidente da República declarando-se contrário à construção da barragem de Tijuco Alto, projetada para o Alto Ribeira.
Os interessados em participar das mobilizações contra as construções das barragens hidrelétricas devem fazer o cadastro pelo site www.rededasaguas.org.br e inserir o comentário desejado.

Leave a Reply