
ATLANTA, GA – O Serviço de Proteção aos Peixes e à Vida Selvagem (U.S. Fish & Wildlife Service – USFWS) dos Estados Unidos e a Associação Americana dos Profissionais de Farmácia juntaram forças para ajudar a proteger as comunidades aquáticas da disposição inapropriada de medicamentos. Representantes das duas organizações assinaram um acordo para buscar formas de cooperação e alertas aos consumidores para os perigos da disposição inapropriada de medicamentos em desuso ou com prazo de validade vencido que vão parar nos mananciais hídricos. Como parte dos esforços ficou acertada uma campanha de esclarecimento sobre o risco do impacto na saúde e no meio ambiente do descarte destes produtos no lixo ou nos esgotos.
Os remédios despejados no vaso sanitário ou no lixo vão inevitavelmente parar nos rios e estão presentes na água que é o meio que abriga os peixes e muitas outras espécies disse H. Dale Hall, Diretor do USFWS. “Nós estamos preocupados sobre as notícias de anormalidades causadas nos peixes pela disposição inadequada de medicamentos. Ele ressaltou estar entusiasmado com esta parceria que vai fortalecer o movimento de educação e esclarecimento da comunidade sobre as formas de manutenção da qualidade dos mananciais ao mesmo tempo que previne a exposição inadvertida de peixes e pessoas a esses medicamentos.
Essa iniciativa foi acertada na cidade de Atlanta, Georgia, em um dos maiores encontro anuais do profissionais de farmácia e serviços de saúde do país. “Os remédios desempenham um papel vital em nossa sociedade,” acrescentou o Dr. John A. Gans, vice-presidente Executivo e CEO da Associação dos Farmacêuticos. “Consumidores – e profissionais de Farmácia – deveriam se conscientizar sobre a importância de adotar essas medidas extras de proteção de nossas famílias e nossos recursos naturais, incluindo os mananciais, peixes e outros organismos aquáticos.”
As duas entidades alertam que três pequenas medidas podem fazer uma enorme diferença:
1. Não despejar medicamento fora de uso. A orientação anterior era para descartar esses remédios para prevenir abuso na sua utilização. No entanto já estão sendo relatados casos de danos ambientais e anomalias nos organismos aquáticos devido a estas substâncias se concentrarem nos mananciais. Agora a advertência é para seguir as instruções contidas nas bulas dos remédios.
2. Quando houver necessidade de descarte dissolver em água e areia ou outro material que possa absorver a medicação dissolvida enrolando adequadamente em embalagem selada, fora do alcance de crianças e animais domésticos. Remover e destruir toda a as receitas ou instruções de uso constantes das embalagens. Verificar com os serviços de limpeza urbana ou outras instituições se existe um serviço de coleta de medicamentos vencidos ou fora de uso.
3. Converse com seu farmacêutico. Como especialista em remédios ele pode orientar sobre a maneira adequada de dispor os medicamento fora de uso.
International Paper lança Guardiões no Pantanal

O segundo episódio da série Os Guardiões da Biosfera, de textos educativos produzidos pela international Paper, contempla agora o Pantanal.
O material, composto por um livreto e um DVD, traz informações sobre esta importante área úmida continental e uma série de brincadeiras que levam as crianças a entender melhor este ecossistema.
Uma delas sugere que as crianças realizem pesquisas sobre os bichos do Pantanal. Depois cada uma vai representar um deles, sem revelar aos colegas que bicho é ficando com um crachá escondido e onde está a figura do bicho. Os alunos deverão adivinhar qual é baseando-se na mímica feita pelo colega.
Sucesso em seu primeiro episódio, reservado à Mata Atlântica, o segundo capítulo da série é dedicado ao Pantanal, o desenho animado é realizado 100% por brasileiros e com tecnologia de ponta. Patrocinado pela IP, o projeto é desenvolvido pela Enjoy Arts e produzido pela Magma Cultural, com apoio do Governo Federal, por meio da Lei Rouanet.
Download
Além do download diretamente do site dos Guardiões os associados do Clube de Amigos da Aguaonline podem dispor da facilidade de download da Cartilha sobre o Pantanal diretamente do arquivo abaixo.
International Paper lança guardiões no Pantanal II
A partir da segunda quinzena de março, escolas públicas e privadas começam a receber o kit que contém um livreto didático de apoio ao professor (com instruções para organização de atividades em sala de aula), um folheto explicativo e o DVD que, além dos dois episódios (Mata Atlântica e Pantanal), traz as aventuras dos personagens e mais de oito brincadeiras do gênero “Você Sabia?”.
O projeto é direcionado às crianças de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, que poderão melhor entender as características da fauna e flora brasileira, conhecer os biomas e as principais reservas nacionais, além de aprender, desde pequenos, a importância de se preservar a natureza,.
Bem recebido por crianças e professores, o Concurso Cultural do Projeto “Os Guardiões da Biosfera” está de volta, após ter sido realizado pela primeira vez no segundo semestre de 2006. Na época, crianças de todo o País participaram de uma competição artística que teve como tema a Mata Atlântica. Devido à grande adesão (cerca de 55 mil alunos enviaram seus desenhos), a empresa está promovendo uma nova edição do concurso com o tema Pantanal que premiará o aluno, o professor e a escola com computadores.
Além dos estabelecimentos de ensino, bibliotecas públicas de todo o Brasil estarão recebendo cerca de 2.000l kits do capítulo Pantanal. Para ampliar ainda mais o acesso ao projeto os episódios estarão disponíveis para download no site www.guardioesdabiosfera.com.br
Leave a Reply