
“O supermercado que você frequenta compra carne da Amazônia?
O banco onde você tem conta-corrente financia pecuaristas desmatadores e madereiros ilegais?
Você tem conta no mesmo banco dos madeireiros ilegais, garimperio e pecuaristas desmatadores?
Você compra carne de uma fazenda que escraviza mão-de-obra?
Você faria negócios com garimpeiros que invandem reservas indígenas e jogam mercúrio nos rios?
Poucos fazem estas perguntas. Só que está na hora de fazê-las; do contrário fingiremos que está tudo em ordem.
A Cargill diz não ser responsável pelo desmatamento na região de Santarém (PA) pois não planta soja apenas compra soja vinda da região. Os supermercados vendem a maior parte da carne vinda da Amazônia e o Carrefour tem fazenda na região. As mineradoras vendem o minério para as gusarias campeãs de multas ambientasi.
Quem é responsável pelo quê?”
Este é um dos belos trechos do Livro de Ouro da Amazônia escrito por João Meirelles Filho e que está sendo comercializado pela Ediouru Editora (www.ediouro.com.br).
João Meirelles Filho é uma referência nos estudos da Amazônia. Há mais de 20 anos se dedica ao movimento ambientalista e ao terceiro setor. Desde 1998 dirige o Instituto Peabiru, com sede em Belém (PA), dedicado à sustentabilidade de ONGs e empresas na Amazônia.
Organizado em 10 capítulos é um amplo painel que descreve a história da Amazônia nos últimos 500 anos e ainda oferece glossário de espécies vegatais e animais.
Serviço:
Introdução – Thiago de Mello
442 páginas
R$ 69,90
www.ediouro.com.br.
Difusão Tecnológica em Recursos Hídricos
A Estação Ciência está co-promovendo o curso de atualização Difusão Tecnológica em Recursos Hídricos, que é voltado para professores da rede pública e tem como responsável o prof. Dr. Paulo Augusto Romera e Silva, coordenador do “Projeto Água e Educação” do Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos da USP.
O curso tem módulos semanais durante os quais será desenvolvida uma série de conceitos relacionados à gestão de recursos hídricos, com a meta de promover a formação co ntinuada de professores e a elaboração de projetos em escolas para conscientizar alunos e comunidade escolar, além de envolver o público em ações de preservação dos recursos hídricos.
Os interessados podem solicitar o projeto completo do curso e a ficha de inscrição pelo e-mail romera948@hotmail.com, que também deve ser utilizado para o envio das fichas preenchidas ou para eventuais dúvidas. O curso acontece de 28 de abril a 29 de setembro e as inscrições vão até o dia 10 de abril.
Elevatórias
O site tratamento de água promove curso de Dimensionamento de Elevatórias –
Procedimentos e Projetos de Estações Elevatórias de Água e de Esgotos, nos dias 13 e 14 de abril de 2007 tendo como instrutor Carlos Augusto de Carvalho Magalhães
Entre os temas a serem abordados estão:
Conjuntos Moto-Bombas (CMBs)
Curva características de uma bomba
Recomendações na seleção de uma bomba
Ponto de funcionamento da bomba
Bombas em Série e em Paralelo
Potência instalada do motor
Cavitação
Poços de sucção
Local: ABES- SP- São Paulo – SP – carga horária: 16 horas. 10% de desconto para os associados do Clube de Amigos da Aguaonline (informações: clique aqui).
Informações e inscrições: cursos@tratamentodeagua.com.br.
Leave a Reply