
Convença o presidente dos Estados Unidos a assinar o Protocolo de Quioto e a liderar uma luta contra o aquecimento global”. Este é o briefing de um concurso que acaba de ser lançado pela novaS/B, cuja proposta é “mudar a cabeça” do presidente dos EUA em relação ao aquecimento do planeta. Embora emita cerca de 36% dos gases venenosos que criam o efeito estufa, o governo norte-americano diz que as regras de redução determinadas por Quioto prejudicam, de forma ostensiva, a economia daquele país.
O Prêmio Leão Verde 2007 tem como meta discutir, debater o aquecimento da Terra, um assunto que tomou conta da mídia e ocupa lugar de destaque na agenda dos principais líderes mundiais. Por isso, a agência decidiu convidar publicitários de todo o Brasil a criar anúncios para mobilizar o governo norte-americano a aderir ao acordo internacional, que tem como meta reduzir a emissão de CO² na atmosfera, principal responsável pelo aquecimento global.
O concurso será dividido em duas etapas. Na primeira fase, os anúncios deverão ser enviados ao site www.leaoverde2007.com.br. Os participantes poderão inscrever seus anúncios entre os dias 2 de abril e 2 maio. Na segunda etapa, os 20 melhores trabalhos farão parte de uma short list e apenas um será o vencedor.
O julgamento será feito de forma totalmente transparente. Nenhum jurado terá acesso aos nomes dos participantes, a identificação será feita através de uma senha pessoal, que será enviada para o e-mail dos concorrentes. Participam do corpo de jurados da primeira fase, Eduardo Petit, diretor de marketing da MaxAmbiental; Valmir Leite, VP de criação da novaS/B; Antonio Batista, diretor de criação da novaS/B Brasília; Sergio Barros, diretor de arte da novaS/B; Ubiratan Muarrek, diretor da novaDigital, Júlio Vieira, VP de mídia da novaS/B; e Alessandro Bottini, diretor de planejamento da novaS/B. Para avaliar os 20 melhores trabalhos e escolher o vencedor, o júri ganha o reforço de Mario Mantovani, presidente da SOS Mata Atlântica; Fernão Mesquita, conselheiro do Grupo O Estado de S.Paulo; Nizan Guanaes, presidente da Africa; e Ricardo Chester, CCO da JWT e jurado oficial do Brasil na categoria Print, do Festival de Cannes 2007.
A dupla vencedora será anunciada em uma festa, em maio. Como prêmio, ela ganham uma viagem para o Festival Internacional de Publicidade de Cannes, hospedagem e inscrição como delegado para acompanhar as palestras e eventos realizados na França, entre os dias 17 e 23 de junho, além de receber um troféu, um Leão Verde, que foi criado com material reciclado pelo renomado designer Sang Won Sung.
O movimento
O engajamento sócio-ambiental faz parte da expertise da agência, a Comunicação de Interesse Público. Recentemente, a novaS/B neutralizou todas as emissões de gás carbônico de suas atividades e se tornou a primeira agência de publicidade Carbono Zero da América Latina.
A MaxAmbiental, um dos clientes do seu portfólio, calculou o volume de emissão de Gases de Efeito-Estufa (GEE) emitido pela novaS/B, que conta com um quadro de 90 profissionais. Para compensar as 7,2 toneladas de CO² emitidas ao longo de 2006, a agência plantou 385 árvores em Resende, interior do Rio de Janeiro, em reserva do projeto Floresta do Futuro, da ONG SOS Mata Atlântica. O plantio será auditado pela PriceWaterhouse ao longo dos próximos cinco anos, o que garante a idoneidade do projeto.
Para divulgar o Carbono Zero da novaS/B, a agência instalou um painel gigante de 320 metros quadrados na frente de sua sede, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva. A partir de agora, a novaS/B pode e vai usar o selo “Em Dia com O Planeta” em toda a sua comunicação, tornando pública sua atitude de não agressão ao meio ambiente e de compromisso com o futuro sustentável do planeta.
Detalhes
O hot site – www.leaoverde2007.com.br foi criado pela equipe da novaS/B especialmente para promover o concurso. Nele, além de todo o regulamento, prazos e formatos, os criativos poderão encontrar informações sobre o aquecimento global e o Protocolo de Quioto. A estratégia de divulgação estará mais centrada na web. Banners estarão nos principais portais da Internet brasileira e nos sites especializados.
Leave a Reply