
A Escola de Engenharia Mauá e a Escola de Engenharia de São Carlos da USP acabam de firmar um convênio que visa ao desenvolvimento de sistemas combinados de tratamento de águas residuárias. O projeto tem apoio financeiro da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e prevê a remoção de poluentes e a recuperação de energia e de produtos dos ciclos do carbono, nitrogênio e enxofre.
Coordenada localmente pelos professores José Alberto Domingues Rodrigues, da Mauá, e Marcelo Zaiat, da USP, com a coordenação geral do professor Eugenio Foresti, da USP, a pesquisa é focada no avanço do entendimento a respeito de reatores biológicos anaeróbios e de sistemas combinados anaeróbios / aeróbios.
O estudo baseia-se nos ciclos biogeoquímicos envolvidos nos processos, com vistas à recuperação de matéria e de energia contidas em águas residuárias. Além da recuperação de compostos como carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre, pretende-se criar mecanismos que permitam a produção e recuperação de hidrogênio para alimentar células combustíveis ou sustentar processos redutivos de interesse para o controle da poluição ambiental.
Ambas as instituições já têm grupos dedicados a esse tipo de pesquisa, valorizando a formação de pessoal especializado (pós-graduação lato sensu e stricto sensu) e a geração de material de divulgação científica para revistas e congressos nacionais e internacionais. De acordo com o estabelecido no convênio, cujo prazo é de cinco anos, a pesquisa é desenvolvida no Laboratório de Engenharia Bioquímica da Mauá e no Laboratório de Processos Biológicos do Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP.
Semana da Água em São Caetano do Sul
O Departamento de Água e Esgoto de São Caetano do Sul (SP) instituiu em 2001 a “Semana da Água”, direcionada à conscientização institucional sobre a escassez e o uso racional da água, e ainda, visando promover mudanças de hábitos na comunidade, não através da imposição de penalidades, mas sim a incorporando ao cotidiano através da educação e da conscientização. Mudanças só se realizam:
1) Quando as campanhas se tornam contínuas, nas quais as informações são posicionadas de forma clara, objetiva e as ações são incessantes para que motivem a continuidade dos novos hábitos de comportamento perante a importância da água.
2) Visam sobretudo mudanças de atitudes
Diante disso a parceria entre escola e Autarquia é fundamental para sensibilizar desde cedo as crianças a alterarem os seus padrões comportamentais com relação ao uso racional da água. Uma sociedade só poderá ser transformada através da escola, em especial das crianças.
Participarão do evento alunos de escolas municipais, estaduais, e particulares, escolas especiais (Anne Sullivan e APAE/SCSul) e grupos de terceira idade do município de São Caetano do Sul.
O Evento é composto por três atividades que acontecerão simultaneamente:
1. Visitação a Estação de Tratamento de Esgoto do ABC – ETE/ABC. Local – Av. Almirante Delamare, • Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE/ABC), da Sabesp, é apresentado o processo de separação e eliminação dos componentes poluidores da água.
2. Workshop realizado no Ecológico ‘Jânio da Silva Quadros’ Local – Rua da Paz, 10 . • Os alunos realizarão uma visitação a Escola de Ecologia onde assistirão a peça de teatro, vídeo educativo e terão a oportunidade de participar de diversas atividades recreativas e de conscientização sobre o uso racional da água.
3. Peça de Teatro – “Salvando a Água Salvamos a Terra”.
Saúde Tietê
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, em 22 de março, a ONG ambientalista Terraguar (www.terraguar.org.br) fará o lançamento da 3ª etapa da Campanha “Saúde, Tietê!”. A iniciativa tem o intuito de garantir que a voz da comunidade seja ouvida e obter do poder público uma ação efetiva contra os efeitos da poluição na saúde das pessoas.
Para chamar atenção para esse problema de saúde pública, a entidade e seus parceiros visam mobilizar principalmente pessoas que moram ou trabalham no entorno dos rios Pinheiros e Tietê, por meio de um abaixo-assinado que será enviado às autoridades estaduais e municipais, solicitará ações urgentes dos órgãos competentes do governo, tais como: a realização e divulgação geral de um estudo sobre a interferência da inalação de gás sulfídrico e outros patógenos na saúde da população residente no entorno destes rios; e os investimentos necessários para o saneamento básico (descarte e tratamento de esgoto e lixo), tanto no trecho Barueri-Pirapora como no trecho que compreende a Capital.
Todo cidadão com idade a partir de 18 anos, portador de RG, pode contribuir com a assinatura do abaixo-assinado. O objetivo é conseguir 60 mil assinaturas até o mês de setembro, quando o material deve ser entregue ao Governo do Estado.
Locais:
SHOPPING TAMBORÉ – De 22 até 25 de março, voluntários estarão de plantão no Shopping Tamboré, em Barueri, nas imediações do corredor de acesso ao Cinemark, coletando assinaturas.
BOULEVARD CENTRAL DE BARUERI – Ainda no dia 22 de março, voluntários também estarão nas comemorações pelo Dia Mundial Água promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente de Barueri, no Boulevard central do município (entre as Av Henriqueta Mendes Guerra e Av. 26 de Março).
Após este período, o abaixo-assinado será levado para outros espaços dos municípios de São Paulo, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, municípios que sofrem diretamente com as conseqüências da poluição dos rios Pinheiros e Tietê.
Simpósio de Recursos Hídricos
Encerra em 30 de março o prazo para inscrição de trabalhos ao I Simpósio de Recursos Hídricos do Norte e Centro-Oeste, que acontecerá de 24 a 27 de junho, em Cuiabá (MT).
O tema central é “A Busca pelo Uso Sustentável dos Recursos Hídricos das Regiões Norte e Centro-Oeste”. Os subtemas são:
* Recuperação e preservação de bacias hidrográficas
* Hidrologia Aplicada
* Saneamento ambiental
* Utilização racional e reúso de águas
* A água na agropecuária
* Águas subterrâneas
* Gestão e políticas públicas de recursos hídricos
* Climatologia e impactos das mudanças climáticas
* Erosão, assoreamento e transporte de sedimentos
* Hidráulica fluvial e transporte de sedimentos
* Sistemas de informações geográficas e geoprocessamento
* Transporte hidroviário
* Uso da água para fins de geração de energia elétrica
* Irrigação e drenagem
* Educação Ambiental
* Exploração e potencial dos recursos hidromineral e termal.
Os trabalhos completos deverão ser enviados eletronicamente, segundo as novas regras de envio de trabalhos até o dia 30 de março de 2007.
Até 30 de abril os autores serão informados sobre o resultado da análise.
Um dos autores gozará de desconto em sua inscrição, devendo obrigatoriamente efetuá-la até a data de 30 de maio de 2007 para que seu trabalho seja validado para apresentação e publicação nos anais do evento.
Cada inscrição valida a publicação e apresentação de até 3 trabalhos técnicos. Mais informações: www.acquacon.com.br.
Leave a Reply