
Reserva do Cinurão Verde (SP) – exemplo de renaturalização.
A renaturalização de bacias hidrográficas com um processo de recuperação e preservação de mananciais será o tema do curso que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo, promove, entre os dias 5 e 15 de fevereiro, com o títutlo de “Renaturalização de Bacias Hidrográficas Urbanas – Conceitos, Diretrizes, Estudos de Caso e Aplicabilidade a Cidades do Estado de São Paulo”. Inédito no Brasil, o curso tem como objetivo introduzir o conceito de renaturalização de bacias urbanas, uma das áreas da engenharia ambiental que mais avança no começo do Século XXI.
No Brasil, e com mais ênfase no Estado de São Paulo, constatam-se várias iniciativas que guardam uma estreita relação com o conceito de renaturalização. Destacam-se o Programa de Microbacias Rurais, implementado pela CATI da Secretaria de Estado da Agricultura, o projeto POMAR, às margens do canal do rio Pinheiros, o projeto da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e diversos projetos localizados em bacias hidrográficas municipais.
O curso tem como objetivo divulgar, discutir e capacitar profissionais e gestores públicos de áreas de Engenharia Civil, Ambiental, Florestal, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Geografia, Biologia, e demais setores afins à temática de renaturalização de bacias hidrográficas. Durante o curso será abordado o planejamento e a gestão de projetos de rios urbanos recuperados ambientalmente. Paralelamente, são enfocadas as alternativas viáveis de renaturalização para rios, várzeas e áreas de drenagem.
Programa
Entre os temas a serem abordados estão: O ciclo das águas. As bacias hidrográficas. As cidades. Os rios. Quadro de categorias para abordar a recuperação ambiental de bacias e rios. Conceitos de recuperação, restauração, reabilitação e renaturalização.Os custos tangíveis e intangíveis do processo de renaturalização. Propostas estruturais e não-estruturais. Valoração dos serviços ambientais com e sem renaturalizacão. Metas viáveis sob cenários do município para 2010, 2020, 2030 e 2050. A decisão de implementá-lo. Os casos no Exterior. Exemplos de projetos. Experiências e lições obtidas.
Serviço:
Data: de 05 a 15 de fevereiro – Horário:18h às 21 horas
Inscrição: R$ 400,00 para sócio e R$ 500,00, não sócios.
Carga horária: 21 horas – aula e um seminário de quatro horas.
Local: ABES/SP – Endereço: Rua Costa Carvalho, 234 – Pinheiros – São Paulo. Inscrições e informações: (11) 3813-9626 – abessp@uol.com.br.
Exemplos
Em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a Transmissão Paulista participa da recuperação ambiental e paisagística do canal do Rio Pinheiros, no município de São Paulo.
Integrando o “Projeto São Paulo Pomar – Mais Verde Mais Vida” desde 2000, a Companhia é responsável pelo plantio e pela manutenção dos canteiros situados entre a Estação Elevatória Traição e a Estação Berrini da CPTM.
Fonte:www.cteep.com.br.
Leave a Reply