
Três jovens atletas estão atravessando o Deserto do Saara como parte do projeto “Atravessando o Saara” (Running the Saara), que conta com o apoio das Nações Unidas e que tem como objetivo sensibilizar a comunidade internacional sobre a emergente crise mundial da água e sobre os desafios que os países em desenvolvimento enfrentam.
Os atletas correm cada dia o equivalente a duas maratonas em uma das condições mais duras do planeta. Para os atletas, a água é uma necessidade diária; para as populações do Saara e para todas as pessoas que vivem nos países desenvolvimento, a água é uma preocupação de vida.
Em 13 de janeiro, Charlie Engle, dos Estados Unidos, Ray Zahab, do Canadá e Kevin Lin, de Taiwán, cruzaram a fronteira entre Níger e Líbia completando 3.800 quilômetros dos 6.437 quilômetros da longa viagem que os levará do Senegal, na costa do Oceano Atlântico, ao Cairo, no Egito. Através de um site – http://www.nationalgeographic.com/runningthesahara – se pode seguir a progressão desta corrida e encontrar informação sobre as populações e os projetos que os atletas visitam em seu percurso.
Os internautas também têm a possibilidade de dar seu apoio a projetos relacionados com a água graças à organização caritativa H2O África, que participa neste projeto e que converte os quilômetros em ajuda. Paralelamente, LivePlanet e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) participam na preparação de um documentário sobre esta travessia.
Leave a Reply