Nissan anuncia programa para o meio ambiente

A Nissan Motor Co. Ltd. (Japão) anunciou no último dia 11/12 o seu novo plano de ação voltado para o meio ambiente, o Nissan Green Program 2010 (NGP 2010). O programa prevê a introdução de tecnologias e desenvolvimento de produtos, que favorecem a redução da emissão de CO² e de outros gases, além da aceleração no processo de reciclagem de materiais.

O compromisso da marca com a redução de emissões é tão forte que o indicador “redução de CO²” foi incluído nos índices de performance interna. Agora, além de qualidade, custos e tempo, também serão levados em conta os esforços para a redução das emissões de gases para o meio ambiente. “A partir deste ano fiscal, com a inclusão do indicador redução na emissão de CO² nos nossos índices de performance, colocamos definitivamente o fator ambiental no core business da Nissan”, afirmou Carlos Tavares, vice-presidente Executivo, de Planejamento de Produto e Estratégia Corporativa da Nissan.

O Brasil está incluído no contexto do Nissan Green Program 2010. A matriz da montadora japonesa informou que dentre as suas ações para o contínuo desenvolvimento da tecnologia bi-combustível está o lançamento no mercado brasileiro de produtos aptos a rodar com gasolina e/ou álcool.

Principais pontos do Nissan Green Program 2010

1- Redução na emissão de CO²;

Desenvolvimento de produtos bi-combustível;

– Atingir, até 2007, a marca de um milhão de veículos comercializados com

câmbio CVT, equipamento que reduz em 10% a emissão de CO² quando comparado

com as emissões dos câmbios tradicionais;

– Lançamento do “three-liter car”, veículo que será capaz de rodar 100

quilômetros com três litros de gasolina;

– Lançamento um veículo elétrico no mercado japonês no começo da próxima

década;

– Preparação de uma nova empresa focada no desenvolvimento, produção e

divulgação de baterias lítio-íon;

2- Redução de outras emissões;

– Global: reduzir a emissão de componentes orgânicos voláteis (VOC) a níveis

superiores aos indicados como ideais pelas autoridades locais;

3- Reciclagem

– Global: estar entre os mais altos níveis de reciclagem da indústria;

– Japão: atingir 100% de reciclagem de lixo em todas as fábricas.

Funcionários da Carbocloro fazem limpeza de rios

No dia 05 dezembro, funcionários da Carbocloro realizaram a Campanha de Limpeza dos Rios Casqueiro, Cascalho e Cubatão e retiraram meia tonelada de lixo das águas. A ação fez parte da 23ª Semana do Meio Ambiente da Carbocloro, que este ano teve como tema: “Água – um recurso escasso que deve ser preservado”.

Quatro equipes, identificadas pelas cores amarela, verde, azul e vermelho e compostas de dois funcionários cada, saíram de barco para realizar a coleta de lixo nos rios. Entre os mais de quinhentos quilos de lixo coletados, havia muita garrafa pet, pneus e caixas de leite longa vida.

A equipe verde, formada pelos estagiários Felipe Alvarez do Couto e Esaú Roberto Silva dos Santos, foi a vencedora da prova, retirando 181,5 quilos de lixo dos rios. Esaú acredita que ainda há muito o que fazer pela preservação dos rios, “se todos fizessem sua parte, haveria uma grande diferença”, afirma. Felipe vê a iniciativa da campanha como uma forma de conscientizar a comunidade a não jogar lixo nos rios e preservar o meio ambiente.

Bacias de dois ciclos ganham mercado

Com o objetivo de contribuir para o uso racional e consciente de água nas residências, a marca Roca oferece em todas as suas caixas acopladas mecanismos de dupla descarga, isto é, um botão que libera três litros de água e o outro que libera seis litros.

Este dispositivo possibilita sua utilização de acordo com a necessidade específica de cada uso, proporcionando uma economia de até 60% de água.

Todas as bacias com caixa acoplada da marca têm desenho e fabricação únicos, com instalação e regulagem simplificada e com um funcionamento silencioso, tanto na descarga quanto na alimentação. A marca Roca é pioneira na comercialização de bacias com este diferencial no País.

Além da expressiva economia de água, as vantagens das bacias com caixa acoplada são inúmeras, como a possibilidade de instalação de hidrômetros individuais em condomínios; garantia de economia, independente da pressão da água no local; possibilidade de instalação em qualquer ponto do banheiro; fácil manutenção; sistema silencioso; e menor custo na hora de instalar o produto.

Leave a Reply

Your email address will not be published.