Porto Alegre aprova projeto que incentiva uso de energia solar

O projeto que prevê o uso da energia solar para o aquecimento de água foi aprovado por unanimidade, pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre (RS) . A proposta surgiu de um encaminhamento do Seminário Cidades Solares promovido pelos Amigos da Terra, em parceria com o Instituto Vitae Civilis e Departamento de Aquecimento Solar da ABRAVA – Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento, em julho deste ano.

O projeto de autoria da vereadora Mônica Leal institui o Programa de Incentivos ao uso de Energia Solar nas Edificações. O objetivo é promover medidas necessárias ao fomento do uso e ao desenvolvimento tecnológico de sistemas de aproveitamento de energia solar térmica.

A substituição da energia elétrica utilizada para aquecimento de água – hoje responsável por 6% do consumo nas residências do país – por aquecimento solar gerou uma economia de mais de 380 mil MWh de energia elétrica somente em 2005, segundo dados do Departamento de Aquecimento Solar da ABRAVA.

De acordo com a coordenadora dos Amigos da Terra, Lúcia Ortiz, este projeto vai possibilitar a difusão e a popularização desta tecnologia, “vai reduzir o consumo de energia elétrica e, desta forma, a necessidade de novas obras de geração de energia com grande impacto socioambiental”, destacou. A próxima etapa será o encaminhamento do projeto para sanção do Executivo onde serão definidos os incentivos fiscais.

Cidades Solares

A iniciativa Cidades Solares tem como objetivo criar uma legislação municipal que incentive o uso de aquecedores solares em substituição a chuveiros ou aquecedores elétricos ou a gás.

Os seminários estão acontecendo por todo o Brasil e são uma parceria do Instituto Vitae Civilis e a Diretoria Solar da ABRAVA. No Rio Grande do Sul, os eventos aconteceram em Porto Alegre e em Gramado, contando com o apoio local da ONG Amigos da Terra.

Leave a Reply

Your email address will not be published.