Maria Conceição Monteiro Silva (1), Roosevelt S. Fernandes (2)
(1) Rede Working Together / http://users.prof2000.pt/wtcacia.
(2) Coordenador do NEPA-UNIVIX / roosevelt@ebrnet.com.br
O uso da Percepção Ambiental como instrumento de gestão vem sendo, desde 2003, o foco principal de atuação do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, Faculdade Brasileira / UNIVIX / Vitória/ES.
Uma pesquisa do NEPA, realizada em 2003, na Região Metropolitana de Vitória-ES, Brasil, voltada à análise da percepção ambiental de diferentes segmentos sócio-econômicos da sociedade frente à problemática do uso racional da água.
Com o apoio da rede “Working Together”, através da Profa. Maria Conceição Monteiro Silva (Cácia – Aveiro / Portugal) e do Prof. Otto Meille (Araguaia, Marechal Floriano, ES, Brasil), foi estruturado a pesquisa de avaliação comparativa da percepção de professores das escolas Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Victor Bravin” Araguaia – Marechal Floriano – ES – Brasil e a Escola de Segundo e Terceiro Ciclos de Cácia – Aveiros – Portugal, tendo a temática “uso racional da água” como base da pesquisa.
O objetivo da pesquisa foi comparar o comportamento de professores das duas escolas escolhidas como base da pesquisa em termos de suas percepções ambientais individuais em relação ao uso racional da água, defindo, a partir dos resultados da pesquisa, definir ações que tais professores deveriam adotar com seus alunos e, em estágio complementar, com as comunidades no entorno das escolas.
A pesquisa foi baseada na aplicação de um questionário , deenvolvido pelo NEPA, com 25 questionamentos sobre diferentes aspectos da problemática do uso racional da água., que procura cobrir os pontos mais importantes do conhecimento ambiental básico, essenciais ao trato da referida temática, envolvendo 24 professores, sendo 12 em Marechal Floriano, ES, Brasil (3 homens e 9 mulheres) e 12 em Cácia, Aveiro, Portugual (4 homens e 8 mulheres).
Dado a limitação necessária a elaboração da presente síntese, em apenas alguns casos estaremos explicitando, as ações propostas para as ações conjuntas, decorrentes da análise dos dados da pesquisa.
Questionamento 6 – Alternativas futuras de abastecimento de água para a comunidade frente às atuais
Este item – fontes alternativas de água para a comunidade – permite aos professores abordarem as diferentes formas alternativas de abastecimento citadas e, sobretudo, os custos envolvidos em sua viabilização, consolidando a discussão da problemática do uso racional da água “hoje”, como uma das formas de protelar tais custos adicionais que irão recair (no futuro) sobre a comunidade. Um estudo sobre precipitação pluviométrica na região e seu potencial como fonte de abastecimento, também seria importante.
Questionamento 7 – Qualidade da água tratada consumida nas residências
O professor deverá estruturar uma pesquisa, a ser conduzida pelos alunos e sob sua supervisão, junto à comunidade, no sentido de quantificar como ela percebe / está informada sobre a qualidade da água oferecida de diferentes alternativas (água tratada, água de poço raso, água de poço profundo, etc). Uma vez confirmada a prevalência do grupo que apresenta disconfiança em relação a qualidade da água, a escola deverá iniciar um movimento solicitando que o órgão responsável pelo tratamento da água emitima relatórios mensais de qualidade da mesma.
Questionamento 10 – Água utilizada na atividade de escovar os dentes com a torneira aberta ao longo de todo o processo
Situações como esta, típica de atividades realizadas no dia-a-dia pelos estudantes, devem ser utilizadas para conscientizá-los da importância da prática de ações pontuais (e não apenas das coletivas) que influenciam o consumo da água. Neste caso os professores devem passar aos alunos que uma pequena ação – escovar os dentes com a torneira fechada – pode implicar em uma economia média de 79 litros de água por operação. Devem mostrar, através de um cálculo simples, o ganho diário de redução de consumo diário de água para uma residência, levando em conta o número de moradores da mesma. Em seguida, calcular para um mês e depois para um ano, fazendo o aluno perceber como pequenas atitudes podem gerar reduções não desprezíveis no consumo de água, uma vez que a maioria das pessoas argumenta que não adota estes pequenos procedimentos por julgá-los de efeito não significativo.
Questionamento 11 – Água consumida em um banho durante o qual o registro foi mantido aberto ao longo de toda a atividade
Da mesma forma como no caso anterior, o professor deve desenvolver cálculos com os alunos demonstrando o consumo de água em um simples banho de chuveiro para uma pessoa e, em seguida, para toda a comunidade, simulando diferentes condições de freqüência diária do número de banhos, por pessoa, bem como introduzindo a variável “tempo do banho”..
Questionamento 12 – Consumo de água em um banho onde conservamos o registro fechado enquanto ensaboamos o corpo
Deverá ser trabalhada com os alunos a avaliação (pequeno experimento) do consumo de água dos chuveiros existente nas residências dos alunos, dado que o valor varia de caso a caso Por exemplo, um chuveiro em uma residência de um piso e outro no primeiro andar de um edifício, cuja caixa de água está no topo do mesmo, apresentam vazões diferentes. Um momento para inserir os alunos aos conceitos básicos de hidráulica, ensinando-os a medir a vazão de água do chuveiro de sua residência.
Questionamento 13 – Quantidade média diária de água necessária ao atendimento das necessidades básicas de uma pessoa
Deverá ser proposto aos alunos, para ser realizado em suas residências, um levantamento de todas as atividades que envolvem o consumo de água. Uma análise das contas de água pagas, com a montagem de um gráfico onde fiquem registrados (para a residência e para a escola), ao longo do tempo (proposta um ano), os valores consumidos de água (metros cúbicos) e os valores pagos, seria muito importante. Análises do tipo “consumo em diferentes estações do ano”, por exemplo, devem ser discutidas.
Questionamento 15 – Desperdício diário de água consequente de uma torneira gotejandoBrasil
O professor deveria desenvolver um pequeno experimento para quantificar o número de gotas de água necessárias para o enchimento de um copo. Em seguida mostrar a quantidade de copos de água que poderiam ser disponibilizados (por dia, mês e ano) a partir do simples conserto de uma torneira gotejando.
Questionamento 17 – Crescimento da população e conseqüente reflexo no crescimento da demanda de água
Simular uma situação onde uma comunidade (com uma dada população) é abastecida por um único rio (cuja vazão média é conhecida), que com o crescimeto da população (a uma taxa fixa de crescimento) irá, em um momento, chegar à situação onde a oferta de água pelo rio se equilibra a demanda da comunidade, caracterizando uma situação de escassez. Inserir depois na discussão as outras vazões que caracterizam um rio (que não apenas a vazão média), bem como o conceito de “vazão ecológica”, verificando como as análises anteriores são afetadas. Este exercício deverá estimular nos alunos a importância do planejamento em termos das ações tomadas em relação à problemática do uso racional da água.
Ações propostas
Questionamento 20 – Adesão a um programa voluntário de racionalização do uso da água.
Os alunos deveriam ser estimulados a obterem, junto a seus familiares, o percentual de redução no consumo de água que cada um efetivamente se comprometeria em adotar em seu comportamento individual. Estes valores seriam discutidos (âmbito da família), escolhendo-se um valor médio que estivesse de acordo com a maioria. Adotando este valor de consenso, seria montado, para todos da família, um programa voluntário de racionalização do uso da água. Após um mês de adoção do programa, os valores do consumo de água (antes e após sua adoção), deveriam ser comparados. Após 6 meses após a experiência, o novo valor de consumo deveria ser observado para saber se, efetivamente, os resultados permaneceram consolidados, ou se o efeito observado foi apenas emocional / pontual. Todo o material produzido na atividade deverá ser discutido na escola, em atividade aberta a familiares e membros da comunidade.
Questionamento 21 – Em caso da adoção de uma lei, que obrigue todos que captam água em qualquer corpo hídrico a pagarem um valor para ser utilizado na recuperação / preservação do manancial, qual segmento econômico deveria ser excluído deste pagamento.
A turma deverá ser dividida em grupos que deverão fazer contato com órgãos públicos envolvidos com a temática dos recursos hídricos (ex. secretarias de meio ambiente, secretarias de recursos hídricos, secretarias de educação, etc) para registrarem o que tais órgãos desenvolveram, em termos de programas de conscientização da população em relação à temática dos recursos hídricos, nos últimos 12 meses. As informações, após compilação, deverão ser discutidas em sala de aula.
Questionamento 22 – Avaliação da atuação do Poder Público em relação a ações propostas voltadas ao estímulo do uso racional da água.
A turma deverá ser dividida em grupos que deverão fazer contato com órgãos públicos envolvidos com a temática dos recursos hídricos (ex. secretarias de meio ambiente, secretarias de recursos hídricos, secretarias de educação, etc) para registrarem o que tais órgãos desenvolveram, em termos de programas de conscientização da população em relação à temática dos recursos hídricos, nos últimos 12 meses. As informações, após compilação, deverão ser discutidas em sala de aula.
Questionamento 23 – Avaliação da ação das escolas em relação a ações propostas voltadas à conscientização quanto ao uso racional da água.
Os alunos deverão ser estimulados a desenvolverem uma análise, no âmbito da escola (possivelmente, em seguida, na comunidade), das atividades que foram implantadas voltadas a conscientização dos alunos (depois na comunidade), nos últimos 12 meses. Deverá ser promovido um debate em relação aos resultados alcançados por tais iniciativas, bem como definir (ou aprimorar o existente) um programa para a abordagem, na escola, da temática “uso racional da água” Neste debate com os alunos, caberia a presença de outros professores que não apenas aquele que tiver conduzindo esta atividade com os alunos. A abordagem do item 2,24, a seguir, poderá ser útil no encaminhamento da discussão aqui proposta.
Questionamento 24 – Interesse dos professores em participar de uma palestra específica sobre a temática dos recursos hídricos.
O grupo de professores deverá se reunir para discutir esta questão. Superar essa situação nos parece imprescindível para o sucesso de todo o programa que se pretende propor a partir das recomendações explicitadas neste documento.
Questionamento 25 – Eficácia de uma pesquisa de percepção ambiental no encaminhamento de um programa voltado ao uso racional da água.
Após a aprovação da proposta definida acima, a mesma deverá ser apresentada e discutida com os alunos da escola (possivelmente familiares e comunidade), de modo a consolidar uma proposta da “escola como um todo” e não apenas uma proposta da direção ou dos professores.
A proposta de levar para a comunidade do entorno da escola a pesquisa realizada com os professores / alunos (uso racional da água), com a supervisão dos primeiros e a íntima participação dos alunos, deverá ser debatida em sala de aula e, em estágio posterior, com a própria comunidade.
Leave a Reply