
Durante os campeonatos de tênis de Wimbledon em 2006, o veterano jogador de tênis sul-africano Johan Kriek, lançou a Fundação Mundial da Água (GWF – siglas em inglês). As lendas do tênis, John McEnroe, Martina Navratilova e Jim Courier, e os nadadores olímpicos Aaron Peirsol, Janet Evans, Kate Ziegler e Tara Kirk se comprometeram a atuar como “Embaixadores da Água Limpa” para a GWF.
A GWF incrementará a consciência pública, contribuindo com assistência técnica e financiamento de programas de saneamento nas escolas, áreas rurais e outras comunidades através de países em desenvolvimento. Os esforços iniciais estarão orientados para a capacitação, a mobilização e a educação em regiões da África.
Os atuais programas da GWF incluem:
* Escolas Africanas da Água, Saneamento e Nutrição;
* Saúde e Educação em Higiene na África Oriental;
* Potabilização da Água de Poço.
AGWF planeja várias atividades para incrementar a conscientização, tais como:
* uma serie de concertos massivos ao estilo de “Ajuda Viva”, iniciando em 2007;
* uma “Caminhada pela Água” mundial;
* um evento para recolher fundos durante a Abertura do Campeonato de Tênis, nos Estados Unidos.
* a transmissão internacional de uma maratona televisiva.
Junto com Johan kriek, os diretores da fundação GWF são Minnie Hildebrand, Joe Cox e Leigh Peric. Outros membros não executivos incluem o Dr. Darren Saywell (Reino Unido), o professor Eugene Cloete (África do Sul) e Godfrey Mbala (Camarões).
A GWF tem escritórios nos Estados Unidos, África do Sul e Austrália, e planeja abrir representações na Europa (Holanda).
Site na Internet: Fundação Mundial da Água – . www.globalwaterfoundation.org.
Pátria das Águas
A partir do dia 19 de novembro, a L2 Produções e a TV Cultura vão exibir um documentário especial sobre a Água. Pátria das Águas, uma série em cinco capítulos, vai mostrar como o Brasil está tratando um dos recursos mais vitais à manutenção da vida.
Detentor de uma das maiores reservas de água doce do planeta, o Brasil ocupa uma posição de vanguarda, no que diz respeito à legislação. A Política Nacional das Águas está entre as mais modernas do mundo. Agências governamentais, ONGs e sociedade civil se mobilizam para tirar do papel este projeto e implantar uma gestão integrada dos recursos hídricos, que contemple os interesses comuns e permita a participação de todos.
Com um olhar diferenciado, o documentário vai mostrar estas iniciativas bem sucedidas de gente que forma, transforma e preserva o Brasil.
Pátria das Águas vai perguntar a ambientalistas, pesquisadores, economistas e publicitários, o que precisa ser feito para sensibilizar o Homem? Por que as inúmeras campanhas de conscientização sobre o tema não deram um resultado satisfatório? O que a sociedade civil pode fazer para contribuir com essa questão? Quais são as melhores práticas ambientais da indústria, da produção agrícola e energética brasileira?
O documentário irá ao ar todos os domingos, às 20h30min., com reprise às quartas-feiras às 13h30min., com retransmissão para rede de televisão pública afiliada à TV Cultura.
DF faz seminário sobre Plano de Recrusos Hídricos
O Governo do Distrito Federal, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, está na fase final de elaboração de um Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal e Entorno – PGIRH, onde estarão definidas as diretrizes gerais, os objetivos e as metas para o gerenciamento das águas do Distrito Federal.
Conforme a Lei nº. 9.433/97 – a Lei das Águas – e a Lei nº. 2.725/01, que instituiu a Política de Recursos Hídricos do Distrito Federal, a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos
usuários e das comunidades.
No dia 08 de novembro, a partir das 14h, acontece o quarto e último seminário sobre o PGIRH, onde será apresentada a proposta do Plano de Gerenciamento.
Programa
Mobilização Social – Seminário IV
Tema: Águas do Distrito Federal e Entorno: Apresentação do Plano de
Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal e
Entorno – PGIRH
14h30min. às 15 h- Abertura do Seminário
15hàs 16h30min. – Apresentação do Plano de Gerenciamento Integrado
de Recursos Hídricos do Distrito Federal e Entorno pelo Dr. Mário Cicareli Pinheiro, coordenador geral, Consórcio GOLDER – FAHMA .
16h45min. às 17h45min.- Debates – recomendações, conclusões e encerramento.
Local: Centro Cultural de Brasília – CCB –
Av. L2 Norte, Quadra 601, Módulo B (Ao lado do SERPRO) – Brasília – DF. Para mais informações sobre o evento: DASA – (61) 3961 4967.
Leave a Reply