
Mais saneamento é medida essencial para recuperar rios brasileiros.
Cerca de 40 milhões de brasileiros não têm acesso a serviços de saneamento nem a água de qualidade. Em 11 estados brasileiros, menos da metade dos domicílios são atendidos por rede coletora de esgotos e 80% do que é coletado são lançados sem tratamento em lagoas, rios e no oceano.
Diante de realidades como estas, a ONG ambientalista WWF-Brasil e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) encaminharam uma carta, aos candidatos à presidência da República, reivindicando a inclusão, em suas plataformas de governo, de propostas em defesa dos recursos hídricos no Brasil.
A carta lembra aos candidatos que o Brasil guarda 14% de toda a água doce do planeta e que o mau uso e a contaminação ameaçam estes recursos fundamentais para a sobrevivência e para o desenvolvimento econômico. Apesar de sua importância, segundo as duas instituições, o tema não tem recebido atenção condizente nas discussões sobre o desenvolvimento econômico do País, a melhoria da qualidade de vida da população e a inclusão social.
“A constatação pode ser observada nos pontos mais debatidos dos programas de governo apresentados pelos candidatos à presidência da República, onde se nota a ausência de projetos que internalizem a sustentabilidade em suas três dimensões – econômica, social e ambiental”, diz a carta.
Entre outras reivindicações, as instituições sugerem a implementação do Plano Nacional e da Política de Recursos Hídricos, a aprovação do marco regulatório para o saneamento básico, que tramita no Congresso Nacional, e avanço na criação, implementação e funcionamento dos comitês de bacias hidrográficas.
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) tem por objetivos mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a integrar os princípios e práticas do Desenvolvimento Sustentável no contexto de negócio, conciliando as dimensões econômica, ambiental e social.
A missão do WWF-Brasil é contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e futuras gerações.
Íntegra
Veja no arquivo abaixo o texto integral da Carta aos Presidenciáveis.
Bacias sanitárias economizadoras – uma tendência do mercado
A marca Roca de bacias sanitárias oferece em todas as suas caixas acopladas mecanismos de dupla descarga, isto é, um botão que libera três litros de água e o outro que libera seis litros. Este dispositivo possibilita sua utilização de acordo com a necessidade específica de cada uso, proporcionando uma economia de até 60% de água.
Todas as bacias com caixa acoplada da marca têm desenho e fabricação únicos, com instalação e regulagem simplificada e com um funcionamento silencioso, tanto na descarga quanto na alimentação. A marca Roca é pioneira na comercialização de bacias com este diferencial no País.

Leave a Reply