A energia elétrica é um dos principais itens de custo em uma companhia de saneamento. O desenvolvimento de ações de eficiência energética cada vez mais se constitui em questão estratégica nestas empresas. Por outro lado, o setor do saneamento brasileiro convive com altos graus de perda de água em seus processos de tratamento e distribuição.
O Seminário propõe uma nova abordagem ao trabalho das CICEs (Comissões Internas de Conservação de Energia), dentro das empresas de saneamento. As apresentações dos especialistas mostrarão as possibilidades de se buscar uma abordagem única no que se refere à conservação de água e energia no âmbito do setor de saneamento, de forma a gerar constantes benefícios.
diversos especialistas em energia e saneamento trarão suas experiências, casos de sucesso e tecnologias voltadas ao campo do saneamento básico.
O objetivo do seminário, que acontecerá nos dias 09 e 10 de novembro, em Porto Alegre (RS), é debater o tema “eficiência energética” no setor do saneamento, destacando a atuação das Comissões Internas de Conservação de Energia (CICE), contribuindo para o uso eficiente de água e energia.
Local: SESC Centro de Convenções João Daudt d’ Oliveira – Av. Protásio Alves, 6220; bairro Petropólis; Porto Alegre/RS. Inscrições: R$ 75.00 para estudantes e R$ 150,00 para profissionais. Asssociados do Clube de Amigos da Aguaonline poderão usufruir de cinco inscrições gratuitas. Interessados devem encaminhar e-mail para: agua@aguaonline.com.br
Mais informações pelo abae@abae.org ou (31) 3261-0254
Os temas
1. Experiências bem sucedidas em empresas de saneamento
2. Oportunidades de ações de eficiência energética no saneamento básico
3. Produtos e serviços voltados a programas de racionalização do consumo de Energia
4. Etapas de estruturação uma CICE
5. Incorporando a conservação de água ao trabalho de uma CICE
O evento é uma realização da Associação Brasileira Água e Energia – ABAE, e conta com os apoios de: USAID, CORSAN, ABES-RS, Elmo, AES SUL, Grundfos, Krohne.
Compras públicas sustentáveis
O Uso do Poder de Compra do Governo para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável é o tema do seminário que acontece no dia 27 de outubro – das 8h30min. às 17h30min., no auditório da FGV-EAESP, Av. Nove de Julho, 2029, em São Paulo (SP). A realização: é do ICLEI – LACS, Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces)
Evento Gratuito. Inscrições pelo site:
Embu capacita educadores
Apresentar aos educadores a importância das florestas, a riqueza dos biomas brasileiros e sua íntima relação com os mananciais, bem como resgatar a história ambiental do Brasil e trazer à tona os desafios e potenciais dos sete municípios — Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço, Juquitiba e Cotia, inseridos em áreas de proteção aos mananciais, e Taboão da Serra — foram as propostas do IV Seminário do Curso Agenda 21 e Educação Ambiental em Área de Proteção aos Mananciais. Participaram do Seminário realizado no último sábado (14/10) cerca de 80 educadores da rede pública estadual e municipal.
O curso está sendo sediado em Embu das Artes e ministrado pela Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE).
A organização e iniciativa do projeto Agenda 21 e Educação Ambiental em Área de Proteção aos Mananciais é da SEAE (Sociedade Ecológica Amigos de Embu) que obteve financiamento do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e está contando com a parceria da Prefeitura de Embu e diversos apoiadores. No primeiro semestre deste ano já foram capacitados cerca de 90 educadores da rede estadual e municipal e neste semestre serão capacitados mais 100. O curso tem a duração de 64 horas com aulas aos sábados e os participantes receberão certificado de Curso de Extensão Universitária do Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG).

Leave a Reply