
O CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, sediado em Campinas, SP, concluiu definitivamente o projeto encomendado pela empresa coreana, LG Electronics, de desenvolvimento de tecnologia pioneira para a reciclagem de baterias de celulares de lithium íon – as mais utilizadas nos aparelhos disponível no mercado.
Após o término das pesquisas, o CPqD elaborou três pedidos de patente referentes aos processos de recuperação dos compostos de lítio, separação do cobre e do processo global de reciclagem e a LG depositou-os no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI),
Segundo Maria do Rosário Fabeni Hurtado, da Diretoria de Laboratórios e Infra-Estrutura de Redes do CPqD, a metodologia de reciclagem de baterias adotada no projeto se destaca pelo baixo custo dos processos envolvidos. “Um dos aspectos significativos da tecnologia desenvolvida é o baixo consumo de energia elétrica no processo de reciclagem o que a torna viável comercialmente”, afirma a pesquisadora.
Desde 2004, a equipe de especialistas do CPqD, que tem a sua disposição um dos maiores laboratórios de baterias do Brasil, vem trabalhando neste projeto, que foi viabilizado com recursos da Lei de Informática. A organização é referência em estudos e avaliações de baterias recarregáveis.
Estima-se que todos os anos, sejam descartados cerca de 20% dos mais de 80 milhões de aparelhos celulares que circulam no País. Esse ativo deve ter uma destinação apropriada, considerando que ainda não se conhece profundamente os efeitos nocivos desses elementos no meio ambiente.
Sobre o CPqD
Há 30 anos atuando em Telecom e Tecnologia da Informação, o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Emprega cerca de 1.200 profissionais altamente capacitados e está presente em países da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Oceania com suas soluções. Somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 40 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless, e diversos clientes corporativos dos setores financeiro, energia e governamental.
D Paschoal reciclou mais de 200 toneladas de resíudos em 2006
A DPaschoal, empresa líder em serviços automotivos, recolheu para reciclagem mais de 2.000 toneladas de resíduos automotivos somente nos primeiros oito meses deste ano. A expectativa é de alcançar aproximadamente 5.000 toneladas até dezembro.
Em seus 200 pontos de venda nas regiões Sul e Sudeste do País foram recolhidos escapamentos, molas de suspensão, bandejas, amortecedores e baterias, entre tantos outros itens. Eles são resultantes das manutenções dos seus clientes, que voltam ao mercado como novos produtos.
O início da reciclagem se dá com a orientação dos próprios funcionários da DPaschoal, que aprendem a separar e armazenar de maneira correta o que poderia ser considerado lixo.
“Produtos como baterias e embalagens de óleo, por exemplo, recebem cuidados especiais desde a chegada até a embalagem para distribuição, devido ao risco de contaminação que oferecem”, comenta Marcelo Luis Alvarenga, da Mazola Logística e Reciclagem.
Leave a Reply