Tradução: Maria do Carmo Zinato (*).
Dia Mundial dos Rios
As Nações Unidas lançaram a Década Mundial da Água em 2005 para dar mais visibilidade às questões globais relacionadas à água. Como parte dessa iniciativa, entusiastas dos rios de várias partes do mundo reuniram-se para participar do primeiro Dia Mundial dos Rios em 25 de setembro de 2005. Pretendia-se que este evento se tornasse anual, no último domingo de setembro, e que fosse uma celebração dos cursos d´água do mundo.
No oeste do Canadá, o Dia dos Rios da província BC vem mobilizando cerca de 75 mil pessoas anualmente. Nesse dia, são destacados os valores dos rios, aumentando a consciência pública e, certamente, encorajando todo o mundo a ter mais cuidado com as águas. Os rios em cada país enfrentam uma série de ameaças. Cuidar mais dos rios e nascentes é um componente essencial de qualquer esforço para melhorar a qualidade das águas.
Há muitas formas de grupos e comunidades celebrarem o Dia dos Rios. É um evento local que pode variar de uma simples limpeza de nascente até um projeto de peixamento ou de educação ambiental, com celebrações comunitárias nas margens de rios.
(Fonte: Iniciativa do Dia Mundial dos Rios – Canadá e Década Água para Vida)
O Dia Mundial do Monitoramento da Água
O Dia Mundial do Monitoramento da Água é um programa de extensão comunitária internacional para a conscientização pública e envolvimento das pessoas na proteção dos recursos hídricos ao redor do mundo. Realizado anualmente entre 18 de setembro e 18 de outubro, o programa procura engajar comunidades no monitoramento das condições das águas de rios, nascentes, estuários e outros corpos d´água. Desde sua concepção, em 2002, mais de 80 mil pessoas têm participado, em 50 países.
Nos Estados Unidos, a Water Environment Federation (WEF) se associou ao Earth Conservation Corps (ECC) como anfitriões do Dia Mundial de Monitoramento de Água 2006, no dia 18 de outubro, no Rio Anacostia, em Washington (DC). Ben Grumbles, Gerente assistente do Escritório de Água da EPA (Environmental Policy Agency) guiou as autoridades locais, profissionais de qualidade de água, grupos ambientalistas e estudantes do local na realização do teste de qualidade de água do rio.
“Monitoramento de nascentes, lagos e rios está acontecendo em todo o mundo por pessoas de todas as idades e formações, que se importam com a proteção das águas de sua comunidade” disse Linda Kelly, Diretora de Comunicações Públicas da WEF. “Não há melhor lugar para mostrar os compromissos dos EUA com a qualidade de água do que na capital de nossa Nação, no Dia Mundial de Monitoramento da Água.”
Um kit de teste, fácil de usar, permite que cada um, de crianças a adultos, possa fazer amostras dos corpos de água para um conjunto de análises de parâmetros de qualidade de água, tais como temperatura, acidez (pH), transparência (turbidez) e oxigênio dissolvido (DO). Os resultados são então colocados em um banco de dados internacional e resumidos no sítio web do Programa.
O Dia Mundial de Monitoramento da Água é um projeto verdadeiramente global, com 38 membros da YWAT (Young Water Action Team) em 23 países coordenados realizando atividades de monitoramento em suas cidades, regiões ou municípios. Os membros do YWAT na Alemanha Armênia, Austrália, Bélgica, Burundi, República Tcheca, Egito, França, Gana, Holanda, India, Indonésia, Quênia, República Kyrgyz, Malawi, México, Nigéria, Peru, Sri Lanka, Uganda, Reino Unido, Zambia e Zimbabwe organizaram atividades de monitoramento de água em 2004.
(Fonte: YWAT)
A Década da Água
A Assembléia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2003, proclamou os anos de 2005 a 2015 como a Década Internacional para Ação “Água para a Vida”. Uma década de ação! A principal meta da Década “Água para a Vida” é promover esforços para o cumprimento dos compromissos internacionais feitos sobre a água e questões relacionadas a ela até 2015.
Esses compromissos incluem as Metas de Desenvolvimento do Milênio, de reduzir pela metade a proporção de pessoas sem acesso a água potável segura até 2015 e parar a exploração não sustentável de recursos hídricos. Na Cúpula Mundial de Joanesburgo, em 2002, duas outras metas foram adotadas: desenvolver a gestão integrada de recursos hídricos e planos de eficiência em recursos hídricos até 2005 e reduzir à metade, até 2015, a proporção de pessoas que não têm acesso ao saneamento básico.
Um esforço maior é necessário nessa década para cumprir esses compromissos e aumentar o acesso a esses serviços essenciais para aqueles que permanecem marginalizados, a maioria dos quais são pessoas pobres.
Como as mulheres desempenham um papel relevante na provisão e gestão das águas, uma ênfase especial será dada à sua participação e envolvimento nesses esforços de desenvolvimento.
Entre os temas que são centrais na Década “Água para a Vida” estão: escassez, acesso ao saneamento e à saúde, água e gênero, construção de capacidade, financiamento, valoração, Gestão Integrada de recursos Hídricos, questões de águas transfronteiriças, meio ambiente e biodiversidade, prevenção de desastres, alimentação e agricultura, poluição e energia.
Coordena a Década “Água para a Vida” a UN-Water que é um mecanismo de inter-agência de todas as agências, departamentos e programas relevantes envolvidos com questões relacionadas a água.
(Fonte: Década Água para a Vida)
(*) Tradução: Maria do Carmo Zinato, editora do informativo Fonte d’Água (http://br.groups.yahoo.com/group/fontedagua/) e vice-presidente do IBEASA. E-Mail: fontedagua-owner@yahoogrupos.com.br .
WEF
Fundada em 1928, a Water Environment Federation (WEF) é uma organização educacional e técnica não lucrativa com membros de várias áreas que trabalham pela visão da WEF de presentar e melhorar o ambiente hídrico mundial. A rede WEF inclui profissionais de qualidade da água de 76 Associações Membros em 30 países.
YWAT
O Young Water Action Team é uma rede global de jovens estudantes e profissionais das águas com idade entre 18 e 30 anos, com membros em mais de 40 países. Sua missão é aumentar a consciência, participação e comprometimento de jovens com questões relacionadas à água.
Outras datas importantes relacionadas à água
Dia Interamericano da Água
Todo o continente latino-americano e o Caribe se preparam para as atividades relacionadas ao Dia Interamericano da Água – que é comemorado sempre no 1º sábado do mês de outubro. Esta data comemorativa foi estabelecida oficialmente em 1992, durante o XXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, que teve lugar na cidade de Havana, Cuba. O fundamento desta proposta se centrou na idéia de que a participação das comunidades é um elemento-chave para o êxito dos programas de saneamento ambiental, por isso, a mobilização de diversos grupos e a possibilidade de que tenham acesso à informação sobre o tema se constituem em um motor importante para a promoção de ações concretas neste campo.
Dia Mundial da Água
A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria declarado o “Dia Mundial das Águas” (DMA).
Dia Mundial das Áreas Úmidas
No dia 2 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial das Áreas Úmidas. A data foi definida em 1971 na Convenção de Ramsar, no Irã. O papel desempenhado por essas regiões é fundamental para o ciclo da água. Elas captam e retém a água da chuva ou do degelo, recarregam os aqüíferos, controlam inundações, retém sedimentos e depuram as águas.
Fonte d´Água
Fonte d´Água é um serviço eletrônico de tradução de informações sobre água que foi oferecido pelo Centro de Estudos Ambientais da Flórida (CES), entre 1999 e 2004. Ainda conta com seu apoio, para ajudar a quebrar as barreiras idiomáticas que impedem a livre circulação de informações sobre água entre os países das Américas, comungando com os princípios da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH – http://www.rirh.net).
Leave a Reply