Incentivo às pesquisas em recursos hídricos

Agência FAPESP

Juntos, os dois editais que acabam de ser lançados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) prevêem o investimento de R$ 5,6 milhões em estudos voltados para os recursos hídricos brasileiros. Os recursos são provenientes do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro).

O primeiro edital visa a apoiar redes de pesquisa que determinem a vazão ecológica em cursos d’água de bacias hidrográficas brasileiras. O segundo é destinado ao apoio a iniciativas de uso sustentável das áreas úmidas do país. As inscrições para os grupos interessados terminam no dia 30 de outubro.

Segundo o CNPq, as propostas direcionadas para o segundo edital devem focar a melhoria dos ecossistemas úmidos e contribuir para elevar a qualidade de vida da população, saúde e bem-estar, além de proteger o patrimônio natural. Outro objetivo é apoiar projetos que proporcionem um maior conhecimento sobre as áreas úmidas brasileiras, subsidiando e otimizando a aplicação dos instrumentos de gestão em recursos hídricos.

Para o edital de vazão ecológica em cursos d’água de bacias hidrográficas, as pesquisas devem compatibilizar aspectos hidrológicos, limnológicos, ecológicos e socioeconômicos dos regimes de vazões. Os estudos devem subsidiar estratégias de aplicação de instrumentos de gestão de recursos hídricos, alocação negociada de água e operação de reservatórios.

A vazão ecológica refere-se ao regime de vazões adequado à manutenção do uso múltiplo e da sustentabilidade ecológica e qualidade ambiental dos corpos d’água, podendo ser influenciada pelo regime hidrológico, processos ecológicos e, principalmente, pelo uso humano da água. Essa ação visa a suprir a lacuna de estudos abrangentes capazes de promover a integração dos múltiplos aspectos que influenciam a vazão ecológica, os usos da água e a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos brasileiros.

Mais informações: www.cnpq.br/editais.

Valorando sistemas ambientais

Uma conferência internacional tendo como tema “Valorando Serviços Ambientais e Garantindo o Capital Natural das Presentes e Futuras Gerações”, vai se realizar nos dias 03 e 04 de outubro próximo, no Auditório da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundacao Getulio Vargas (FGV-EAESP).

A Conferência, uma parceria entre o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da FGV-EAESP e a Forest Trends, lançará o braço “América Tropical” do Katoomba Group, uma rede mundial de colaboradores para promoção de conceitos e práticas de pagamentos por serviços ambientais, em prol da melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável.

As instituições Forest Trends e o Katoomba Group são líderes no mundo no lançamento e discussão da temática de pagamento por serviços ambientais, instrumento fundamental para incrementar a proteção e conservação da biodiversidade. Durante um de seus eventos internacionais, em 2003, na Suíça, o Katoomba Group decidiu ampliar seu alcance em diferentes regiões do planeta, tendo escolhido a América Latina como região prioritária. O GVces vem acompanhando de perto esse debate internacional, e participa do lançamento da iniciativa na América Latina.

Data: 03 e 04 de outubro

Local: Auditório da FGV-EAESP – Av 9 de Julho, 2029. Inscrição gratuita.

Inscrições: www.ces.fgvsp.br. .

Leave a Reply

Your email address will not be published.