Em teste um minicarro movido a gás natural

Ray Cooling – London Press Service

Cientistas têm ajudado a projetar um carro de três rodas, não prejudicial ao meio ambiente, estável em altas velocidades, graças a um chassi hidráulico de inclinação. O miniautomóvel chama-se Clever e desloca-se como qualquer carro, mas combina a segurança de um minicarro, a mobilidade de uma motocicleta e é movido a gás natural.

Estudantes da Universidade de Bath, oeste da Inglaterra, conheceram recentemente o protótipo do Clever (Veículo Compacto de Baixa Emissão para Transporte Urbano). Ele possui dois lugares, três rodas e custou quase US$ 3 milhões até o momento, porém poderá representar um futuro mais ecológico para o transporte.

Tal invento teve três anos de pesquisa e de projeto realizado por um grupo europeu de empresas (juntamente com a BMW e a Universidade de Bath). O protótipo foi exibido em Bath, através um esboço com detalhes básicos, com redes em algumas partes no lugar de sua lataria própria.

O automóvel inteligente de três rodas tem a solidez de uma motocicleta, mas a segurança de um carro. O sistema leve para curvas é operado por uma tecnologia de inclinação desenvolvida por estudantes de engenharia mecânica e instrutores.

O minicarro foi equipado para ser dirigido em ruas da cidade e rodovias de longa distância, é movido a gás comprimido natural, com capacidade para alta velocidade de aproximadamente 130 km/h (80milhas/h).

Uma versão comercial do minicarro revolucionário pode ocorrer em uma década. O Clever é um projeto colaborativo com nove sócios europeus de indústria e pesquisa, parte do projeto está em desenvolvimento no Centro de Transmissão de Energia & Controle de Movimento da universidade.

O automóvel de três rodas é todo fechado e tem um segundo banco para um passageiro. Sua estrutura reforçada protegerá os ocupantes em caso de acidente. O veículo tem um metro de largura, 50 centímetros menor do que um carro convencional de tamanho médio. Tal medida reduzida proporciona mais eficiência ao estacionar e a possibilidade de pistas mais estreitas para estes tipos de veículos.

O protótipo é diferente das tentativas anteriores de criar um carro urbano pequeno, totalmente fechado em estrutura metálica, modelado atraentemente e mais seguro. Seu teto é tão alto quanto os carros convencionais e suporta um passageiro no banco de trás do motorista.

Matt Barker e Ben Drew, oficiais do Centro de Transmissão de Energia & Controle de Movimento de Bath, trabalharam na nova idéia de chassi de inclinação para manter o veículo estável nas curvas. O automóvel de três rodas controla o ângulo de inclinação automaticamente, diferente em uma motocicleta onde o piloto controla a distância para inclinar o veículo.

O sistema ativo de inclinação hidráulica é controlado automaticamente e mantém o carro ereto em velocidades baixas e permite volantes semelhantes aos de carros de alta velocidade. O trabalho foca a simulação do chassi do carro e o controle do sistema hidráulico de inclinação para proporcionar boa sensibilidade ao motorista além de um veículo com mobilidade segura.

Menos poluente

O motor de 0,218 litros (218cc) é baseado no motor Rotax usado na scooter BMW C1. Restrição de poluição foi um grande fator para a realização do projeto, além dos crescentes custos de combustível, que causam preocupação aos motoristas. Segundo a equipe do projeto de Bath, as emissões de gás natural do carro são uma grande vantagem.

Economia e versatilidade

Este novo automóvel economiza combustível e é movido por um simples cilindro, motor de 4 arranques com capacidade de apenas 0,035 L (35cc) e anda através de um sistema de administração especial de injeção de combustível incorporado.

Sob as regras da França, o carro foi dirigido em uma velocidade padrão de 30 km/h (18 milhas). Ainda que o carro possua barras de direção, os competidores tinham que evitar o uso dos freios, pois isto aumentaria o consumo de combustível.

Os principais patrocinadores da equipe são Mouchel Parkman e o Instituto de Engenheiros Mecânicos. A empresa C12 Composites, sediada em Bromham, próximo de Devizes, tem auxiliado no trabalho do chassi.

A Universidade de Bath é uma das líderes do Reino Unido, com reputação internacional por ensino e pesquisa de qualidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.