
O consumo individualizado de água em condomínio será um dos temas do XVII Encontro Técnico, promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp, junto com a Fenasan 2006 (Feira Nacional de Saneamento), que será realizado entre 8 e 10 de agosto, no Expo-Center Norte, em São Paulo- SP, além de painéis e mesas -edonda sobre o consumo consciente de água.
Com a presença de representantes do poder público, da iniciativa privada e especialistas da Sabesp (Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), do Sinduscon (Sindicato da Construção Civil), da Abrasip (Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas), da Saneago (Cia de Saneamento de Goiás) e do setor acadêmico, a mesa redonda “Sistema de Medição Individualizada em Condomínios Verticais” discutirá o tema sob o aspecto técnico, da legislação, da elaboração de projeto, da execução, da adimplência, da receita, da redução do volume de água consumido e da conta.
O hidrômetro individualizado também pode funcionar como instrumento de justiça social, uma vez que uma conta alta de água será destinada a quem de fato a consumiu em excesso, eliminando os rateios comuns nos condomínios.
O corpo técnico da Sabesp já prevê a implantação de medição individualizada em conjuntos habitacionais formado por população de baixa renda , vinda de programas de desfavelização.
Outros temas pertinentes ao setor serão abordados em diversos painéis e mesas redondas. Toda a grade de trabalhos dos 3 dias do evento está disponível no site da Associação dos Engenheiros da Sabesp: www.aesabesp.com.br .
Seminário do Aqüífero Guarani
Resultados preliminares do Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Aqüífero Guarani serão apresentados durante a Jornada Estadual do Aqüífero Guarani, que ocorrerá de 16 a 18 de agosto, na cidade de Botucatu, interior de São Paulo.
O objetivo do projeto, que termina em 2007, é elaborar estudos para a implantação de uma estrutura técnica e institucional com vistas à proteção e gestão do Aqüífero Guarani, reservatório de águas subterrâneas de 1 milhão e 200 mil quilômetros quadrados que se estende pelos territórios do Brasil, do Uruguai, da Argentina e do Paraguai.
O evento também é uma preparação para o Encontro Internacional do Aqüífero Guarani, que ocorrerá no final de novembro, em Campo Grande (MT).
Mais informações: www.botucatu.sp.gov.br/aquiferoguarani.
Leave a Reply