Comitês do RS debatem recursos hídricos em Caxias do Sul

Com um Plano de Recursos Hídricos recém-lançado e dando os primeiros passos e uma proposta inédita de elaboração de planejamento do saneamento, tendo como unidade a bacia hidrográfica, sendo executado pelo Comitesinos, os comitês de bacia hidrográfica do Rio Grande do Sul promovem seu IV Encontro Estadual nos dias 17 e 18 de julho, em Caxias do Sul. Na pauta estão temas como: Programa Estadual de Proteção aos Recursos Hídricos, Instrumentos de Planejamento e Gestão e Estiagem e o Sistema Estadual de Recursos Hídricos / RS. O evento acontecerá no Teatro da Universidade de Caxias do Sul – UCS

Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130.

A inserção dos comitês de bacias no debate e decisão de questões relevantes do Estado, como a definição de investimentos econômicos e até mesmo qual a melhor alternativa de desenvolvimento a ser adotada em cada região, se justifica uma vez que a quantidade e qualidade dos recursos hídricos são fatores fundamentais para a viabilidade de um empreendimento. O próprio Plano Estadual de Recursos Hídricos, que começa a ser elaborado, prevê a definição de “vocações” econômicas segundo a disponibilidade de água e os usos já existentes em cada região. Por isto o debate em torno de implantações florestais e impactos ambientais ou sobre a estiagem – cujos reflexos se fazem sentir diretamente nos mananciais e em usos relavantes como o abastecimento de água e a irrigação – são pautas do encontro.

Programação

17 de julho – segunda-feira:

8h30min. – 9h– Inscrição (no local e gratuita).

9h– 9h40min. – Abertura do IV Encontro.

9h45min – 10h15min – Plano Estadual de Recursos Hídricos – Departamento de Recursos Hídricos do RS – DRH.

10h15min. – 10h30min. – Debates.

10h30min. – 11h – Programa Estadual de Proteção aos Recursos Hídricos – Ministério Público do Rio Grande do Sul.

11h– 11h15min. – Debates.

11h15min. – 11h45min. – Perfil dos membros dos Comitês Gaúchos- Janine Haase.

11h45min. – 12h– Debates.

Tarde

13h30min – 14h– Apresentação cultural.

14h– 16h– 1º Painel: Instrumentos de Planejamento e Gestão – apresentações dos Comitês: Camaquã, Gravataí, Lago Guaíba, Pardo, Taquari-Antas, Tramandaí.

16h– 16h30min. – Debates.

16h30min. – 16h45min. – Intervalo para café

16h45min. – 18h05min. – 2º Painel: Estiagem e o Sistema Estadual de Recursos Hídricos / RS – Apresentações dos Comitês: Gravataí, Santa Maria, Sinos; Apresentação sobre Implantações Florestais e Impactos Ambientais (Doadi Antônio Brena).

18:05 – 18:35 – Debates

Noite – Atividade de integração dos participantes do Encontro

18 de julho – terça-feira:

8h30min. – 10h50min. – 3º Painel: Educação Ambiental e Mobilização Social – Apresentações dos Comitês: Camaquã, Ibicuí, Ijuí, Lago Guaíba, Pardo, Sinos, Turvo.

10h50min. – 11h10min. – Projeto EcoGeo RMPA – Pró-Guaíba.

11h10min. – 11h40min. – Debates.

11h40min. – 13h– Plenária Final – Aprovação de Deliberações e Moções

13h – Fechamento do IV Encontro.

14h30min. – 17h30min. – Reunião do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas – (direções dos Comitês de Bacias)

14h30min. – 17h30min. – Roteiros de visitação – (programação opcional; inscrições a serem realizadas durante o evento; atividades condicionadas a um número mínimo de participantes)

Promoção:

• Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas

Patrocínio:

• UCS – Universidade de Caxias do Sul

Apoio:

• Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

• SAMAE – Caxias do Sul

• Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares

Informações:

• (51) 3316-3319 (51) 963-964-54

• lagoguaiba@cpovo.net

• comitecai@terra.com.br

Nova lista de discussão da RIRH

A Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH), como parte do processo de implementação de seu Plano Estratégico, gerado no contexto do Projeto DELTAmerica (GEF, PNUMA, OEA, SRH/MMA, RIRH), está mudando a ferramenta de seu grupo eletrônico para YahooGrupos, para melhorar ainda mais a comunicação entre seus Membros e interessados em promover um intercâmbio mais fluído de experiências e lições aprendidas para a gestão integrada dos recursos hídricos (GIRH) nas Américas.

A nova lista Dialog-Agua-L pode ser visitada no site:

http://espanol.groups.yahoo.com/group/Dialog-Agua-L.

Para se inscrever do grupo eletrônico da RIRH, envie um e-mail em branco para: Dialog-Agua-L-subscribe@gruposyahoo.come ao receber a mensagem automática, leia-a com atenção para completar o processo de inscrição. Se preferir, envie um e-mail para: maria.zinato@mma.gov.br.

A comunicação nessa lista é feita no idioma que o autor da mensagem escreve. Pode ser em português, espanhol, inglês ou francês, de acordo com a audiência que se pretende atingir. Portanto, qualquer profissional de recursos hídricos interessado nos assuntos transfronteiriços, de gerenciamento, governança e desenvolvimento de recursos hídricos em outros países das Américas pode participar ativamente. Está disponível para consulta e participação enviando material o site dedicado ao Brasil, no endereço: http://brasil.rirh.net.

Reciclagem de alumínio

A Associação Brasileira do Alumínio – ABAL realizará nos dias 20 a 22 de setembro o VIII Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio. Especialistas debaterão importantes aspectos dessa atividade, como novas tendências tecnológicas, sustentabilidade e meio ambiente, mercado nacional e internacional e questões tributárias. O evento, que inclui a exposição de produtos, equipamentos e serviços, acontece pela primeira vez fora da cidade de São Paulo, em Campos do Jordão (SP).

Mais informações e inscrições: www.abal.org.br

Bacia do Prata debate Cultura da Água

O comitê organizador do “1° Encontro de Cidades e Comunidades da Bacia Hidrográfica do Prata: Por uma Cultura da Água”, que se realizará na cidade de Paraná (Argentina), de 25 a 27 de setembro próximo, convida os interessados para inscreverem-se pela Internet. O convite é tanto para participantes como para expositores de trabalhos científicos e estudos de caso, e também para apresentação de posters.

O registro de interessados pode ser feito através do site: www.proteger.org.ar

O encontro deve reunir participantes dos cinco países da bacia hidrográfica – Brasil, Bolívia, Paráguai, Uruguai e Argentina –, além de autoridades, especialistas, atores sociais e personalidades políticas de outras nações da América Latina, América do Norte e Europa.

O evento conta com o apoio da União Mundial para a Natureza (UICN), Representação da América do Sul, Iniciativa WANI (Água e Natureza); Fundação AVINA, Fundação Nova Cultura da Água (Espanha), Both ENDS (Holanda) e a Rede Internacional dos Rios (IRN), com sede na Califórnia (EUA).

Estarão em debate os grandes temas ligados à água, desde a gestão participativa e sustentável até os aspectos culturais e o acesso a este recurso vital.

O encontro inclui a discussão de temas específicos relativos ao enfoque de bacia hidrográficas, manejo sustentável de áreas úmidas e pesca, represas, águas subterrâneas e aqüíferos, áreas naturais protegidas e turismo, iniciativas de integração regional, culturas ancestrais da água, e acesso, direitos e privatização.

O comitê organizador está integrado pela Municipalidade de Paraná, Fundação Eco Urbano, Fundação PROTEGER e Fundação M´Biguá Ciudadanía e Justicia Ambiental, com o apoio da Fundação AVINA.

Mais informações:

Leticia Isaurralde: rios.proteger@arnet.com.ar.

Web: www.proteger.org.ar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.