Prazo do Petrobrás Ambiental foi prorrogado até o dia 16

O Programa Petrobras Ambiental, em sua primeira edição, selecionou projetos que estão em execução em todo o País, alcançando os biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. São ações voltadas para bacias hidrográficas, ecossistemas e paisagens, reconhecendo, estudando e trabalhando com cerca de 5 mil espécies representantes da fauna e flora brasileiras.

São mais de 250 municípios envolvidos em área superior a 900 mil hectares de influência direta dos trabalhos, que atendem uma população de cerca de 3 milhões de pessoas diretamente, e outras 20 milhões na região de influência indireta. São cerca de cinco mil pessoas trabalhando na conservação dos recursos hídricos.

Esses resultados incentivam a continuidade do tema “Água: Corpos D’Água Doce e Mar” – incluindo a sua biodiversidade para a segunda edição da seleção pública do Programa Petrobras Ambiental, considerando que:

 2006 é o segundo ano da Década da Água, decretada pela ONU com a pronta adesão do Brasil, com o objetivo de aumentar o acesso das populações a este recurso natural;

 O Brasil possui aproximadamente 12% da descarga fluvial de água doce do planeta, o que acarreta responsabilidade especial sobre a sua conservação e uso, de forma a garantir a disponibilidade em quantidade e qualidade para a atual e futuras gerações;

 A disponibilidade hídrica no território nacional se distribui de forma heterogênea, variando de muito pobre a muito rica;

 Grande parte dos corpos d’água e mar brasileiros sofrem processo de degradação; o desmatamento para atividades econômicas e/ou assentamentos humanos impacta negativamente áreas de nascentes e matas ciliares, comprometendo a conservação e a qualidade dos recursos hídricos;

 A água é o recurso natural que está na base de todas as atividades sociais e econômicas, inclusive os usos doméstico, agrícola e industrial;

 A água permeia todo o ciclo produtivo da Petrobras, sendo um insumo essencial para as suas atividades.

Objetivo

A seleção pública do Programa Petrobras Ambiental na sua segunda edição prevê investimentos de R$ 48 milhões para ações a serem desenvolvidas no prazo de até dois anos, que compreendam:

• a promoção e a conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos;

• a manutenção e a recuperação das paisagens visando o equilíbrio do ciclo hidrológico; e

• a promoção da gestão ambiental voltada para a preservação das espécies ameaçadas e a conservação dos ambientes marinhos ameaçados.

Reciclando numa boa

A DPaschoal lançou, no dia 5 de junho, o concurso ambiental “Reciclando Numa Boa”. A iniciativa da empresa é contribuir para preservação do meio ambiente e incentivar a mudança de hábitos e a reafirmação de atitudes positivas, sempre promovendo condutas que trazem o bem comum. A ação também tem como foco a racionalização e o combate ao desperdício de recursos, visando à otimização da relação entre o uso de recursos e a economia, sempre considerando o custo ambiental agregado.

Serão selecionados oito projetos, um de âmbito nacional e sete estaduais, de organizações não-governamentais (ONG´s) dos estados onde a empresa atua: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul. O prêmio será o apoio financeiro aos projetos durante o período de 1 ano (12 meses).

A prazo máximo para a entrega dos projetos será 30 de junho. Já a escolha dos vencedores pela comissão julgadora e divulgação ocorrerá nos dias 24 e 25 de julho, respectivamente. Já a entrega do prêmio entre os dias 25 a 31 de julho.

Para participar do concurso ambiental “Reciclando Numa Boa”, as ONG´s devem preencher o formulário de inscrição disponível no site ou nas lojas DPaschoal. Depois deve enviá-lo para o e-mail marketing@dpaschoal.com.br ou para o endereço: Av. Anton Von Zuben, 2155 – Jardim do Lago II, CEP 13051-900 – Campinas, SP. (A/C: Fernanda Castro – Marketing).

Outros detalhes de inscrição, regulamento do concurso e os anúncios dos projetos vencedores serão feitos no site da DPaschoal, www.dpaschoal.com.br/meioambiente.

Leave a Reply

Your email address will not be published.