Informação sobre água na Semana do Meio Ambiente

O que têm em comum um especialista com pós-doutorado em Hidrologia, uma dona de casa, uma professora de ensino fundamental ou uma criança que mora no semi-árido? Como chegar até esses grupos com dados relevantes sobre a água que atendam a seus anseios de informação? Como ampliar a participação da comunidades, através de seus vários segmentos na defesa dos mananciais hídricos? Como superar o desconhecimento de grande parte da população brasileira sobre a gestão da água, os instrumentos previstos em lei, o trabalho dos comitês?

Os caminhos para encontrar soluções para as preocupantes indagações feitas acima vão ser trilhados em conjunto pelos participantes do 8a. Cúpula de Informação sobre Água (WIS8) que acontece de 5 a 7 de junho, em Brasília. Cada um dos painéis e grupos de debates foi pensado para buscar formas de melhorar a comunicação e a circulação de informações sobre água. Dele vão participar especialistas brasileiros e do exterior que têm buscado ao longo de vários anos e edições da Cúpula uma resposta a esses questionamentos.

Especialistas e temas

Segunda-feira – 5 de junho – Dia do Meio Ambiente – Na ANA

8h45min. – Sessão 1- Boas Vindas: José Machado (diretor presidente da ANA), João Bosco Senra (SRH/MMA), Cristina Montenegro (PNUMA), Alberto Palombo (WWCo/RIRH)

9h30min – Painel “Informação e Conhecimento sobre Água – Necessidades e Desafios”: Richard Robarts (PNUMA, GEMS/Water), Rosalia Arteaga (OTCA), Benedito Braga (ANA);

11h30min. – Painel “Cooperação e Colaboração que facilitam o fluxo da informação sobre água”: Nelson da Franca * (OEA), Carlos Cobos (RIRH/ Guatemala), Jorge Hidalgo (IMTA, RELOB), Kenneth Reid (AWRA);

14h – Sessão 2 – Painel “Sistema de Gerenciamento de Informação de Recursos Hídricos e Instrumentos de Gerenciamento de Recursos Hídricos – Duas experiências: Brasil e México”: Juan Carlos Valencia (CONAGUA, México) e Sérgio Barbosa (ANA);

15h30min– Painel “WaterReach: Estamos conversando sobre água? – Como passar a mensagem sobre a importância do gerenciamento dos recursos hídricos para a comunidade em geral”: Cecy Oliveira (AguaOnline/IBEASA/RIRH), Jose Ochoa * (UCAB – Venezuela / Fundação Diálogo), Joaquín Costanzo (IPS-LAC / COM+), Maysa Provedello (BID)

16h45minj – Considerações finais: José Almir Cirilo* (CT-HIDRO/ UFPE)

17h – Sessão 3

Cerimônia de Abertura Oficial da WIS-8 no contexto da Semana do Meio Ambiente no Brasil: Cláudio Langone* (MMA), José Machado (diretor presidente, ANA), João Bosco Senra (SRH/MMA), Muriel Saragoussi* (SCA/MMA)

Assinatura de Acordo de Cooperação entre ABRH e AWRA: Rui Carlos Vieira da Silva* (ABRH), Kenneth Reid (AWRA).

17h30min. – 19h30min – Feira da Informação sobre Água e sessão de posters

Terça-feira – 6 de junho

8h30min – Sessão 4 – Boas Vindas: David Moody (WWCo / Fundação Diálogo)

8h40min – Palestra “ICT4W – Como a Tecnologia de Comunicação e Informação (TIC) auxilia o gerenciamento de recursos hídricos no contexto do Desenvolvimento Sustentável”: Alberto Palombo (WWCo/RIRH)

9:10 – Painel de Estudos de Casos relacionados a Informação sobre:

• Saúde e Água: Marta Bryce (CEPIS/OPS)

• Clima e Água: Francisco Villalpando* (OMM) e Francisco de Assis* (FUNCEME)

• Alimentação e Água: Maher Salman* (FAO)

• Ciência e Água: Paulo Egler (CGEE);

10h30min. – Painel “Nós da RIRH: Um sistema aberto para o intercâmbio de informações na região”: Shane Forsythe (CES), Maria do Carmo Zinato (SRH/MMA), Jorge Benites* (INRENA), Patrícia Aquing* (CEHI)

11h30min. – Painel “Entrega da informação na Década da Água para a Vida – Relação entre ciência, capacitação e entrega de informação e conhecimento em apoio ao Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos (GIRH)”: Cecy Oliveira (AguaOnline/IBEASA/RIRH), Samuel Barreto* (WWF-Brasil), Elizabeth Cartacho (UFAM), Zelmira May (UNESCO-LAC).

12h20min. – Considerações finais: David Moody (WWCo / Fundação Diálogo)

14h – Sessão 5 – Diretrizes para o trabalho em grupo – Questões e Desafios-Chave: David Moody (WWCo / Fundação Diálogo), José Edil Benedito (ANA) e Alberto Palombo (WWCo/RIRH)

14h30min – Discussão em grupos

16h15min – Discussão em grupos

16h45min – Resumo do dia e Considerações finais: Zelmira May (UNESCO-LAC)

Quarta-feira – 7 de junho

8h30min. – Sessão 6 – Boas vindas e orientação aos grupos: David Moody (WWCo / Fundação Diálogo), José Edil Benedito (ANA) e Alberto Palombo (WWCo/RIRH)

9h – Discussão em grupos

10h30min. – Apresentação dos grupos e conclusões

11h30min– Redes Ambientais e a iniciativa EcoMundus: Sean Khan (PNUMA, Nairobi), Volney Zanardi Júnior (MMA)

12h30min – Comentários finais – “Próximos passos – Construindo uma parceria além das fronteiras, idiomas e disciplinas para o compartilhamento de informações sobre água”.

Para se inscrever acesse: http://www.aguaonline.com.br/shop

Bioma Pampa

O Ministério do Meio Ambiente promoverá entre os dias 9 e 11 de junho, em Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, o 2º Seminário do Bioma Pampa e 1º Seminário Internacional do Bioma Pampa. No encontro serão debatidos temas como áreas prioritárias para conservação, uso sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade, Plano Nacional de Áreas Protegidas, perspectivas e propostas para políticas transfronteiriças voltadas à conservação e desenvolvimento sustentável do Pampa, alternativas econômicas e sustentabilidade, impactos ambientais, Agenda 21, participação social e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do bioma.

Como parte da programação, ainda, serão empossados os membros do Grupo de Trabalho do Bioma Pampa, formados por 18 instituições governamentais e da

sociedade civil.

Jornalismo ambiental

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná está com inscrições abertas para o curso de extensão em Jornalismo Ambiental. Com duração de 24 horas, o curso será realizado nas noites de 19 a 23 de junho, e ainda na manhã de sábado, dia 24.

A iniciativa tem como objetivo dar subsídio para a compreensão da temática ambiental dentro do jornalismo, com ênfase em conservação da natureza, abastecendo os participantes com informações e promovendo o debate.

São ofertadas 25 vagas e a inscrição custa R$ 90,00. Mais informações no site da universidade: www.pucpr.br – seção Extensão e Eventos. Ou ainda pelos telefones (41) 3271-1515 ou (41) 3271-2210/3271-1565.

Biomas Costeiros e Marinhos

O I Simpósio sobre Biomas Costeiros e Marinhos, que será realizado de 05 a 09 de junho, em Salvador, Bahia, objetiva ampliar o debate em torno destes ecossistemas localizados ao longo do litoral, e que estão mais sujeitos à degradação devido aos aglomerados humanos uma vez que a maioria da população brasileira está concentrada nestas regiões.

O foco estratégico deste evento será a busca de soluções e de alternativas que minimizem os impactos ambientais e, ao mesmo tempo, apontem para um horizonte ambientalmente menos degradante.

Durante os dias de realização do Simpósio, especialistas, pesquisadores, dirigentes públicos e representantes do setor privado e do Terceiro Setor debaterão o tema de forma a alavancar possibilidades concretas de superação dos problemas que afetam esses biomas.

Programa

Estes são alguns dos temas e plaestrantes convidados:

Amazônia Azul: um Projeto da Marinha Brasileira – Vice-Almirante Dr. João Afonso Prado Maia de Faria; Os Biomas Costeiros e Marinhos –

Dra. Ana Paula Leite Prates – Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA

O Papel do Terceiro Setor na Conservação dos Biomas Costeiros e Marinhos – Dr. Sérgio de Mattos Fonseca – Associação de Proteção aos Ecossistemas Costeiros

Processo eleitoral em Comitês de bacias do RGS

Os Comitês Ijuí e Piratinim informam que está aberto o processo eleitoral em ambos os comitês.

Para concorrer a uma das vagas do Comitê Ijuí os interessados podem se inscrever em uma ou mais categorias, das seguintes:

Grupo dos Representantes dos Usuários da Água:indivíduos, grupos, entidades públicas e privadas e coletividades que, em nome próprio ou no de terceiros, utilizam os recursos hídricos como: a) insumo em processo produtivo ou para consumo final; b) receptor de resíduos; c) meio de suporte de atividades de produção ou consumo”.

1. Abastecimento Público: esta categoria compreende entidades ou empresas, públicas ou privadas, que atendam o abastecimento de água potável à população e que captem a água bruta nos domínios da bacia hidrográfica. (02 vagas );

2. Drenagem e Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos: esta categoria congrega entidades responsáveis pelo condicionamento e pela drenagem das águas pluviais e entidades ou empresas, públicas ou privadas, titulares ou concessionárias, responsáveis pela coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto e dos resíduos sólidos domésticos, gerados na área de domínio da bacia hidrográfica; (01 vaga )

3. Produção Rural: entidades representativas dos produtores das seguintes atividades: cultivos irrigados; cultivos não irrigados que utilizam fertilizantes e defensivos agrícolas; pecuária (criadores bovinos, ovinos, suínos, bubalinos, caprinos, etc); silvicultura; aqüicultura (aqueles que produzem em cativeiro organismos do habitat predominantemente aquático, tais como peixes, camarões, rãs, entre outras espécies) e outros. (04 vagas);

4. Indústria: esta categoria congrega as entidades representativas das entidades de transformação e beneficiamento de produtos, que desenvolvem esta atividade na área da bacia hidrográfica. 02 vagas;

5. Geração de Energia: esta categoria compreende entidades ou empresas, públicas ou privadas, concessionárias dos serviços de geração de energia, utilizando água nos domínios da bacia hidrográfica. (03) vagas ;

6. Lazer e Turismo: esta categoria congrega as associações das instituições e empresas que promovem ou que prestam serviços na área do lazer e do turismo, e que utilizam as águas da bacia hidrográfica para estes fins. (01 vaga);

7. Gestão Urbana e Ambiental Municipal: esta categoria congrega as instituições públicas municipais, da administração direta, com responsabilidade legal pela gestão urbana e ambiental dos municípios. (03 vagas);

Grupo dos Representantes da População:

1. Legislativos Estadual e Municipal: esta categoria congrega os representantes da Assembléia Legislativa do Estado e os representantes das Câmaras Municipais de Vereadores dos municípios cujo território, total ou parcialmente, estejam inseridos na área da bacia hidrográfica. (02 vagas );

2. Associações Comunitárias e Clubes de Serviços Comunitários: esta categoria congrega

a) as associações civis, sem finalidades lucrativas, que congreguem cidadãos e moradores das diferentes comunidades da bacia hidrográfica;

b) os clubes de serviço que atuam na área da bacia hidrográfica. (03 vaga );

3. Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão: esta categoria compreende as instituições que ministram o ensino, as que desenvolvem a pesquisa científica e tecnológica, bem como as que prestam serviços de extensão na área da bacia hidrográfica.( 02 vagas);

4. Organizações Ambientalistas: esta categoria compreende as instituições não governamentais que se dedicam ao estudo, à compreensão, à formação do conhecimento, à capacitação e à intervenção, com o objetivo da sustentabilidade ambiental na área da bacia hidrográfica. (03 vagas);

5. Organizações Sindicais: esta categoria compreende as entidades sindicais de trabalhadores, com abrangências estaduais, regionais ou locais, que atuam na bacia hidrográfica. (03 vagas);

6. Associações de Profissionais: esta categoria compreende as entidades que congregam profissionais dos níveis médio e superior, das diversas áreas da ciência e da tecnologia. (02 vagas);

7. Comunicação: esta categoria compreende as associações que representam os meios de comunicação da imprensa escrita, falada e televisionada, de âmbito regional ou local e, na sua ausência, os representantes dessa atividade, legalmente instituídos mediante documento próprio. (01 vaga).

Leave a Reply

Your email address will not be published.