O V Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental – Gestão Integrada do Ambiente – inicia na próxima segunda-feira (22.05) no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. O encontro terá a apresentação de 230 trabalhos técnicos inscritos, palestras e painéis com a participação de especialistas de instituições da área ambiental do Brasil e do exterior. Os debates abordarão entre outras questões: Responsabilidade pelo Dano Ambiental; Cidades Sustentáveis; Processos Ecoeficientes; Ciclo de Vida do Produto e Gestão Integrada do Ambiente – a visão das organizações.
Neste primeiro dia (22.05), as atividades do simpósio terão início às 8h30min com a abertura oficial e a palestra Análise de Risco Ambiental – ministrada por Benjamin Parkhurst, PhD em Zoologia e Toxicologia Ambiental da Universidade de Wyoming no Estados Unidos
A seguir será apresentado o painel – Eficiência no Uso de Recursos: energia e água, com a participação de José Carlos Mierzwa , professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da USP e Coordenador de Projetos do Centro Internacional de Referência em Reuso de Água (Cirra) e de José Keler Wagner da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
A partir das 13h30min iniciarão as apresentações, sob forma de posters, dos trabalhos técnicos e às 14h30min , a palestra Integração de Sistemas de Gestão: Qualidade, Meio Ambiente e Segurança por Juan Ribó, engenheiro químico e pesquisador do Laboratório de Toxicologia Ambiental da Universidade da Catalunya, Espanha.
Entre os palestrantes convidados destacam-se as participações de Montserrat Peña Marotias, membro do Projeto Gema – Gerando Empregos em Meio Ambiente, da Espanha; de Jorge Price, do IPES –Promoção para o Desenvolvimento Sustententável, do Peru e de João Meireles Filho, coordenador geral do Instituto Peabiru, da Amazônia, no painel – Sustentabilidade Ambiental e Inclusão Social
Serão entregues o Prêmio REFAP Gestão Integrada do Ambiente aos trabalhos com destaque nos temas monitoramento ambiental, tratamento, gestão, ciclo e reuso da água e o Prêmio COPESUL Responsabilidade Social nas áreas de educação ambiental, dano, cidade sustentável, ecoeficiência e risco ambiental.
Nos dias 22 e 23 de maio ocorrerão, também, minicursos, a partir das 16h30min., ministrados pelos palestrantes convidados, sobre os temas: Análise de Risco Ambiental; Conservação e Reuso da Água; Integração de Sistemas de Gestão:Qualidade, Meio Ambiente e Segurança; Cooperativas de Catadores e Gerando Empregos em Meio Ambiente.
O evento é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES/RS) e da Faculdade de Engenharia da PUCRS. Tem o apoio das entidades: Corsan, Fepam, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, UFRGS , CNPq, Refap, Gerdau, Copesul, Aracruz , Caixa Econômica Federal e CGTEE.
Informações sobre a programação na íntegra e inscrições podem ser obtidas pelo fone (51) 2108 3111 e pelo site:
www.abes-rs.org.br/qualidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa da ABES-RS.
WIS8 mostra experiências bem sucedidas

Experiências bem sucedidas de sistemas de informação sobre água e de entrega dessas informações à comunidade estarão sendo mostradas na 8a. Cúpula de Informação sobre Água, que acontece de 5 a 7 de junho, em Brasília.
O evento, que tem o apoio do Ibeasa e da Aguaonline, vai trazer especialistas e experiências internacionais ao Brasil e exibir algumas propostas inovadoras, como a da Exposição Água para a Vida, Água para Todos, da WWF, que percorre o país oferecendo um painel vivo para ensinar fatos sobre a água para crianças e adultos. Ou a do Projeto Viva a Natureza, desenvolvido em parceria entre o Colégio Marista Aparecida, de Bento Gonçalves (RS), a Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente (Fiema) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Além da criatividade destas duas propostas destaca-se a “tradução” do conhecimento sobre água para uma linguagem acessível para crianças e até mesmo adultos que não tenham formação especializada no tema.
As inscrições podem ser feitas através da Aguaonline, clicando em: WIS8.
Veja no arquivo abaixo a programação completa do WIS8.
Plano Nacional de Águas percorre o Brasil
O primeiro encontro público para apresentação do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) será no estado do Mato Grosso do Sul, dia 22 de maio. Em seguida, serão realizados encontros na Bahia (23) e Ceará (24). Organizados pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (SRH/MMA) por meio das Comissões Executivas Regionais (CER) e demais parceiros, os encontros públicos serão realizados nos 26 estados e no Distrito Federal, no período de 22 de maio a 30 de junho.
Aprovado em 30 de janeiro deste ano no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e lançado no dia 3 de março o Plano de Águas do Brasil terá espaço temporal de 15 anos (até 2020), além de alguns do seus tópicos revisados a cada quatro anos, de acordo com os planos plurianuais.
O Brasil é o primeiro país do sul do continente a concluir seu planejamento estratégico de gestão de águas dentro do prazo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na agenda da Cúpula de Joanesburgo (Rio + 10) e das Metas do Milênio, que indicaram aos países integrantes da ONU que elaborassem seus planos de gerenciamento integrado dos recursos hídricos até 2005.
Agenda dos Encontros Públicos
Mato Grosso do Sul – 22/05/06, às 11h, no Auditório da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) – R. Dom Aquino, 119 – Centro, em Corumbá
Bahia – 23/05/06, às 18h, no Hotel Bahia Othon Palace – Av. Oceânica, 2294 – Ondina, em Salvador
Ceará – 24/05/06, às 9h, no Auditório da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – R. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz, em Fortaleza
Leave a Reply