Alemanha quer ser campeã mundial do meio ambiente

Economia de energia será um dos posntos fortes da estratégia da Gol Verde.

Frankfurt/ Nairóbi, 17 de maio de 2006 – Enquanto a expectativa mundial a cerca da Copa do Mundo da FIFA de 2006 atinge seu auge, membros da seleção do Gol Verde se reuniram hoje na Alemanha para revisar o projeto de cuidado com o meio ambiente que será o maior para um torneio de futebol de toda a história.

O Gol Verde, organizado pelo Comitê de organização da Alemanha e cujo pelotão é formado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Instituto Oeko, decidiram apresentar nos telões espalhados pelas cidades da Copa um curto e engenhoso filme com mensagens sobre o meio ambiente como parte do aquecimento antes de cada partida.

O filme, que está marcado para ser exibido pela primeira vez em Berlim na próxima semana, termina com o slogan “Campeão mundial do meio ambiente – Estamos trabalhando para isso”.

Após a reunião com o Vice-Presidente Executivo do Comitê de Organização, Wolfgang Niersbach, o Diretor da Divisão de Comunicação e Informação Pública do PNUMA, Eric Falt – que é responsável também pelas iniciativas de esporte e meio ambiente da organização – disse hoje: “Pela primeira vez os cuidados com o meio ambiente terão prioridade máxima nessa competição, com objetivos claros e mensuráveis, e esperamos que a iniciativa deixe um legado”.

O time do Gol Verde, cujas estrelas incluem a lenda do futebol alemão Franz Beckenbauer e o ex-Diretor Executivo do PNUMA Klaus Toepfer, também é responsável pelos toques finais no esquema de Neutralização Climática, que irá contrabalancear todas as 100 mil toneladas de dióxido de carbono geradas pelo sistema de tranportes, construção e manutenção dos estádios da Alemanha, e pela presença dos mais de 3,2 milhões de espectadores.

Como parte de um plano sólido de preservação ambiental, quem comprar os ingressos para qualquer uma das partidas nos 12 estádios da copa poderá usá-los para ter acesso gratuito ao local do jogo por meio dos transportes públicos durante 24h, de acordo com o plano de ingresso Kombi.

O acordo de ingressos Kombi irá custar cerca de 2 milhões de euros ao Comitê de organização da Copa do Mundo de 2006, mas deverá evitar a emissão de vários gases causadores do efeito-estufa ao reduzir o uso de veículos particulares.

Outras táticas, como a de economizar energia elétrica, estão centradas nas atividades dos estádios. Por exemplo, sistemas de gerenciamento de energia de última geração foram instalados no estádio de Munique e devem promover uma redução de 20% no consumo de energia todos os dias, sejam eles dias de jogo ou não.

Além disso, o gramado do Olympiastadion, entre outros estádios, será irrigado por um sistema especial que capta a água da chuva, e mictórios sem água nos banheiros masculinos serão utilizados em diversos locais selecionados.

“Impactos ambientais, inclusive aqueles que causam aumento das taxas de mudanças climáticas, estão sendo cada vez mais levados em consideração em eventos esportivos. O movimento olímpico, do qual o PNUMA é um parceiro atuante, tem de diversas maneiras guiado o caminho”, disse Falt.

“O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2006 tem sido veemente na busca das mesmas considerações para o mundo do futebol. Nós fomos encorajados tanto por seus planos quanto por seu entusiasmo e esperamos ansiosamente trabalhar com o comitê e com a FIFA, bem como esperamos atingir resultados sólidos, confiáveis e aparentes em áreas como eficiência energética, cuidado com o desperdício e economia de água”, acrescentou Falt.

Leia mais sobre os objetivos e intenções do Gol Verde em:

http://greengoal.fifaworldcup.yahoo.net

Sobre a iniciativa Esportes e Meio Ambiente do PNUMA, acessar:

www.unep.org/sport_env.

Fonte: Pnuma

Ambev mostra gestão ambiental

O público que visitar o estande da AmBev na Apas 2006 – Feira da Associação Paulista de Supermercados terá a oportunidade de conhecer algumas das ações de responsabilidade corporativa que a Companhia desenvolve em todo o País., entre elas peças feitas com material reciclável, exibição de vídeo sobre gestão ambiental e uma ação de conscientização sobre os riscos do uso indevido do álcool.

No local, haverá uma exposição de objetos confeccionados com material reciclável e assinados por artistas plásticos, artesãos e designers finalistas do Prêmio AmBev de Reciclagem, realizado no ano passado.

A mostra inclui uma rede feita de pétalas de garrafas PET, bonecos de latas de cerveja e refrigerantes e um banquinho feito de garrafas PET 2 litros, entre outras peças .

A Apas 2006 acontece entre os dias 22 e 25 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O copo da Copa

Com a questão de evitar o desperdício como prioridade, os organizadores apresentaram o “Copo da Copa” reutilizável. Os espectadores farão um depósito caução de um Euro pelo copo que utilizarem e poderão adquirir um só copo em cada evento.

Também foi anunciado que 300 voluntários, treinados para educar os espectadores sobre os objetivos do Gol Verde, estarão em cada um dos 12 estádios.

Uma brochura sobre o Gol Verde, com os logotipos das organizações que apóiam a iniciativa, que inclui o PNUMA, o Ministério do Meio Ambiente, DBU, FIFA, Deutsche Telekom, Plastics Europe, Coca Cola, Deutsche Bahn, EnBW and Total, já está disponível em estações de trem e metrô nas 12 cidades que abrigarão o torneio.

A brochura, elemento-chave para a conscientização do público, foi enviada nessa semana para 25.000 jornalistas em todo o mundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.