
Tradução: MCZinato
Uma rede de legisladores de todo o mundo uniu-se à COM+ – uma Aliança de Comunicadores para o Desenvolvimento Sustentável – para lançar conjuntamente um diálogo ambicioso de três anos sobre Mudança Climática, com o tema Um olhar além de 2012, para se conseguir acordos para alternativas além do Protocolo de Quioto.
Esta série de diálogos de alto nível reunirá legisladores dos países do G8, assim como a Índia, China, Brasil, México, África do Sul, Espanha e Austrália, com lideranças empresarias, sociedade civil e formadores de opinião internacionais para gerar um entendimento sobre os cenários que vão além de Quioto e para discutir um acordo sobre mudanças climáticas em 2012. A série de diálogos vai englobar o processo de mudança climática do G8 até a Cúpula de Tóquio em 2008.
Em sua mensagem de apoio divulgada durante a conferência de imprensa, Tony Blair, Primeiro Ministro do Reino Unido, disse: “Estou satisfeito de que o GLOBE, em parceria com a Aliança COM+, tenha criado um fórum para legisladores do G8 e os principais países com economias emergentes, para discutir essas importantes questões de maneira aberta e franca. De maneira relevante, noto que o Diálogo GLOBE cobrirá as discussões do G8 e buscará fazer contribuições de forma regular. Os legisladores têm um papel crucial na promoção da consciência, encorajando o debate junto a seus grupos e, obviamente, instando suas lideranças à participação.”
“Não tenho dúvidas, de qualquer maneira” disse Blair, “de que as mudanças climáticas são o maior desafio ambiental que enfrentamos. A evidência de tal mudança está agora preponderando. As previsões das escalas das mudanças que estão por vir, e seu impacto, são assustadoras. Sem ação para reduzir as emissões gases causadores do efeito-estufa provocadas pelos seres humanos os especialistas prevêem que as temperaturas médias globais poderão subir até 5,8°C e o nível do mar atingir 88 cm a mais até o fim deste século. Tais mudanças alterarão drasticamente nosso meio ambiente, nossas economias e nossa forma de vida”.
Durante a conferência de imprensa os organizadores anunciaram que a primeira reunião acontecerá em St. Petersburg, Rússia, antes da Cúpula do G8 em julho.
“Como legislador”, frisou Joan Ruddock, membro do Comitê Parlamentar para o Desenvolvimento Internacional e co-anfitrião dessa reunião em Londres, “temos um papel vital a desempenhar nesse processo. Juntos, com meus pares parlamentares do G8 e dos países em desenvolvimento, temos uma oportunidade-chave com esse Diálogo de contribuir para encontrar soluções e, de forma especial, para nossos governos honrarem os compromissos que fizeram. As mudanças climáticas são tanto um problema nacional quanto global e uma questão que transcende afiliações políticas. Esta é uma questão que nos afeta a todos e este Diálogo assegurará que nossa contribuição será levada em conta”.
“Para o Banco Mundial”, disse Ian Johnson, vice-presidente do Banco Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, “esse diálogo de vários atores representa uma oportunidade única para seu engajamento com seus grupos que serão instrumentais na busca de soluções que nos darão ímpeto para seguir um caminho de desenvolvimento menos dependente do carbono, tanto em países ricos quanto nos que estão em desenvolvimento. Essa é uma preocupação global e, portanto, advogados, comunidade empresarial, sociedade civil e formadores de opinião têm que estar envolvidos. GLOBE e COM+ estão contribuindo para a geração de um novo espaço de interação que complementará o processo intergovernamental”.
O diálogo compreenderá pelo menos dois fóruns anuais internacionais, assim como fóruns específicos por país na China, Índia e Estados Unidos. Um Conselho Consultivo Internacional compreenderá representantes do Parlamento Europeu, o Lok Sabha Indiano, o Parlamento Canadense, o Japanese Diet, o National People´s Congress Chinês, British Petroleum, Banco Mundial, COM+ e outros representantes do setor privado. Exemplos de Parlamentares nesse Conselho são Lord Hunt de Chesterton; Anders Wijkman MEP, Parlamento Europeu; Dr Reinhard Loske MdB, Alemanha;
Representante Takeshi Maeda, Japão; Bryon Wilfert MP, Canadá; Deputado Mikhail Zalikhanov, Rússia; e Suresh Prabhu MP, Índia.
De acordo com Sigmar Gabriel, ministro do Meio Ambiente da Alemanha, “através do diálogo dos legisladores e da comunidade empresarial do G8 mais cinco, uma base para um consenso sobre negociações climáticas poderia ser conseguido. A interação das séries de diálogo com o processo Gleneagles abre uma grande oportunidade.”
Em busca do consenso
A Série de Diálogos tem o objetivo de oferecer um Fórum fora das estruturas internacionais formais para legisladores, líderes empresariais seniors, sociedade civil e formadores de opinião para discutir cenários pós 2012 (quando o Protocolo de Quioto expira) sem as restrições de uma posição de negociação governamental formal.
Também espera gerar um maior entendimento entre os legisladores, empresários e organizações-chave da sociedade civil sobre as prioridades de cada país e como alguma acomodação política futura poderia ser alcançada.
O que é GLOBE?
GLOBE (Global Legislators Organization for a Balanced Environment) é uma rede de legisladores individuais ao redor do mundo que busca educar os parlamentares sobre questões ambientais e promover políticas de apoio ao desenvolvimento sustentável.
O que é COM+?
A Aliança COM+ (www.complusalliance.org) é uma parceria de organizações internacionais e profissionais da comunicação de diversos setores comprometidos em usar comunicação para avançar no sentido de uma visão de desenvolvimento sustentável que integre seus três pilares: econômico, social e ambiental.
Ao oferecer uma plataforma de compartilhamento de conhecimento, de desenvolvimento de boas práticas e criação de sinergias, COM+ espera apoiar ativamente comunicações criativas e inspiradoras para todo o mundo a fim de levar o desenvolvimento sustentável para mais perto do público.
Leave a Reply