
O Dia Mundial do Meio Ambiente é anualmente celebrado em 5 de junho, sendo o veículo usado pelas Nações Unidas para estimular a conscientização sobre o meio ambiente em todo o mundo, além de promover a atenção e ação política nesse sentido.
O tema selecionado para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2006 é Desertos e Desertificação e o lema: Não Abandone os Desertos! O lema enfatiza a importância de se protegerem as áreas áridas que cobrem mais de 40% da superfície do planeta.
Esse ecossistema é o lar de um terço da população mundial que é a mais vulnerável do planeta. As celebrações principais do DMMA 2006 serão realizadas na Argélia, com a presença do PNUMA na Cidade de Argel que é anfitriã deste dia das Nações Unidas. Várias organizações de diversos países estão organizando atividades para marcar este dia na agenda de suas comunidades.
No Brasil, WIS-8 apresenta projetos do PNUMA
EcoMundus será uma das iniciativas relacionadas ao uso da Internet para a disseminação de experiências e boas práticas ambientais, inclusive de recursos hídricos, que já confirmou presença na VIII Cúpula de Informações sobre Água (WIS-8), que acontece na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), entre 5 e 7 de junho de 2006.
Outros projetos e instituições já confirmaram presença, tais como o Programa Água / Sistema de Monitoramento Ambiental Global também das Nações Unidas (GEMS/Water) e a Biblioteca Virtual de Saúde Ambiental (BVSA) do Centro Pan-americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente (CEPIS/ OPS). (Veja mais sobre estes dois projetos em nossa Edição 296).
Outro projeto que será apresentado e discutido na WIS-8, gerado em parceria pelo PNUMA é o Projeto DELTAmerica, que criou uma nova plataforma na Internet para a Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH), composta de seis nós regionais, distribuídos geograficamente, dentre eles um exclusivamente dedicado ao Brasil – o Nó Brasil da Rede Interamericana.
A sessão de posters que se realizará no Dia do Meio Ambiente fará parte das celebrações no Brasil, chamando a atenção para diversas formas de se usar a Internet para promover o intercâmbio de experiências e lições aprendidas e prover informações adequadas em tempo real para tomadores de decisão e elaboradores de políticas em gerenciamento integrado de recursos hídricos. Não é necessário inscrição para participar desta sessão que acontecerá no auditório da ANA no fim da tarde.
Plataforma da RIRH
A nova plataforma da RIRH, construída pelo Projeto DELTAmerica (GEF, PNUMA, OEA, SRH/MMA e RIRH) pretende garantir meios mais fáceis e rápidos de disseminar informação sobre água na Internet. Estruturados como nós de uma rede de pescar, esses websites foram construídos de acordo com padrões internacionais estabelecidos coletivamente durante as Cúpulas de Informação de Água e devem se tornar, integrados num único sistema, o mais eficiente mecanismo de busca de informação sobre recursos hídricos nas Américas. A essência de cada website é o banco de dados relacionados entre si, servindo como poderosos mecanismos de busca. Quando concluída sua última fase, o Nó Central da Rede terá a capacidade de buscar dados em todos os Nós Regionais da RIRH, exibindo resultados, sobre qualquer assunto, nas Américas.
Mais informações sobre a VIII Cúpula de Informação sobre Água estão disponíveis do website da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH) dedicado ao Brasil (banner WIS-8).
A lista de discussão do Consórcio WaterWeb está divulgando as novidades e avanços sobre o evento, assim como outras informações sobre o tema. Participe, entrando no website e clicando em Join this Group.
Fonte: Comitê Organizador da WIS-8
Para se inscrever antes de 15 de maio de 2006, clique aqui.
EcoMundus
A iniciativa EcoMundus, anteriormente conhecida como UNEP.net, é uma iniciativa catalisada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para implementar uma parceria global para o intercâmbio de informações ambientais. Seu objetivo é colocar em prática um confiável mecanismo baseado em uma estrutura padrão que oferecerá acesso a informações e dados ambientais de instituições, programas e iniciativas relevantes. Faz parte de uma iniciativa mais ampla do PNUMA chamada Environment Watch – um sistema multi-escalas bastante coerente proposto para manter a situação ambiental global em constante revisão. Ele responde a pontos chave consensuados que emergiram de quase 3 anos de consultas a vários atores envolvidos na gestão ambiental sobre como fortalecer a base científica do PNUMA. (Veja http://science.unep.org).
Leave a Reply