FIEMA mostrou novidades em soluções ambientais

Workshop trouxe novidades em pesquisa, legislação e tecnologia.

Foto: Assessoria de Comunicação da FIEMA.

Cobertura especial diretamente de Bento Gonçalves (RS)

A segunda edição da Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente (Fiema Brasil), em Bento Gonçalves, mostrou várias novidades em soluções ambientais para os setores agrário, industrial e público. É o caso da Rofti Química Industrial, que desenvolveu uma idéia simples, mas de grande eficácia para evitar a contaminação do solo. A empresa, localizada na cidade de Estância Velha (RS), está começando a produzir água sanitária, para consumo doméstico, com o sal proveniente do pólo de curtumes que existe na região. “Quando não é reaproveitado, este resíduo contamina o solo e gradativamente provoca a extinção das espécies que vivem nos rios”, explica Luiz Antônio Garcia, diretor da empresa. Ele informa que, já a partir deste mês, serão aproveitadas diariamente 1,5 toneladas de sal para a produção de 20 mil litros de água sanitária, que será distribuída e comercializada.

Outro lançamento foi mostrado pela Isca, empresa do município de Ijuí (RS) que desenvolve ferramentas e soluções para manejo de pragas. Trata-se de uma armadilha para mosquitos, resultado de uma pesquisa da empresa em conjunto com uma universidade de São Paulo. O produto serve para fazer o controle de insetos transmissores de doenças, como malária, dengue e febre amarela, sem a utilização de inseticidas, mas através de atrativos alimentares e feromônicos (cheiros). “O objetivo é oferecer às prefeituras um método mais eficaz para o monitoramento de focos desses insetos e dessas doenças”, diz Leandro Mafra, gerente da empresa. Ele informa que a tecnologia já despertou o interesse dos Estados Unidos, que encomendou 200 unidades do produto.

O segmento de tratamento de efluentes industriais e de saneamento básico também apresentou lançamentos na Fiema Brasil. A Weatherford, empresa americana que desde 1998 tem uma unidade no Brasil, em São Leopoldo, mostra seu mais novo equipamento para tratar efluentes. Trata-se de um misturador, utilizado no processo de descontaminação da água, que tem volume e potência menores do que seus similares. “A idéia de lançar um equipamento para estações de tratamento menores surgiu da necessidade de atender indústrias de pequeno e médio porte, que, nos últimos anos, têm se preocupado mais com o reaproveitamento de recursos naturais”, destaca Alexandre Maciel, diretor comercial. Ele acrescenta que este equipamento é produzido somente pela unidade brasileira e, após a feira, deve ser comercializado em todo país.

Com 200 expositores e uma estimativa de gerar R$ 10 milhões em negócios, a feira atraiu 27 mil visitantes e ao Parque de Eventos de Bento Gonçalves. O workshop sobre sistemas de gestão ambiental e o Projeto Viva a Natureza, com atividades educativas para estudantes de escolas da região, também tiveram um público expressivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FIEMA

Resilimp debate aterros sanitários

Entre os assuntos em destaque no RESILIMP e ISWA Beacon Conference 2006, que acontece de 9 a 12 de maio no Expo Center Norte (São Paulo), está o monitoramento de aterros sanitários. Especialistas da área vão apresentar palestras que abordam desde o acompanhamento de águas subterrâneas até os gases gerados no processo de degradação dos resíduos orgânicos.

Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP/São Carlos, a arquiteta e urbanista Adriana Antunes Lopes abordará no dia 11, às 11h30min, o tema “Monitoramento da Água Subterrânea em Aterros Sanitários”. Em sua tese de doutorado, a pesquisadora aponta os resultados de análises físico-químicas realizadas em amostras de água colhidas em aqüíferos freáticos localizados em áreas de influência de aterros sanitários do estado de São Paulo.

“A conclusão da pesquisa foi de que está ocorrendo percolação de chorume para o lençol freático, comprometendo assim a qualidade da água, resume Adriana. O trabalho mostra que o monitoramento de aterros sanitários é fundamental, pois auxilia na gestão dos resíduos sólidos, prevenindo impactos ambientais.

Cláudio Mahler, coordenador do Grupo de Estudos de Tratamento de Resíduos da COPPE/UFRJ, levará para o RESILIMP a palestra “Novos/Velhos Processos de Monitoramento de Aterros Sanitários”, marcada para dia o 11, às 9h. “Operadores de aterros controlados e sanitários não costumam começar a monitorar os aterros antes de enfrentar sérios problemas, falhas ou serem obrigados por questões legais, exigência de promotores ou órgãos públicos”, argumenta Mahler, que vai apresentar três exemplos de aplicações de monitoramento largamente empregadas na Alemanha em aterros. “Uma delas compreende um modelo recente de dispositivos e procedimentos de inspeção por TV”, adianta.

Engenheiro sanitarista da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, Cícero Antônio Antunes Catapreta vai ministrar no dia 12, às 9h40min, o tema “Monitoramento Qualitativo do Biogás no Aterro Sanitário de Belo Horizonte”. Segundo o especialista, a produção de metano em aterros municipais em todo o mundo representa de 5 a 15% do metano total lançado na atmosfera. “O metano é de 20 a 25 vezes mais efetivo que o gás carbônico na absorção da energia infravermelha, contribuindo significativamente para o aumento do efeito-estufa”, alerta. Catapreta vem realizando o monitoramento da geração de gases no aterro sanitário de Belo Horizonte, que tem como objetivo principal o acompanhamento do processo de decomposição da massa de resíduos sólidos urbanos aterrada, bem como auxiliar na avaliação dos impactos resultantes da operação do aterro.

Promovido pela ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o RESILIMP 2006 – Seminário Internacional de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública acontece entre os dias 9 e 12 de maio, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. Essa edição do seminário traz como parte de sua programação, e pela primeira vez no Brasil, a ISWA Beacon Conference, consagrada conferência técnica internacional regularmente promovida pela ISWA – International Solid Waste Association em diversos países, que contará com a participação de nomes consagrados na área de resíduos sólidos do mundo todo.

Reciclando para longa vida

A Tetra Pak, empresa de soluções nas áreas de processamento, envase, embalagem e distribuição de alimentos participou da FIEMA com a demonstração do processo de reciclagem das embalagens longa vida. O estande, com móveis e placas feitas de material reciclado, mostrou todos os materiais que podem ser obtidos a partir da reciclagem de embalagens da Tetra Pak, com utilização da mistura de plástico e alumínio obtidos a partir de embalagens longa vida.

Uma das novidades da empresa é a tecnologia 100% brasileira de reciclagem de embalagens longa vida a plasma, que permite a separação total dos componentes das caixinhas pós-consumo: o papel, o plástico e o alumínio, que voltam para a cadeia produtiva como matérias-primas de alta qualidade.

ABES-RS promove seminário sobre riscos no saneamento

O seminário será realizado de 12 a 14 de julho, em Gramado, na sede da FAURGS. O objetivo é apresentar e discutir metodologias de identificação e avaliação de riscos nas diversas etapas dos serviços de abastecimento de água, o estágio da elaboração dos planos de Gestão de Riscos e Segurança nos Serviços de Água e Esgoto na América Latina e compartilhar experiências aplicáveis à realidade brasileira, no setor de saneamento.

Também está incluída no seminário a discussão e análise das propostas de novas normas de certificação no setor de saneamento – série ISO 24000 e conhecer a sistemática de elaboração desta Norma, sua fase atual e possibilidades de sugestões adequando-a à realidade brasileira.

Entre os temas a serem abordados estão:

1. Certificação do setor de saneamento – a ISO 24000

a) O estágio atual e a visão da AIDIS: Jean Luc Redaud (França) e Javier Mijangos (AIDIS Argentina)

b) A visão do setor de saneamento – aspectos da ISO 24000

c) A Visão dos Fornecedores e a Gestão de Saneamento – Carlos Rosito

d) A visão do Ministério da Cidade

e) As relações da ISO 24000 e os indicadores do Premio Nacional de Qualidade em saneamento

f) Discussão em grupo de trabalho para subsídios a serem apresentados no congresso da AIDIS no Uruguai.

2. Gestão de Riscos e Segurança nos sistemas de água e esgotos:

a)planos de Gestão de Riscos e Segurança nos Serviços de Água e Esgotos: metodologias de identificação, avaliação e minimização de riscos nas diversas etapas dos serviços; requisitos para sua implementação;

b) compatibilidade com os Sistemas de Gestão de Qualidade – Eufemia Perez (Aguas Argentinas)

c) a situação no Brasil – a situação na América Latina, importância e perspectivas – Ivan Estribi, OPS

d) apresentação de cases –

Inscrição gratuita para o Clube

Os associados do Clube de Amigos da Aguaonline que se associarem até o dia 10 de maio e tiverem interesse neste evento podem se inscrever para o sorteio de uma vaga gratuita para o seminário, através do e-mail: agua@aguaonline.com.br .

Leave a Reply

Your email address will not be published.