
A Alcoa acaba de receber, em Washington, o prêmio OSAR de Manejo Notável dos Rios da América, outorgado pela NHA-National Hydropower Association (Associação Nacional de Energia Hidrelétrica dos EUA). A premiação da Alcoa baseou-se na excelência do trabalho realizado no Projeto Hidrelétrico de Tapoco, nos Estados do Tennessee e Carolina do Norte, pela Alcoa Power Generating Inc., subsidiária da Alcoa.
O projeto consistiu na liberação de água para dois ramais secundários dos rios Cheoah e Little Tennessee, bem como na proteção de uma área de mais de 40km2 na bacia do rio LittleTennessee. Abrangeu também a concessão permanente, à organização não-governamental The Nature Conservancy, de direitos de conservação permanentes sobre uma área de aproximadamente 25 km2, bem como de direitos de conservação por tempo limitado de outra área de 16 km2, ambas pertencentes à Alcoa.
O projeto implementado pela Alcoa será publicado no relatório The Outstanding Stewardship of America’s Rivers (Casos de Manejo Notável dos Rios da América), criado pela NHA, que apresenta aspectos exemplares da capacidade da energia hidrelétrica de gerar eletricidade limpa, renovável, confiável e a preço acessível, com simultânea proteção do eco-sistema ribeirinho. Constam do relatório projetos escolhidos por uma comissão julgadora composta por representantes da comunidade de qualidade da água, de ONGs e de empresas hidrelétricas.
“O Projeto Tapoco da Alcoa é um exemplo de gestão empresarial responsável. O enfoque cooperativo adotado por um amplo espectro das partes interessadas nos rios Tennessee e Cheoah beneficiará o meio ambiente agora e no futuro, por muito tempo, por meio de significativas estratégias de manejo da água e direitos de conservação”, afirmou George Martin, presidente da NHA.
A Associação Nacional de Energia Hidrelétrica dos EUA lançou o prêmio e o relatório OSAR em 1999 devido à importância dos rios norte-americanos e ao papel fundamental que a energia hidrelétrica desempenha em seu manejo. O relatório está disponível na Internet, no endereço www.outstandingrivers.org.
Sustentabilidade em condomínios

O Projeto Gênesis, condomínio residencial ecossustentável, localizado em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, idealizado pela Y. Takaoka Empreendimentos, acaba de obter a certificação NBR ISO 14.001, conferida a organizações que preservam e difundem conceitos de sustentabilidade ecológica.
Para obter a certificação, estão previstos objetivos, metas e monitoramentos ambientais, estudos técnicos e econômicos, elaboração de projetos além da obrigatoriedade de uso de madeira certificada em todos os empreendimentos Gênesis. Há também orientações a respeito de ações emergenciais que devem ser executadas no caso de incêndio em obras e florestas, assoreamento de barragens, contaminação de córregos, vazamento de óleo, acidentes com animais peçonhentos e acidentes humanos. Todos esses procedimentos são controlados periodicamente tanto por auditorias internas quanto externas.
Os conceitos de sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente, aliado a um incremento na qualidade de vida do morador propiciou atender a um público, que tem dificuldade de encontrar produtos dessa categoria no mercado. Enquanto aspectos como tratamento de esgoto além do exigido pela lei, construção de muros de arrimo para preservação da mata e reservar apenas 18% da área para lotes são observados como custos em outros empreendimentos; nos residenciais Gênesis essas iniciativas constituem uma oportunidade para atender aos anseios de um público qualificado, que contribui com a preservação do meio ambiente.
ABCON no Fórum de Líderes
O Setor Privado de Saneamento BásicoO está pelo segundo ano consecutivo representado no segmento de Infra-Estrutura e Energia – Saneamento, tendo a liderança dos votos, o empresário Fernando Ariani Mangabeira Albernaz, Diretor da ABCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto e Diretor Presidente de Águas de Limeira – primeira concessão privada de saneamento brasileira plena (água e esgoto), atualmente referência nacional no setor.
Os nomes são votados através de eleições livres e diretas, realizadas em agosto/setembro, pelos assinantes da Gazeta Mercantil , empresários e executivos, que escolhem aqueles que consideram os mais representativos em seus setores de atividade. São 123 eleitos, pertencentes a 41 segmentos dos negócios brasileiros. Esses empreendedores passam a integrar o Fórum de Líderes Empresariais que conta agora com 1.167 membros
O Fórum de Lideres Empresariais da Gazeta Mercantil foi idealizado por Herbert Levy e completa, em 2006, 29 anos de existência. Atualmente é integrado por 1.167 empresários de todos os setores econômicos e todos os estados brasileiros.
Dell aumenta % de reciclagem
A Dell aumentou a recuperação de produtos provenientes de clientes para reutilização e reciclagem em 72%, em peso, em comparação com os resultados de 2005. A Dell definiu a meta de recuperar um total de 125 milhões de quilos até o final de 2009 – quase o triplo do que recuperou no ano passado. A empresa pretende lançar os serviços de recuperação na América Latina e na China ainda este ano.
“A Dell tornará a recuperação de produtos tão fácil e conveniente quanto a compra de um novo e, ao mesmo tempo, ampliará sua rede de fornecedores engajados na recuperação de equipamentos”, diz Natasha Duarte, Gerente de Relações Governamentais da Dell Brasil
Informações sobre as iniciativas ambientais da Dell e uma cópia do relatório de sustentabilidade estão disponíveis em:www.dell.com/sustainabilityreport
Leave a Reply