
A oitava edição da Cúpula de Informação sobre Água ou WIS-8, de 5 a 7 de junho em Brasília, contará com a participação de especialistas internacionais da área. Promovida pelo Consórcio WaterWeb (WWCo), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Agência Nacional de Águas (ANA), a WIS-8 é um evento anual que se propõe discutir os desafios e as perspectivas para o futuro de grandes sistemas de informações, bancos de dados e mecanismos na Internet que permitem a divulgação da informação sobre água e meio ambiente a todos os interessados, com qualidade e eficiência.
O Comitê Organizador da WIS-8, ao prorrogar o prazo de entrega de resumos para o dia 28 de abril, sexta-feira, também confirmou as presenças dos diretores da Biblioteca Virtual de Saúde Ambiental (BVSA) e do Programa Água / Sistema de Monitoramento Ambiental Global (GEMS/Water) das Nações Unidas no evento.
Além da oportunidade de conhecer detalhadamente sistemas como estes, com grandes bancos de dados e mecanismos para integração de informações entre diferentes websites, os participantes da WIS-8 poderão participar dos debates sobre as perspectivas de futuro, as tendências e os desafios das tecnologias de informação e comunicação, especialmente quando lidam com abordagens sistêmicas como é o caso dos sistemas ambientais.
“Não adianta somente gerar dados, analisá-los e produzir conhecimento, se tudo isso não chegar aos tomadores de decisão e atores envolvidos no processo de gerenciamento dos recursos hídricos no país” afirma Cecy Oliveira, membro do Comitê Organizador do evento no Brasil, presidente do Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental (IBEASA). E destaca o Painel sobre a Entrega de Informação do Programa da WIS-8, como oportunidade de considerar ambos pontos de vista, dos profissionais de sistemas, plataformas, webmasters e do público a ser atingido, sejam jornalistas, educadores ou outros formadores de opinião. O debate sobre este tema pode, de acordo com as experiências que os participantes do painel compartilharem entre si, apontar perspectivas interessantes para uma maior circulação de informações sobre água no país e entre os países das Américas, sempre com olhos nos outros blocos do mundo.
Todos os trabalhos apresentados e as conclusões dos debates e reuniões de subgrupos durante o evento serão publicados nas páginas do website do Consórcio WaterWeb.
GEMS/Water Program
O Programa Água / Sistema de Monitoramento Ambiental Global (GEMS) das Nações Unidas foi estabelecido em 1978, como uma fonte primária de dados sobre a qualidade da água no mundo. Faz parte da Divisão de Early Warning e Assessment (DEWA) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Sua missão é ser o provedor de dados e informações líder sobre o estado e as tendências da qualidade de águas continentais do mundo necessários para uma base seu gerenciamento sustentável a fim de apoiar a avaliação e os processos de tomada de decisão na área ambiental global.
GEMS é um centro de ciência das águas multifacetado, orientado no sentido de construir conhecimento sobre questões das águas continentais em todo o mundo. Algumas de suas atividades mais importantes são o monitoramento, avaliação e construção de capacidades. Os dois objetivos do programa são a melhoria da capacidade de monitoramento e avaliação da qualidade de água nos países participantes e a determinação do estado e tendências da qualidade da água regional e globalmente. Nas Américas, são 14 países envolvidos neste programa – Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru, Estados Unidos e Uruguai.
Essa metas são implementadas através do banco de dados GEMS/Water, GEMStat, com dados sobre a qualidade de água de mais de 100 países, e mais de dois milhões de entradas sobre lagos, reservatórios, rios e sistemas de água subterrânea. O programa também realiza avaliações sobre um leque de questões e metodologias sobre qualidade de água. Dados do GEMS/Water têm sido usados por muitas organizações, inclusive o sistema das Nações Unidas e universidades em todo o mundo.
Mais informações sobre a VIII Cúpula de Informação sobre Água estão disponíveis do website da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH) dedicado ao Brasil (banner WIS-8).
A lista de discussão do Consórcio WaterWeb está divulgando as novidades e avanços sobre o evento, assim como outras informações sobre o tema. Participe, entrando no website e clicando em Join this Group.
Fonte: Comitê Organizador da WIS-8
Biblioteca Virtual de Saúde Ambiental
A Biblioteca Virtual de Saúde Ambiental (BVSA) encontra-se no website do Centro Pan-americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente (CEPIS/ OPS), centro especializado da Área de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental (SPE) da Organização Pan-americana da Saúde (OPS/ OMS).
A BVSA compila fontes de informação sobre água, águas residuais, resíduos, saneamento e avaliação e controle de riscos ambientais que afetam a saúde humana. A BVSA é uma ferramenta eficaz para satisfazer as necessidades de informação dos países da América Latina e do Caribe.
O desenvolvimento da BVSA segue o modelo do Centro Latino-Americanao e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, BIREME.
A CEPIS/OPS elaborou os instrumentos metodológicos para o registro, controle de qualidade e disseminação das fontes de informação. Inclui manuais das bases de dados, softwares, guias e o Tesaurus, que compila a terminologia da área de saúde ambiental. A metodologia está disponível, sem custos, para os Centros que cooperam com a Rede Pan-americana de Informação em Saúde Ambiental (REPIDISCA) que deseja construir suas BVSA.
Mais detalhes sobre este assunto, você poderá obter e conversar pessoalmente com a coordenadora da BVSA, Dra. Marta Bryce, entre 5 e 7 de junho, na Oitava Cúpula de Informação sobre Água, em Brasília (DF). Mais informações (no banner WIS-8).
Celebre o Dia do Meio Ambiente
Coloque em sua agenda, no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho às 16 horas, uma visita ao auditório da Agência Nacional de Águas (ANA), onde ocorrerá a abertura oficial da Oitava Cúpula de Informação sobre Água, com a exibição de posters sobre diversos sistemas de informação, plataformas e outros mecanismos de comunicação na Internet. Entrada franca.
Leave a Reply