
Tradução: Maria do Carmo Zinato (*).
O Consórcio WaterWeb foi criado para promover o compartilhamento de informações relacionadas a água e ao meio ambiente. A organização tem procurado criar uma comunidade global, reunindo entidades educacionais, governamentais, sem fins lucrativos e comerciais interessadas na pesquisa sobre recursos hídricos, sua conservação e gerenciamento.
As metas do WaterWeb são relacionadas principalmente com o avanço nas questões relacionadas a água, promoção do uso de informação de qualidade e intercâmbio de informação sobre água entre os atores e tomadores de decisão envolvidos no processo de gestão dos recursos hídricos. O Consórcio é considerado um sub-grupo da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH), dedicado exclusivamente ao gerenciamento, aperfeiçoamento e discussão de temas relacionados a informação sobre água.
WaterWeb tem participantes principalmente das Américas, além de grandes parceiros na Europa e África. Seu objetivo é melhorar a comunicação e o acesso de informação para ajudar a enfrentar os problemas de água do mundo. O website www.waterweb.org e o anel WaterWeb foram as primeira formas de colaboração em grupo estabelecidas pelo Consórcio, assim como a lista de discussão WaterWeb, criada em 1998 e transferida, recentemente para o YahooGroups no endereço: http://groups.yahoo.com/group/WaterWeb.
Outra inovação introduzida pelo Consórcio foi um Banco de Dados de Links, que ainda pode ser visto no website WaterWeb. As atividades realizadas pelo Consórcio são, em sua maior parte, discutidas e concebidas nas Cúpulas de Informação sobre Água ou Water Information Summits (WIS), que se realizam anualmente, desde 1998. Esses eventos reúnem especialistas da informação de água de vários países, para discutir, trocar experiências e avançar no uso da Internet e outras tecnologias para a divulgação das informações sobre água, garantindo sua qualidade.
Na medida que o grupo cresce e amadurece, outros produtos e métodos de colaboração vão sendo agregados, tais como o Portal de Água das Américas, que foi a base de construção da atual plataforma da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH), composta de vários nós regionais. Esse Portal foi construído em colaboração com UNESCO-WWAP, como um protótipo para o compartilhamento de informações e pode ser visto no endereço Water Portal of the Americas. Consulte o Portal de Águas Mundial da UNESCO (UNESCO World Water Portal) para saber mais sobre outros esforços globais e regionais relacionados a água.
(*) Maria do Carmo Zinato é editora do informativo Fonte D’água e vice-presidente do Ibeasa. .
Fonte: Comitê Organizador da WIS-8. E-mail: wis8@terra.com.br.
Acesso à informação
As informações circuladas em todas as Cúpulas de Informação sobre Água anteriores estão armazenas e acessíveis no sítio WaterWeb. Muitas de suas conclusões ou recomendações têm servido para webmasters de vários países, no aperfeiçoamento de seus websites, com a incorporação de novas ferramentas ou adoção de interfaces que facilitam ao usuário ter acesso à informação.
Todas as Cúpulas são marcadas pela apresentação de sistemas, websites ou ferramentas interessantes ou inovadoras no contexto dos recursos hídricos e meio ambiente.
Até o momento as Cúpulas foram realizadas nos Estados Unidos, Holanda, Panamá, México e, em sua oitava edição, no Brasil, de 5 a 7 de junho de 2006. Esses eventos são excelentes momentos de construção de redes, oferecendo aos profissionais da informação de águas oportunidade de se encontrarem, planejarem atividades e estabelecerem links bastante proveitosos.
Leave a Reply