Gaúchos terão curso de tratamento de efluentes e captação de água da chuva

A Revista Digital Aguaonline, o portal Tratamento de Água e a Fiema promovem os cursos de Aproveitamento de Água de Chuva e Tratamento de Efluentes de Indústrias Alimentícias, nos dias 2 e 3 de maio, na cidade de Bento Gonçalves (RS), sede da Fiema.

O curso de aproveitamento da água da chuva tem como objetivo fornecer subsídios técnicos que viabilizem uma análise do potencial de captação, bem como esclarecendo os métodos de captação e armazenamento de água da chuva, e análise dos benefício que a implantação do sistema traz e o papel da Água de Chuva e do reúso em geral no futuro do abastecimento nas cidades brasileiras.

Público-alvo

Pessoas responsáveis pela área ambiental, de gerenciamento de recursos hídricos de empresas e entidades, administradores, engenheiros, arquitetos, especificadores e representantes comerciais de produtos correlatos (energia solar, piscinas, coberturas).

Veja aqui o programa dos cursos e como fazer a inscrição:

Curso 01 – Dia 02 de maio -das 14h às 18h

Aproveitamento de Água de Chuva

Prof.: Jack M. Sickermann

1 -Formação e Freqüência de Chuva

-Histórico

-Enchentes

-Rebaixamento do Lençol Freático

2 -Qualidade da Água da Chuva

-Características da água da chuva

-Passos para ter uma água com boa qualidade

3 -Aproveitando a Água da Chuva-Locais de captação

-Potencial de Captação

-Usos para a Água da Chuva

-Dimensionamento do Reservatório

4 -Instalação

– Acessórios importantes

– Realimentação da água da rede

5 -Exemplos-Obras realizadas:

-Brasil

-exterior

6 -Legislação-Leis existentes

7 – Manejo das Água Excedentes

-Sumidouro

-Lagos

-Canalização

8 – Sistema Combinado de Águas Pluviais e Águas Cinzas

– características

9 – Dimensionamento de um Sistema

-Exemplo prático de dimensionamento

10- Custos de implantação-Filtros e acessórios

-Armazenamento

-Pay-back

Valor: R$200,00

Curso 02

Dia 03 de maio – das 9h às 13h

Tratamento de Efluentes de Indústrias Alimentícias

Prof.: José Luiz Papa

1) Tipos de Tratamento de Efluentes:

– Pré-Tratamento;

– Tratamento Primário: Decantação / Flotação por Ar Dissolvido;

– Tratamento Secundário: Lagoas;

– Tratamento Secundário: Lodos Ativados;

– Tratamento Secundário: Biodigestão Anaeróbica;

– Desidratação do Lodo;

2) Parâmetros e Metodologia de Controle Operacional;

3) Qualidade e Destinação Final dos Efluentes e Lodo.

Valor: R$200,00

As inscrições podem ser feitas no site: www.tratamentodeagua.com.br/fiema. Os leitores da Aguaonline que já fizeram a opção pelo Clube de Amigos têm direito a 10% de desconto na inscrição. Interessados devem comunicar seu interesse através do e-mail: agua@aguaonline.com.br..

Empresas optam pelo aproveitamento

A Miracema-Nuodex Indústria Química apresentou no dia 22 seu projeto de aproveitamento das águas da chuva. Além do projeto, com implantação prevista para 2007, a empresa também promoveu uma exposição de fotos visando conscientizar seus colaboradores sobre a importância de economizar água.

“O trabalho de aproveitamento das águas pluviais requer uma criteriosa análise e um projeto cuidadosamente elaborado para que o processo seja o melhor possível sobre o aspecto ambiental”, explica o coordenador ambiental da Miracema-Nuodex, engenheiro Jairo Alves Junior. Segundo ele, um estudo está sendo realizado para determinar qual a melhor forma de armazenamento e tratamento dessas águas que serão revertidas para uso industrial e limpeza em máquinas e equipamentos. “Temos uma grande área coberta e pavimentada e isto nos propicia coletar um volume considerável de chuva. “Ainda não mensuramos o volume exato dessas águas pluviais, mas sabemos que é grande”, diz o engenheiro.

Gestão ambiental

Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) serão objeto de debate na Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente (Fiema Brasil 2006), de 3 a 6 de maio, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). O evento, que reúne fabricantes de tecnologias e prestadores de serviços com fins ecológicos, terá um workshop dedicado ao tema.

Além de palestras e apresentação de cases, o workshop irá provocar o diálogo entre a iniciativa privada e os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização, fomento, educação e pesquisa no setor.

Nesta edição, serão enfocados o consumo consciente, a preservação de recursos hídricos e a sustentabilidade do agronegócio para micro e pequenas propriedades rurais. A programação prevê ainda a realização do Encontro de Comandantes de Policia Ambiental do Brasil, que irá definir estratégias e políticas de segurança na área.

O I° Workshop de Sistemas de Gestão Ambiental tem a coordenação do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) e da Diretoria de Eventos da Fiema Brasil 2006. A programação completa pode ser encontrada no site www.fiema.com.br.

Veja outras matérias sobre este assunto:

1) São Paulo tem lei para coleta de água da chuva – Aguaonline 98

2) Captação e aproveitamento da água da chuva – Aguaonline 106.

3) Alternativa para usar a água da chuva – Aguaonline 119.

4) Goiânia quer reaproveitamento da água – Aguaonline 178.

Turismo em Ilha Grande

Se depender dos trabalhos dos adolescentes da Brigada Mirim Ecológica de Ilha Grande (RJ) o local continuará a ser o paraíso que é, pelo menos no que diz respeito ao recolhimento do lixo reciclável.

A ONG, presidida por Armando Klabin, capacita adolescentes de 14 a 18 anos, moradores da Ilha, para realizarem a coleta seletiva do lixo deixado pelos turistas nas trilhas e praias. A Brigada, que existe desde 1989, trabalha com 50 jovens que atuam nas praias de Abraão, Araçatiba, Aventureiro, Bananal, Dois Rios, Praia Vermelha e Provetá. Durante todo o ano os adolescentes atuam na preservação da Ilha, entregando folhetos aos turistas sobre a necessidade de preservar o local e distribuindo sacos plásticos para que os visitantes recolham seu lixo. Na sede da Brigada também recebem aulas de educação ambiental.

A ONG ainda mantém um viveiro de mudas nativas, que são utilizadas para reflorestamento de áreas degradadas da Ilha. O site da Brigada é www.brigadamirim.org.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.