
A segunda edição da Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente (Fiema Brasil) irá reunir, de 3 a 6 de maio de 2006, em Bento Gonçalves (RS), fabricantes e usuários de tecnologia ambiental voltada à produção limpa na indústria. A expectativa da diretoria é de que o evento gere R$ 10 milhões em negócios.
“Grandes negócios numa feira com este perfil não significam apenas um incremento na economia, mas também atestam que o setor empresarial está cada vez mais utilizando tecnologias limpas e buscando o desenvolvimento sustentável”, diz o presidente da Fiema, César Rubechini.
Em sua primeira edição, em 2004, o volume de transações foi de R$ 5 milhões. A projeção de aumento no volume dos negócios está ancorada nas expectativas em relação ao número de expositores e de visitantes. No ano passado, a feira reuniu 213 empresas e entidades, contabilizando um público de 11 mil visitantes. Para este ano, a diretoria acredita que o evento terá 300 expositores e irá atrair 16 mil pessoas.
“Os resultados obtidos na primeira edição estão facilitando a comercialização dos espaços da Fiema 2006, e permitindo à diretoria projeções otimistas”, destaca a diretora comercial, Clarisse Rasador.
“Estamos buscando o apoio e a colaboração de instituições importantes, tanto em nível nacional quanto internacional”, destaca Rubechini. Dentre as organizações e entidades que já firmaram parceria, destacam-se o Ministério do Meio Ambiente, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Movergs (Associação da Indústria Moveleira do Rio Grande do Sul).
Promovida pela Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural (Abepan), a Fiema atrai fabricantes de máquinas, equipamentos, acessórios, produtos e tecnologias utilizados para fins ecológicos, além de instituições de pesquisa, fomento e desenvolvimento de projetos na área ambiental.
O município de Bento Gonçalves, sede da feira, é um pólo industrial modelo de preservação, constituindo local privilegiado também para a geração de negócios e a realização de contatos profissionais. Durante o evento, a cidade irá receber visitantes de diversos países, possibilitando o intercâmbio de projetos, idéias e tecnologias do mercado global.
A maioria dos expositores da primeira edição da Fiema Brasil vai repetir a participação no evento em 2006. Este é o caso da empresa gaúcha Ecosul Assessoria e Projetos.
“Vamos repetir nossa participação porque a feira é bem direcionada ao nosso segmento de atuação: projetos, consultoria e análises na área ambiental. Na edição passada, tivemos a oportunidade de realizar ótimos contatos, além de fortalecer nossa imagem junto aos atuais clientes”, avalia o diretor da empresa, Edu Ricardo Beltrame.
A Neotex, empresa paulista do Grupo White Martins, entende que iniciativas como a Fiema Brasil possibilitam a conscientização sobre a importância de ações voltadas ao meio ambiente.
“Nossa empresa participa do evento desde a sua primeira edição, pois entende que é necessário que indústrias e instituições sejam mais cooperativas na proteção ambiental”, enfatiza Vera Regina Piazza, gerente de desenvolvimento de serviços da Neotex, que tem entre seus produtos soluções em reuso de resíduos tratados.
Ficha técnica/serviços
Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente (FIEMA BRASIL 2006)
Data: de 3 a 6 de maio de 2006
Local: Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul
Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a ecologia e o meio ambiente têm para o futuro do planeta, bem como para o desenvolvimento de todas as cadeias produtivas. Apresentar o que há de mais moderno em tecnologia, serviços, materiais e maquinários que servem para a preservação do meio ambiente. Promover contatos e gerar negócios aos diferentes segmentos econômicos, através de uma integração e participação internacional.
Público Visitante: Profissionais dos diversos segmentos industriais, interessados em desenvolver sistemas de produção utilizando tecnologias limpas ou em redução de geração de resíduos; profissionais da área de desenvolvimento de tecnologias, prestadores de serviços, engenheiros autônomos e técnicos de hospitais, clínicas odontológicas e veterinárias; prefeituras interessadas em sistemas de saneamento moderno e eficaz; universidades e entidades de ensino preocupadas com o desenvolvimento de novas técnicas de produção limpas; e a todos os profissionais interessados no tema Ecologia e Meio Ambiente.
Promoção: Abepan (Associação Bento-Gonçalvense de Proteção Ambiental).
Site: www.fiema.com.br.
Tratamento de resíduos é destaque
A destinação adequada de resíduos industriais será um segmento forte na Fiema Brasil 2006. A Santec Resíduos, empresa catarinense que realiza gerenciamento, tratamento e disposição final de resíduos sólidos em aterros industrial e sanitário, é um dos expositores da área já confirmados para 2006.
“As expectativas da Santec quanto à participação na feira vão desde se apresentar ao mercado e buscar novos clientes potenciais, até conhecer avançadas tecnologias voltadas à proteção ambiental”, diz Ionice Vefago, gerente do Centro de Educação Ambiental da empresa.
A Ferrari Topografia, de Carlos Barbosa (RS), também já confirmou para a Fiema Brasil. O objetivo de expor na feira, destaca Fabiano Ferrari, diretor da empresa, é divulgar novas tecnologias ao mercado.
“Vamos mostrar como equipamentos modernos, associados a técnicas e softwares avançados, podem auxiliar no estudo de riscos de impactos ambientais, supressão vegetal e depredação de recursos hídricos”, explica. A Ferrari Topografia é hoje líder em seu segmento na Serra Gaúcha.
O setor vinícola também estará presente na Fiema Brasil 2006. A Cooperativa Vinícola Garibaldi, que pela primeira vez participa do evento, irá mostrar ao público sua linha de produtos orgânicos Vinho da Casa e Suco da Casa de Uva, ambos certificados pela Ecocert do Brasil.
“As uvas utilizadas na fabricação desses produtos são produzidas no sistema orgânico, sem aditivos químicos”, sublinha Miguel Carraro Neto, gerente de vendas da cooperativa. “Estar na feira é uma forma de mostrar como e por que estamos trabalhando em harmonia com o meio ambiente”.
A HBSR Refrigeradores e Líquidos, de Bento Gonçalves (RS), é um exemplo de empresa preocupada com a preservação da natureza – e por isso já está confirmada para a segunda edição da Fiema Brasil.
“Participamos do evento para divulgar nossos equipamentos de reciclagem e ajudar a indústria a produzir sem causar danos ao ambiente, obtendo inclusive vantagens econômicas”, ressalta Hygino Bitarelo, diretor. “Acreditamos que o desenvolvimento industrial só é viável se aliado à preservação do planeta”.

Atrações paralelas
Além da feira, atrações paralelas irão movimentar a programação. Entre elas, o Projeto “Viva a Natureza”, destinado à educação ambiental do público infanto-juvenil, o Promusit – Museu Itinerante da PUC-RS e um grande workshop que debaterá os principais temas da agenda ambiental com relação à indústria e à pesquisa.
Leave a Reply