Seminário mostra energia das ondas do mar

A Energia das Ondas será o tema do seminário organizado pela COPPE (Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia da UFRJ), em parceria com o Consulado Geral Britânico, no Rio de Janeiro, com o UK BRAZIL Centre of Ocean Engineering, SOBENA (Sociedade Brasileira de Engenharia Naval) e SUT (Society for Underwater Technology).

Especialistas do Reino Unido e do Brasil vão apresentar experiências e tecnologias, demostrando como essa preciosa fonte de energia renovável, já utilizada em outros paises, pode ser aproveitada no Brasil.

Reconhecido pelos grandes avanços no campo da ciência e tecnologia, o Reino Unido incentiva seus pesquisadores e empreendedores a desenvolverem soluções inovadoras e criativas. Com forte preocupação ambiental, os britânicos têm sido pioneiros na adoção de práticas ecológicas.

No arquipélago das Ilhas Órcadas, Escócia, foi instalado o Pelamis, gerador de energia elétrica a partir das ondas do mar, com potência de 750 kW, que abastece 500 residências. Em 2005, um consórcio de empresas portuguesas encomendou à fabricante escocesa Ocean Power Delivery três geradores Pelamis, ao custo de US$ 9.8 milhões. Os equipamentos formarão a primeira ‘usina de ondas’ do mundo: serão instalados a 5 km da costa de Portugal e devem gerar energia para mais de 1,500 residências, além de reduzir as emissões de gás carbônico em 6.000 toneladas por ano.

O Consulado Britânico está trazendo para o seminário os palestrantes Ian Bryden, professor titular de Energias Renováveis da Universidade de Edimburgo, David Langston, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Wavegen, empresa que está desenvolvendo uma estação de energia nas Ilhas Faroe (Escócia) e Arnaud Fourmon, Engenheiro de Projetos da Ocean Power Delivery, fabricante do gerador Pelamis.

“A vantagem das ondas brasileiras é que, apesar de menores, elas são mais constantes, diferentemente das ondas no Mar do Norte, cuja violência chega a danificar os equipamentos”, explica o Professor Segen Estefen, da COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O professor será um dos palestrantes do seminário, tal como o economista Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética e professor da COPPE.

Na mesa de abertura estarão presentes o Ministro de Minas e Energia Silas Rondeau Cavalcante, o Coordenador do Programa de Planejamento Energético da COPPE Luiz Pinguelli Rosa, a diretora da COPPE, Ângela Uller, o presidente da Eletrobrás Aloisio Vasconcelos Novais e o Cônsul Geral Britânico Paul Yaghmourian.

Fruto de mais uma parceria britânico-brasileira, o seminário Energia das Ondas pretende estimular o debate ainda incipiente sobre o tema. O evento será realizado na próxima segunda-feira, dia 13, das 14h às 18h, no UK Brasil Centre of Ocean Engineering (Coppe), no campus da UFRJ, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro Centro de Tecnologia (CT) Auditório G-22.

Para participar, interessados devem solicitar inscrição através do email:

ukbrazil@lts.coppe.ufrj.br e aguardar confirmação.

Saiba mais sobre este assunto:

Pesquisa Aguaonline

Centro testa energia marítima: Aguaonline 223

Futuramente materiais de pesquisa e íntegras de artigos só estarão disponíveis para os associados do CLUBE DE AMIGOS DA AGUAONLINE.

AGUARDE!!

Costa Cruzeiro ganha prêmio

Os dez navios que compõem a frota da armadora Costa Crociere (Itália) estão entre os 19 ganhadores do Prêmio Green Planet, concedido anualmente pela Kuoni Switzerland, uma das empresas líderes na Europa no segmento de turismo e viagens, aos transatlânticos de desempenho exemplar em termos de consumo de energia, utilização de recursos hídricos e tratamento de resíduos, em 2005.

A premiação foi concedida após uma abrangente análise de dados fornecidos pelos concorrentes e pesquisas realizadas pela unidade de Assuntos Ambientais do centenário Grupo Kuoni, holding de origem suíça, com escritórios espalhados por quatro continentes, e que em 2005 foi designado pela sétima vez como operadora líder mundial pela World Travel Award.

Por sua vez, o Green Planet é o mais importante selo de qualidade ecológica do setor de turismo e viagens da Suíça. A partir de agora, os premiados ostentarão a logomarca Green Planet em todos os catálogos Kuoni, de modo a garantir à clientela a realização de cruzeiros em navios que operam sob os mais altos e sustentáveis padrões ambientais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.