Embora o Governo Federal esteja alardeando investimentos recorde na área de Saneamento a Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe) mostra gráficos que indicam 2005 como o segundo pior desempenho em investimentos na relação com o PIB do país. O levantamento deixa evidente que de 2003 para cá a curva é declinante.
Os dois gráficos mostram os dados relativos aos gastos federais em saneamento básico (água e esgotos), com recursos desembolsados/pagos do OGU e do FGTS, a preços constantes de 2004. Os gráficos confirmam uma quebra de expectativas, pois o valor do investimento se mostra muito abaixo do esperado.
Segundo a Aesbe em termos de taxa de investimento em proporção do PIB, 2005 tem o segundo pior resultado da última década, ficando à frente apenas de 2003 e 2004. Deve-se ainda salientar que não houve nenhuma contratação de investimento em saneamento básico com recursos do FGTS em 2005. O fechamento dos dados do ano de 2005 não deve alterar de modo significativo os indicadores analisados.
Observações:
§ Gastos do ano de 2005 são estimados, com base em dados de novembro de 2005, assim como PIB e IPCA (para cálculo dos valores a preços constantes);
§ OGU – fonte: SIAFI, despesas de custeio e investimento, incluiu restos a pagar pagos, novembro de 2005 (programas de investimento em saneamento básico/água e esgotos de todos os Ministérios);
§ FGTS – fonte: agente operador (Caixa);
§ PIB e IPCA – fonte: IPEADATA;
§ Do gasto federal em saneamento analisado, 64,8% se referem a recursos financiados (onerosos, operações de crédito), e apenas 35,2% se referem a subvenções (não onerosos);
§ Dados de 1995 a 2002 – fonte: IPEA
§ Dados 2003 e 2004 – OGU: SIAFI, Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária e de Gestão Fiscal (anual); FGTS: Caixa.
Fonte: Aesbe.
Corsan no litoral
Nesta temporada de verão, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está promovendo muitas brincadeiras com a criançada nas praias do litoral norte e sul tendo como tema a educação ambiental.
Oficinas de reciclagem e oficinas literárias estão sendo realizadas na Estação Verão Sesc/Corsan nas praias de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Atlântida Sul, Tramandaí, Cidreira e Cassino.
O objetivo das atividades é mostrar ao público infantil a importância dos cuidados com o meio ambiente. Nas oficinas de reciclagem, crianças a partir de 6 anos vão aprender a transformar garrafas PET e embalagens de leite Longa Vida e iogurte em brinquedos, tais como vaivém, bilboquê, jogo da memória, jogo de xadrez, carrinhos, forminhas e outros que a imaginação criar. Para participar, basta se inscrever na Estação Verão 20 minutos antes do início das atividades. As oficinas são realizadas nos sábados, das 11h às 16h, e nos domingos, das 10h às 15h.
Nas oficinas ludoliterárias, as escritoras Léia e Gisela Cassol contam histórias e lendas que enfocam a preservação dos recursos naturais e o uso consciente da água.
Leave a Reply