
Dois sistemas da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) receberão, dia 22 de novembro, em Porto Alegre, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS 2005), realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e reconhecido como a mais importante distinção do setor na América Latina. Os sistemas gaúchos vencedores foram as unidades de Saneamento de Cachoeirinha e de Dois Irmãos.
O reconhecimento da Corsan pelo PNQS é fruto do Programa de Melhoria de Gestão, que vem sendo implantado pela empresa desde julho do ano passado. Segundo o coordenador do programa, Eduardo Carvalho, a companhia está implementando um novo sistema de gerenciamento baseado nos critérios de qualidade do PNQS e do Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).
Inicialmente, o sistema foi implantado nas duas unidades vencedoras do PNQS, consideradas, hoje, referências para as demais sete regionais. As duas foram definidas por atenderem populações com perfis socioeconômicos completamente diferentes – Cachoeirinha gerencia um grande sistema que engloba pessoas de diferentes classes sociais; e Dois Irmãos atende a um público menor, mas de nível social e cultural mais privilegiado.
A meta da empresa, como afirma Eduardo Carvalho, é implantar, até 2008, o sistema nas 150 unidades das regionais, que englobam 343 localidades do Estado. Neste ano de 2005, o programa foi implantado em 36 unidades. A companhia já investiu R$ 1,5 milhão no processo e estima aplicar outros R$ 5 milhões até a conclusão do programa.
O objetivo é melhorar a qualidade de todos os indicadores como qualidade da água, do serviço do esgoto, tempo de atendimento e satisfação dos clientes. Para tanto, a empresa está investindo em treinamento de pessoal e aquisição de tecnologia. Já foram treinados 400 funcionários para adoção dos critérios do PNQS e está sendo implantado um novo sistema de informática e comunicação para facilitar a troca de informações. Em 2006, a companhia deve automatizar todo o serviço.
“Sabemos que o processo de qualidade se alicerça em pessoas, metodologias e tecnologia. Nosso desafio é alinhar todas as unidades aos critérios de excelência que norteiam nosso programa”, afirma Eduardo Carvalho.
O coordenador lembra que a premiação pelo PNQS comprova que o caminho escolhido está correto. Nesta edição, a Corsan apresentou oito unidades candidatas ao prêmio. Além das duas vencedoras, outras quatro vão receber o diploma de distinção: Campo Bom, São Lourenço do Sul, Taquara e Vacaria. “Foi um resultado surpreendente”, comemora.
Dois Irmãos

Localizado a 70 quilômetros de Porto Alegre, o município de Dois Irmãos é habitado, principalmente, por descendentes de alemães. Embora pequena, a cidade ostenta índices sociais e culturais acima da média brasileira: alta renda per capita, nível de escolaridade avançado, indicadores de saúde alentadores.
Em função dessa realidade privilegiada, os moradores são, também, mais exigentes. Esse desafio tem sido vencido pela unidade da Corsan, que atende, também, aos municípios de Morro Reuters e Santa Maria do Herval, que somam, juntos, uma população de aproximadamente 45 mil habitantes.
O sistema fornece água tratada a 99,2% dos moradores e consegue garantir um Índice de Qualidade de 97,4%. A Corsan, em Dois Irmãos, alcança ó elevado índice de 84,7% de satisfação dos clientes.
O gerente Dante Antônio Maieron afirma que a premiação foi recebida com alegria pela população do município e promoveu grande motivação entre os funcionários da companhia. “É um processo de gestão que traz melhorias para todas as atividades. Hoje, todos os colaboradores têm outra visão sobre qualidade e estão empenhados em superar novos desafios”. A meta, agora, é conquistar o nível II do PNQS, de 500 pontos.
Cachoeirinha
Localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, a unidade de Cachoeirinha é uma das maiores regionais da Corsan, responsável pelo abastecimento de água a 99,8% da população do município, estimada em 120 mil pessoas.
O sistema também coleta e trata 42% do esgoto produzido na cidade. A meta é elevar os índices, ainda este ano, para 99,9% para o serviço de água e 44% para o de esgoto.
De acordo com o gerente da unidade, Ady Ramos Escobar Sobrinho, o Índice de Qualidade da Água (IQA) distribuída é de 100%. Essa excelência se reflete na satisfação dos clientes atendidos pela Corsan em Cachoeirinha..
A proximidade com a comunidade é outro fator positivo. A unidade desenvolve projetos filantrópicos para atendimento a instituições carentes e promove palestras em escolas e associações para conscientizar a população sobre os cuidados com meio ambiente e técnicas de economia da água. Anualmente, cerca de 2,5 mil alunos visitam a estação de tratamento da companhia para conhecer todo o processo que envolve o serviço.
Ady Escobar admite que ainda há desafios a serem vencidos, como a implementação de sistemas de medição que permitam maior controle de perdas. Em sua avaliação, a implantação dos critérios do PNQS abrem o caminho a um processo irreversível de busca da qualidade.
Ele comenta que o grande ganho foi o aumento do comprometimento e dedicação dos funcionários com essa meta. Lembra que todos os setores da unidade são representados no comitê de qualidade responsável pela nova gestão, e que o processo democrático está mudando a realidade da empresa. “Somos uma outra Corsan”.

Leave a Reply