
Desde o dia 1’ e até o dia 12 deste mês de outubro os gaúchos vão promover centenas de eventos para prestar homenagem, mobilizar a população pela preservar e informar melhor a comunidade sobre a importância da água. A XII Semana Interamericana da Água e V Semana Estadual tem como tema Água: Cuidar para não secar, alertando para a necessidade de evitar os efeitos deletérios da última estiagem que assolou o Estado no último verão.
Na abertura da Semana – que aconteceu no I Seminário sobre Arroio Dilúvio, diversas autoridades destacaram a importância dessa participação da comunidade, especialmente as crianças, conforme lembrou o presidente da Companhia Riograndense de Saneamento ( Corsan), Vitor Bertini, ao saudar a presença de estudantes do Ensino Fundamental e seu professores no Seminário.
Já o secretário municipa de Meio Ambiente de Porto Alegre, Beto Moesch, disse que a situação dos mananciais, especialmente o Arroio Dilúvio – que percorre a área central da capital gaúcha – é um verdadeiro pedido de socorro da água. E lamentou que ainda não exista, de fato, no país uma política de meio ambiente.
Bertini alertou que o problema da falta de coleta e tratamento de esgotos no país e também no Rio Grande do Sul está entrando em nossas casas. E lembrou que o avanço de uma sociedade é medido pela forma como a água é tratada.
O secretário estadual de Obras e Saneamento, Frederico Antunes, disse que é preciso um esforço de toda a coletividade para solucionar os problemas da poluição e falta de saneamento. “Existe um efeito espelho na reação da comunidade às ações danosas praticadas contra ela” alertou. E criticou a falta de compreensão de segmentos da população que pagam por um celular mas se recusam a fazer a ligação de suas casas às redes de esgoto e pagar por um serviço que vai refletir em melhores índices para a própria comunidade. E voltou a enfatizar que saneamento é saúde preventiva.
Romaria
Representantes de várias religiões participam da bênção
Entre as atrações da próxima semana na programação está a Romaria das Águas que acontece no dia 12 de outubro, das 15 às 16h, com chegada na Prainha do Gasômetro e ato ecumênico da bênção das águas de nove bacias hidrográficas do Lago Guaíba, em Porto Alegre.
Também vão acontecer romarias em várias cidades do interior.

Leave a Reply