Frase da semana

“Para acabar com as filas de doentes, é preciso haver médicos em uma ponta mas, na outra devem estar os engenheiros”.

Ernesto Ubiratan Marchiori é Engenheiro Químico, Consultor na área de O&M, Meio Ambiente e Conservação de Energias.

Outras frases de Marchiori sobre este tema:

Epidemias

O reaparecimento de endemias, erradicadas em outros países desde o século passado, mostra o quanto nossas cidades estão doentes, a febre tifóide, o cólera, a dengue até algumas décadas eram doenças erradicadas que agora estão retornando como temas diários dos noticiários.

Ocupação dos solos

Por isso, ao invés de reivindicar mais verbas para alimentar a indústria da doença, é tempo de exigir qualidade para a vida urbana. O “tratamento” das cidades, além de capacidade técnica, não depende tanto de recursos, senão de vontade política e legislação adequada, o respeito às leis de uso e ocupação dos solos.

Favelas

Proliferam os loteamentos irregulares e as favelas, que vão sendo “oficializados” pelo próprio poder público – incapaz de oferecer melhores alternativas. Ao mesmo tempo, interesses econômicos se sobrepõem ao planejamento urbano, afetando até os que usufruem melhor renda.

Parcelamento

Normas para o parcelamento e ocupação dos terrenos, como larguras mínimas de vias ou exigências de afastamentos entre as edificações, não são estabelecidas sem razão. Ao contrário elas existem para permitir a implantação das redes de saneamento básico e a coleta regular do lixo, para impor limites ao adensamento e assegurar a necessária ventilação e a insolação dos ambientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.