Fernando Noronha vai ter programa de proteção ambiental

A Companhia Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH) e a Administração de Fernando de Noronha lançam, amanhã (07), o Programa de Proteção Ambiental para Fernando de Noronha (Proapa), que tem como objetivo assegurar o trabalho integrado de educação ambiental e mobilização social envolvendo os diferentes setores sociais que atuam e residem em Noronha, como lideranças comunitárias, associações profissionais, barqueiros, bugueiros e pescadores, conselhos populares, comerciantes, empresas, escolas, rádios e televisão e grupos culturais.

“Queremos despertar nas pessoas que trabalham ou que residem em Noronha, a consciência para as questões ambientais, mostrando para elas os impactos, no Arquipélago – positivos ou negativos – da ação humana, seja individual ou coletiva, abordando os aspectos sociais, econômicos, físicos, de saúde pública e ecológicos”, argumenta a gerente de educação ambiental da CPRH, Ana Lúcia Carneiro Leão.

Um instrumento facilitador para a compreensão dos problemas ambientais é a Cartilha Joca Descobre Noronha, que será lançada oficialmente amanhã, como peça do Proapa. “A cartilha, a quinta da série Joca Descobre…. , foi escrita e ilustrada especialmente para chamar a atenção da população para a preservação de um dos santuários mais importantes do Brasil”, enfatiza Ana Lúcia.

O Proapa vai realizar reuniões com os ilhéus e promover oficinas de educação ambiental, além de realizar campanhas de mobilização temática (lixo, água, esgoto, flora e fauna, turismo histórico e ecológico).

Os temas abordados nas atividades do Proapa serão educação ambiental e sanitária (doenças causadas pelo acondicionamento e disposição inadequada da água), cidadania, ocupação e uso do solo, meio ambiente e saúde, turismo sustentado, água, desmatamento, desmobilização social e lixo.

O lançamento do Programa de Proteção Ambiental para Fernando de Noronha (Proapa) acontece amanhã (08), às 15h, no Palácio São Miguel, em Fernando de Noronha (PE). A série Joca descobre… chega ao novo século tratando de problemas bem antigos da humanidade, em um dos lugares mais bonitos de Pernambuco: Joca Descobre Noronha. Mais uma contribuição para chamar à reflexão e à participação comunitária ao engajamento pelas causas ambientais. Todas as cartilhas estão disponíveis para download, no site da CPRH www.cprh.pe.gov.br, no link publicações/material educativo

Leave a Reply

Your email address will not be published.